CAPITÓLIO DA EXEMPLO E INCLUI A COLETA SELETIVA NA CIDADE COM ECOPONTOS
Um evento especial no dia 18 de junho, terça-feira, na praça da matriz de Capitólio, marcará o início da coleta seletiva de lixo no município. Ao ritmo do Bloco Chora Bananeira e com participação da comunidade que participa da feira semanal “Terra Nossa”, a Prefeitura de Capitólio apresentará ao público um novo avanço na política de coleta e destinação do lixo na cidade.
A partir do próximo dia 21 de junho, nas terças e sextas-feiras um caminhão específico circulará na área urbana da cidade para coletar o lixo reciclável separado pela população. Além disso, haverá seis Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), também chamados “ecopontos”, onde a população poderá depositar o lixo seco para ser enviado à reciclagem. Inicialmente serão instalados dois ecopontos no bairro de Escarpas do Lago, um no bairro Cidade Jardim e um ecoponto no bairro Nossa Senhora da Aparecida (em frente ao CMEI); os demais locais serão divulgados posteriormente pela Prefeitura de Capitólio.
COLETA SELETIVA COMEÇA HOJE EM CAPITÓLIO DIA 18 DE JUNHO |
O evento da próxima terça-feira está sendo organizado pela Prefeitura de Capitólio, com as parcerias da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Capitólio (ACAMARC), da Rede de Catadores Sul e Sudoeste de Minas e do Programa Novo Ciclo.
VEJA O VÍDEO E EXEMPLO DE CAPITÓLIO
COLETA SELETIVA COMEÇA HOJE EM CAPITÓLIO DIA 18 DE JUNHO
O mascote da coleta seletiva de Capitólio, o Zé Ciclável, participará das atividades na praça. Serão montados estandes onde técnicos orientarão a população sobre a importância da coleta seletiva e como deve ser realizada. Ainda na programação, haverá a entrega do selo “Empresa Amiga do Meio Ambiente”, às empresas de diferentes setores que já realizam a separação do lixo seco em suas instalações, lixo que já vem sendo coletado uma vez por semana pela equipe da ACAMARC.
Campanha de coleta de objetos eletrônicos
O evento de lançamento da coleta seletiva de Capitólio também prestará um serviço de utilidade pública, com a coleta de materiais eletrônicos que os moradores desejam descartar, mas que muitas vezes não sabem onde entregar ou depositar.
Assim, no dia 18 de junho, no período entre 19h e 22h, a equipe da ACAMARC estará na Praça da Matriz para coletar os seguintes objetos: celular; pilhas e baterias; cabos/carregadores; calculadoras; cartuchos/toners; CD-Room; Flopy Disk (Disquetes); Central / PABX / Eletrônica; CPU; notebook; mouse e teclado; No Break; DVD / Gravador; estabilizador; fotocopiadora; HD; impressora; ar condicionado; placa de rede/modem; placa de vídeo/som (diversas); placa-mãe; processador; telefone e Fax; videocassete; aparelho de som; caixa de som; DVD Home; micro-ondas; scanner; ventilador; liquidificador/batedeira; TV; freezer; geladeira; caixa registradora digital; fonte AT / ATX; memória DDR; memória DIM; memória EDO; monitor 14/15/17; monitor LCD; caixa registradora digital.
Os materiais eletrônicos serão captados pela empresa especializada LED Reciclagem Tecnológica, de Campinas (SP). O Departamento Municipal de Meio Ambiente lembra à população que os objetos acima listados não podem ser descartados junto com o lixo comum enviado ao aterro sanitário, pois contêm elementos que podem contaminar o solo e a água.
A preparação para a coleta seletiva
Os preparativos para o processo de separação do lixo no município de Capitólio tiveram início em 2015, ano em que foi formada a ACAMARC. Desde então, a prefeitura realizou ações de conscientização nas escolas, os catadores de materiais passaram por diferentes capacitações e foi providenciada a estrutura do galpão de triagem de materiais, que será inaugurado também neste mês de junho.
“É muito importante a colaboração de cada um. Precisamos assumir a responsabilidade sobre o lixo que a gente produz”, afirma a engenheira geóloga e chefe do Departamento de Meio Ambiente, Ana Cláudia Nascimento e Silva. Segundo a engenheira, um estudo realizado recentemente apontou que em Capitólio é gerado aproximadamente 1kg de lixo por dia, por habitante, totalizando oito toneladas de lixo por dia. “Desse total de lixo, 30% são recicláveis. Assim, ao separar o lixo reciclável, podemos diminuir 30% do lixo que vai para o aterro sanitário”, explica Ana Cláudia.
José Luciel Galdino de Souza, membro da ACAMARC, explica que a separação do lixo não é complicada. “As pessoas devem separar o lixo seco, que é reciclável, do lixo úmido, que é o lixo de cozinha e de banheiro. Os materiais secos podem ir todos no mesmo saco de lixo, e é importante tampar as embalagens de plástico, por exemplo, do óleo de cozinha, ou de produto de limpeza, para não vazar e molhar os materiais que serão enviados para o galpão de reciclagem. Se molhar os materiais, eles não vão prestar para a reciclagem”, ensina José Luciel.
Fonte:capitolio.mg.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário