31 julho 2018

BENEFÍCIOS DA COLETA SELETIVA

Quais os benefícios da coleta seletiva? A consolidação da coleta seletiva e reciclagem, como setor produtivo com grande potencial econômico é algo relativamente recente. A viabilidade econômica da exploração desse setor veio principalmente do aumento considerável do nível de consumo nos centros urbanos nos últimos anos. O que acarretou, por um lado, o aumento de materiais a serem descartados na mesma proporção. Por outro, o encarecimento gradativo de matérias-primas para a produção dos produtos de consumo em geral. Cada vez mais demandados na sociedade. Com isso, novas tecnologias estão sendo desenvolvidas para transformar os resíduos em matérias-primas que retornam para o processo produtivo.

A Coleta seletiva de resíduos é um sistema de recolhimento de materiais recicláveis, temos dicas de como separar os resíduos para você. Tais como papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos, previamente separados na fonte geradora (residência). Estes materiais, após um pré-beneficiamento, são então vendidos às indústrias recicladoras ou aos sucateiros. O sistema pode ser implantado em bairros residenciais, escolas, escritórios, centros comerciais ou outros locais que facilitem a coleta de materiais recicláveis.


Quais os benefícios da coleta seletiva?
Um dos principais instrumentos a serem levados em conta para o fortalecimento da reciclagem é a instalação, nos municípios brasileiros, de programas de coleta seletiva. Envolvendo as etapas de coleta, transporte, tratamento e triagem do resíduo gerado por famílias e empresas. Tais programas, além de possibilitarem uma maior eficiência para a reciclagem de materiais diversos. Também reduzem os impactos ambientais causados pela disposição inadequada de resíduos sólidos. Uma vez que permitem a redução do volume a ser descartado e seu redirecionamento para uma destinação mais adequada. Um programa de coleta seletiva deve ser parte de um sistema amplo de gestão integrada do resíduo sólido que contempla também a coleta regular, uma eventual segunda etapa de triagem e finalmente a disposição final adequada.
A coleta seletiva é uma atividade que gera economia circular. As receitas obtidas com as vendas dos recicláveis serão rateadas para os cooperados. No entanto, é fundamental considerar os benefícios sociais. Geração de emprego, renda, qualidade de vida, saúde pública, bem-estar e etc, além do impacto ambiental.
Com o desenvolvimento: interação e integração de ferramentas tecnológicas e gestão dos resíduos, gerados em cada residência até a indústria recicladora.
Fonte do texto:vocerecicla.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário