06 fevereiro 2017

MUNICÍPIOS USAM ENTULHO RECICLADO PARA TAPAR BURACOS

Presença incômoda em todos os centros urbanos, o entulho pode se tornar a solução para um problema sério que aflige grande cidades como Bauru. Municípios do Interior do Estado estão começando a aproveitar os resíduos provenientes da construção civil em projetos de pavimentação.
MUNICIPIOS USAM ENTULHO RECICLADO PARA TAPAR BURACOS
MUNICÍPIOS USAM ENTULHO RECICLADO PARA TAPAR BURACOS

A idéia inovadora está sendo aplicada em Piracicaba (a 185 quilômetros de Bauru). “Antes, quando o Serviço Municipal de Água e Esgoto de Piracicaba (Semae) fazia trabalhos de reparo na cidade, era comum que as valas consertadas voltassem a abrir. Depois que os resíduos de construção passaram a ser utilizados, o problema praticamente deixou de ocorrer”, explica José Wilson Vedroni, responsável pelo estudo que deu origem à idéia.

Ele pesquisou o assunto em sua dissertação de mestrado - defendida na faculdade de engenharia agrícola da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - e chegou à conclusão de que o entulho triturado possui resistência quatro vezes maior que a dos solos comuns.

O entulho triturado é usado na preparação da base, antes da vala receber asfalto. Além de melhorar a qualidade dos trabalhos de tapa-buraco, a reciclagem dos resíduos de construção civil trouxe diversos ganhos ambientais ao município. “Como esse material está sendo reaproveitado, não há necessidade de se extrair novos recursos da natureza. Sem contar que esse processo evita que o material acumulado nos aterros seja transportado até os rios e áreas verdes pela enxurrada”, lembra Vedroni.

De acordo com ele, a idéia trouxe um benefício adicional a Piracicaba. “O entulho é uma matéria-prima gratuita, e isso faz com que diminuam os custos dos projetos de pavimentação realizados na cidade”, garante. 
 
MUNICIPIOS USAM ENTULHO RECICLADO PARA TAPAR BURACOS
MUNICÍPIOS USAM ENTULHO RECICLADO PARA TAPAR BURACOS


Outros municípios do Interior já começam a adotar a iniciativa de Vedroni. A prefeitura de Vinhedo, na região de Campinas, está prestes a implantar o processo. “A reciclagem é a única forma de controlar o problema do entulho. Aterros não são soluções viáveis, sobretudo no espaço urbano, onde as terras são escassas e caras demais”, diz Vedroni.
Fonte:.jcnet.com.br