05 setembro 2016

APÊNDICE B GUIA PARA O LICENCIAMENTO DAS ATT DAS PESQUISAS NAS USINAS DE RECICLAGEM A B C D E F

APÊNDICE B GUIA PARA O LICENCIAMENTO DAS ATT

 A prefeitura de São Paulo elaborou este instrumento para orientação dos empreendedores interessados em implantar uma ATT.

APÊNDICE B GUIA PARA O LICENCIAMENTO DAS ATT
APÊNDICE B GUIA PARA O LICENCIAMENTO DAS ATT

a) Licenciamento municipal

• Empreendedores interessados solicitam diretrizes urbanísticas à SEMPLA (Secretaria de Planejamento), por meio do DEPLANO (Departamento de Planejamento), apresentando dados básicos do empreendimento e sua localização.

• Apresentar projeto que atenda às diretrizes urbanísticas à Subprefeitura correspondente à sua área de atuação. O projeto deverá conter: memorial descritivo; planta baixa do empreendimento; relatório fotográfico da área; informações cadastrais da área (inscrição imobiliária); cópia da matrícula do imóvel no Cartório de Registro de Imóveis; informações cadastrais do empreendedor e do operador da unidade; anotação de responsabilidade técnica ART - CREA, do responsável pelo projeto; eventuais anexos.

• Deverão estar atendidas todas as exigências anunciadas no Decreto PMSP 42.217.

• Aguardar análise e manifestação da SEHAB (Secretaria de Habitação), por meio do APROV (Departamento de Aprovação das Edificações).

• Atender aos eventuais "Comunique-se" apresentados pela Subprefeitura.

• Aguardar a emissão da Licença de Funcionamento para ATT - Área de Transbordo e Triagem de Resíduos de Construção Civil, pela Subprefeitura.

• Em função das ATTs serem uma figura nova, no município, é desejável que o empreendedor interessado comunique ao Gabinete do LIMPURB - Departamento de Limpeza Urbana, da Secretaria de Serviços e Obras, o início do seu processo de licenciamento.

b) Documentação referente a órgãos estaduais CETESB

• Empreendedores interessados devem solicitar emissão de Certificado de Dispensa de Licença de Instalação.

• DEPRN Interessados devem solicitar manifestação do Departamento caso se enquadrem em uma das seguintes situações: ocupação de Área de Preservação Permanente; remoção de maciços vegetais; remoção de espécimes vegetais isolados em áreas der maior porte.

c) Aspectos principais da operação na ATT

Deverão ser atendidas todas as exigências anunciadas no Decreto PMSP 42.217 e nas normas técnicas pertinentes, principalmente no tocante:

• a triagem integral de todos os resíduos recebidos; recepção e remoção de cargas exclusivamente com documentos de "Controle de Transporte de Resíduos";

• controle contínuo da poeira e dos ruídos gerados; limpeza obrigatória das vias nos acessos à área; eventual transformação dos resíduos triados, na própria ATT, acarretará a necessidade de licenciamento específico;

• destinação dos resíduos triados deverá ser realizada de acordo com a sua tipologia, encaminhando-os à reutilização, reciclagem, armazenagem ou a aterros adequados, obedecidas as normas técnicas específicas;

• os resíduos da construção civil de origem mineral (concreto, argamassas, produtos cerâmicos e outros), excluídos os produtos à base de gesso e amianto, deverão ser: reutilizados diretamente após a triagem, reciclados (por trituração) na forma de agregados ou encaminhados aos Aterros de Resíduos da Construção Civil licenciados, para reservação segregada ou constituição de espaços para futura utilização.

ANEXO EQUIPAMENTOS – USINA B

1 CONJUNTO MÓVEL DE RECICLAGEM

1. CARRETA DO CONJUNTO DE BRITAGEM PRIMÁRIA:

Alimentador Vibratório TV 10-50 que corresponde a uma largura total de 1.120 mm (útil 1050 mm), comprimento de 5.000 mm, comprimento de grelha de 1.800 mm. Tremonha (peça de moinho, em forma de pirâmide quadrada invertida e em sua extremidade inferior passa a matéria prima que vai ser moída) com capacidade de 5 a 11 m3 . Acionado por motor com potência 7,5 CV / 20 CV, rotor tipo gaiola, velocidade 1.800/1.200 RPM, com polia de 180 mm. Velocidade do vibrador, para motor de 20 CV, 650,740 ou 825 RPM, para motor 7,5 CV, 285 RPM. Curso de 12 mm;

Sistema de Despoeiramento está montado na carreta primária e os bicos pulverizadores estão localizados sobre o alimentador vibratório ATV 10-50 e sobre o transportador de correia TC- 01. A alimentação se dá através de bomba d’água (1630-6 estágios 3CV 110/220 V-60 Hz, BAS 60 motor 1 / 4 CV 110/220 V-60 Hz), que é acoplada ao sistema através de mangueira φ N 1”. O Comando liga/desliga do sistema de despoeiramento, está localizado no painel do quadro elétrico I da carreta do conjunto de comando e força;

