28 junho 2017

DESENVOLVIMENTO DA METODOLOGIA DE RACIONALIZAÇÃO EM CANTEIRO DE OBRAS

Desenvolvimento da Metodologia de Racionalização em canteiro de obras


Desenvolvimento da Metodologia de Racionalização em canteiro de obras
Desenvolvimento da Metodologia de Racionalização em canteiro de obras


A metodologia a ser aplicada, constitui-se basicamente de cinco etapas: observar, medir, esboçar, pensar e corrigir.

Desenvolvimento da Metodologia de Racionalização em canteiro de obras
Desenvolvimento da Metodologia de Racionalização em canteiro de obras

A experiência comprova que a grande ferramenta da racionalização é o pensar, deter-se diante de uma determinada situação e não ter medo de ousar! É preciso tentar ir além do cotidiano, aventurar-se em soluções inusitadas, testá-las e registrar seus resultados.
O processo analisado será observado, serão efetuadas as medições necessárias, tempo gasto em cada processo, distâncias percorridas, número de pessoas e máquinas envolvidas. O fluxo do trabalho será registrado em um esboço que servirá para análise. Em seguida serão introduzidas correções e ajustes no processo que será novamente observado e medido para comparações de resultados.
O fluxo abaixo demonstra o método aplicado de forma sequenciada com etapas definidas.
É importante que a definição e o entendimento de ciclo de trabalho analisado estejam bem incorporados ao responsável pela análise do processo ou pelo time de racionalização, já que exercerá influência nas medições e nos resultados.
Define-se ciclo de trabalho um conjunto de ações com início e término bem caracterizado que se repita na execução de determinado processo; o estudo deverá se ater à análise de um ciclo podendo avaliar diversos ciclos do mesmo processo para que os resultados sejam representativos.
Por exemplo: imagine que seria estudado a produção, transporte e entrega no local de aplicação de concreto estrutural em uma obra; a produção do concreto é feita no próprio canteiro em betoneira de 320 l com carregador, será então observada a produção, transporte e entrega de 01 (uma) betonada de concreto e poderíamos dizer que o ciclo de trabalho observado seria: 01 betonada = 0,32m³. Dentro deste foco poder-se-ia aplicar a metodologia de observar, medir (deslocamento de homens, máquinas e material), transferir a observação com suas medidas para um esboço (layout) e então pensar em mudanças que propiciassem redução de distâncias, tempos, estoques intermediários, esforço físico desnecessário e energia, aumentando assim a produtividade e tornando a tarefa menos fatigante. Também é importante determinar quais unidades (intervalos de tempo) poderiam ser adotadas para o estudo do ciclo de trabalho e aí, a variável e o tempo total de cada ciclo e os processos intermediários.
No caso citado pode-se adotar como unidade de tempo o minuto, já que um ciclo não levaria mais do que 10 minutos para ser iniciado e concluído (suposição para efeito de definição). Bem, agora a pergunta que cabe é: como utilizar esta metodologia e quais formulários usar.
Fonte do texto:fieb.org.br/Adm/Conteudo/uploads/Livro-Gestão-de-Resíduos