07 novembro 2016

AÇÃO EDUCATIVA COMBATE DESCARTE INADEQUADO DE RESÍDUOS

Ação educativa combate descarte inadequado de lixo A Prefeitura deve combater de forma enérgica a destinação inadequada de lixo (resíduos sólidos) na área urbana da cidade. Esta semana, (16/02/2016) fui chamado em um ponto da cidade para ver o descarte incorreto do lixo, tive que explicar que está função não é minha eu não ganho nada por isto mas mesmo assim fui e vi e explico agora em redes social soluções como em outros municípios pode se iniciar um trabalho em pontos considerados críticos, que estão sendo utilizados por uma boa parcela da população, para descarte do lixo doméstico, causando problemas não só ao ambiente, mas também à saúde pública.

AÇÃO EDUCATIVA COMBATE DESCARTE INADEQUADO DE LIXO
AÇÃO EDUCATIVA COMBATE DESCARTE INADEQUADO DE LIXO


 O trabalho é educativo e equipes formadas podem visitar diversos locais já identificados por reclamações ou avaliados por Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, lembrando que os responsáveis pelo descarte inadequado, estão sujeitos a penalidades, inclusive com multas.

 A ação pode ser executada por uma equipe do Núcleo de Educação Ambiental, em parceria com o Sistema de Licenciamento e de Controle Ambiental. Ocorre de porta em porta nas ruas onde há grande quantidade de lixo disposto nas vias públicas em horários inapropriados e de maneira incorreta. 

neste primeiro trabalho os educadores buscaram conscientizar a população em relação à responsabilidade de cada morador com o lixo gerado diariamente, visando atender o que está previsto no artigo 225 da Constituição Federal e no artigo 25 da Lei 12305/2010 que dispõem, sobre o dever da coletividade em relação à conservação do meio ambiente e à destinação dos resíduos sólidos. 
AÇÃO EDUCATIVA COMBATE DESCARTE INADEQUADO DE LIXO
AÇÃO EDUCATIVA COMBATE DESCARTE INADEQUADO DE LIXO

 Além do trabalho educativo, as equipes do setor de licenciamento da Fundação devem efetuar a notificação dos moradores, para que, num prazo de 24 horas, se adequem ao que está previsto em lei, para evitar as penalidades previstas no Decreto 6514/2008 que regulamenta a Lei 9605/1998 que trata dos crimes ambientais. “Vale ressaltar que durante esta ação, a equipe está deverá aproveitar a oportunidade para ouvir as solicitações dos munícipes, no que se refere às questões socioambientais.

 Esperamos que, com esta ação, consigamos os resultados esperados que, sem dúvida, farão a diferença na área urbana do Município”, “para se ter uma cidade limpa e bonita, todos devem fazer a sua parte, tanto poder público como a população”