11 março 2022

A PREFEITURA DE CÁSSIA MG COMEÇA UMA CAMPANHA VIA INTERNET E REDES SOCIAS PARA LEVAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL A POPULAÇÃO

Qual é o principal objetivo da educação ambiental?
 
Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial a sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
 
Outras gestões de cidades da região de Cássia MG deveriam seguir o exemplo e tomar atitudes também e se aprofundar um pouco mais no tema e levar a educação Ambiental para os seus Munícipes em vez de só ficar publicando as obrigações que estão cumprindo e uns cumprem de um jeito até superficial e quando cumprem usam para fazer marketing em cima de uma poda  de arvores roçada de canteiros de avenidas ou roçadas de mato alto em praça mais não se empenham em aplicar a coleta seletiva com mais vontade no município e educar a população da cidade em como cuidar dos resíduos veja abaixo o exemplo de Cássia MG
Assim Cássia MG começa a levar a educação a população e investir na sua coleta seletiva.  
 
VEJA ABAIXO FOLDERS E VÍDEOS PUBLICADOS NA CAMPANHA DE CÁSSIA MG
 
A PREFEITURA DE CÁSSIA MG COMEÇA UMA CAMPANHA VIA INTERNET E REDES SOCIAS  PARA LEVAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL A POPULAÇÃO
FOLDERS DA CAMPANHA CIDADE MAIS LIMPA DE CÁSSIA MG PUBLICADO EM REDES SOCIAIS

 
A PREFEITURA DE CÁSSIA MG COMEÇA UMA CAMPANHA VIA INTERNET E REDES SOCIAS  PARA LEVAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL A POPULAÇÃO
FOLDERS DA CAMPANHA CIDADE MAIS LIMPA DE CÁSSIA MG PUBLICADO EM REDES SOCIAIS

A PREFEITURA DE CÁSSIA MG COMEÇA UMA CAMPANHA VIA INTERNET E REDES SOCIAS  PARA LEVAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL A POPULAÇÃO
FOLDERS DA CAMPANHA CIDADE MAIS LIMPA DE CÁSSIA MG PUBLICADO EM REDES SOCIAIS



A PREFEITURA DE CÁSSIA MG COMEÇA UMA CAMPANHA VIA INTERNET E REDES SOCIAS  PARA LEVAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL A POPULAÇÃO
FOLDERS DA CAMPANHA CIDADE MAIS LIMPA DE CÁSSIA MG PUBLICADO EM REDES SOCIAIS


VÍDEO DA CAMPANHA CIDADE MAIS LIMPA DE CÁSSIA MG PUBLICADO EM REDES SOCIAIS
A PREFEITURA DE CÁSSIA MG COMEÇA UMA CAMPANHA VIA INTERNET E REDES SOCIAS  PARA LEVAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL A POPULAÇÃO
FOLDERS DA CAMPANHA CIDADE MAIS LIMPA DE CÁSSIA MG PUBLICADO EM REDES SOCIAIS

 
 Educação ambiental surge e se molda por uma necessidade legítima e crescente de compatibilizar a sociedade humana com os processos naturais primordiais. Porém, apesar do adjetivo “ambiental” estar atrelado à esta forma de educação, reconhecemos que os princípios da EA transcendem o ambiente físico e biótico e fundamentam-se em uma ética humana de agir harmonicamente e com respeito, não somente para com os outros seres da biosfera, mas entre nós mesmos.

Assim, o tratado de educação ambiental concebido durante a Rio 92 pauta que os princípios da EA são alicerçados em valores e ações que contribuem para a transformação humana e social e para a preservação ecológica. Assim, devem estimular a formação de sociedades socialmente justas e ecologicamente equilibradas, que conservam entre si relação de interdependência e diversidade. Isto requer responsabilidade individual e coletiva em nível local, nacional e planetário.

Do ponto de vista normativo, a importância da EA foi reconhecida e expressa através da obrigatoriedade legal de seu planejamento e execução, não somente pelas instituições de ensino formal, mas também por outros segmentos da sociedade

Política Nacional de Educação Ambiental

Conheça a Lei 9.795 / 1999, que dispõe sobre a  educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências.

A Educação Ambiental compreende os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.

São princípios básicos da Educação Ambiental:

I – o enfoque humanista, holístico, democrático e participativo.

II – a concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade.

III – o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridade;

IV – a vinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais;

V – a garantia de continuidade e permanência do processo educativo;

VI – a permanente avaliação crítica do processo educativo;

VII – a abordagem articulada das questões ambientais locais, regionais, nacionais e globais;

VIII – o reconhecimento e o respeito à pluralidade e à diversidade individual e cultural.

 São objetivos fundamentais da Educação Ambiental:

 I – o desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos;

 II – a garantia de democratização das informações ambientais;

III – o estímulo e o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social;

IV – o incentivo à participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do equilíbrio do meio ambiente, entendendo-se a defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania;

V – o estímulo à cooperação entre as diversas regiões do País, em níveis micro e macrorregionais, com vistas à construção de uma sociedade ambientalmente equilibrada, fundada nos princípios da liberdade, igualdade, solidariedade, democracia, justiça social, responsabilidade e sustentabilidade;

VI – o fortalecimento da cidadania, autodeterminação da integração com a ciência e a tecnologia;

VII – o fortalecimento da cidadania, autodeterminação dos povos e solidariedade como fundamentos para o futuro da humanidade.

Fonte de Parte do texto: ICMBio

Imagens: Prefeitura de Cássia / Facebook

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