Britador de Impacto HS 1415: motor elétrico trifásico WEG, rotor de gaiola para regime contínuo, torque de partida normal (categoria B), fator de serviço 1,0, isolamento classe “F”, 250 CV, 900 rpm, 220-380-440 V, 60 Hz. Correia perfil 8V, com 3750 mm de comprimento;

Alimentador Vibratório MF.200 – 48” x 84”: montado apoiado com inclinação de 10o, freqüência de operação de 1.100 cpm, motor elétrico de indução, 5 Cv, 440 CV, 3 fases, 4 polos, 60 Hz, categoria H, proteção IP-54, carcaça 100 L ;

• Conjunto de Levantamento da Carreta: motor WEG trifásico, bomba BHK 47, reservatório de 120 litros, 6 cilindros hidráulicos.

2. SISTEMA DE TRANSPORTADORES DE CORREIA (Transportadores de Correia)

TC-01(TC-01 (42” x 11845), com motor de acionamento de 15 CV (60 Hz) e redutor HV 214;

TC-02 (30” x 22939), com motor de acionamento de 15 CV (60 Hz) e redutor HV 214;

TC-03 (20” x 25539), com motor de acionamento de 7,5 CV (60 Hz) e redutor HV 210;

TC-04 (20” x 15171), com motor de acionamento de 7,5 CV (60 Hz) e redutor HV 210;

3. SEPARADORES ELETROMAGNÉTICOS DE METAIS (para cada transportadora de correia - TC01 e TC03)

• TC-01: Tipo EIRSA – limpeza automática, dimensões de 900 x 1.100 x 600 mm, Voltagem: 220 Vcc; Potência de 5.000 Watts, regime de trabalho contínuo; Bobina Classe H; Capacidade de atração: peças de 30 kg à 170 mm de distância; Estrutura: composta do separador em cujas laterais são parafusados 04 suportes reguláveis que sustentam em seus extremos 02 cilindros de aço, constituindo o primeiro em tambor acionado, e o segundo em tambor motriz. Uma correia de borracha (NYLOMERCO com taliscas transversais de alta abrasão, tipo sem fim), abraça os tambores e apoia-se em roletes que servem de guia e de apoio, as taliscas arrastam os pedaços de ferros retidos pelo separador (eletroímã) para uma caçamba apropriada. O movimento da correia é dado por um conjunto moto redutor; Conjunto Moto Redutor: composto por um motor WEG 3 HP, 60 Hz, trifásico e de redutor de redução 1:15, tipo MK 70; Painel de Comando: alojado em caixa de ferro provida de porta, trinco, fundo removível, proteção IP-55 da ABNT, contendo em seu interior disjuntor termo magnético, contatores, ponte retificadora completa, régua de bornes, enfiação e fusíveis. Comando por meio de botoeira liga / desliga; Transformador: potência de 7 KVA, trifásico, alojado em caixa própria, 60 Hz, voltagem de entrada 440 Vca, voltagem de saída 165/175 Vca.

TC-03:Tipo EIRSS – limpeza manual, dimensões de 500 x 600 x 450 mm, Voltagem: 220 Vcc; Potência de 1.300 Watts, regime de trabalho contínuo; Refrigeração: interna por meio da circulação de óleo isolante que circula da carcaça ao tambor de arrefecimento instalados a uma cota mais elevada que a carcaça por meio de tubos mecânicos; Acessórios: válvula de alívio de sobre-pressão e marcador de nível de óleo; Capacidade de Atração: peças de 17 Kg a 150 mm de distância; Painel de Comando: alojado em caixa de ferro provido de porta, trinco, fundo removível, proteção IP-55 da ABNT, contendo em seu interior ponte retificadora, disjuntor, fusíveis, bornes, enfiação, etc. Comando por meio de chave alavanca liga / desliga; Transformador: potência de 3 KVA, trifásico, alojado em caixa própria, voltagem de entrada 440 Volts, voltagem de saída 165/175 Volts.

4. CARRETA DO CONJUNTO DO PENEIRAMENTO

Peneira Vibratória CVB-1845 – IV Decks, número de série 037, com dimensões de 1,80 x 4,5 m, rotação máxima de 1.000 rpm, tambor de acionamento 24” , motor elétrico trifásico a indução WEG, rotor de gaiola para regime contínuo, torque de partida normal (categoria N), fator de serviço 1,15, isolamento classe “B”, 30 CV, 1.800 rpm, 220-389-440-760 V, 60 Hz, carcaça ABNT 180M, forma construtiva B3, proteção IP 54, vedação T.F.V.E, redutor HV 210;

• Transportadora de Correia de 24” x 4000 Série 250, tambor de acionamento 24”, motor 7,5 CV (60 Hz), redutor HV 210, velocidade máxima no transporte de 25 Km/h;

Placa de Travamento;

5. CARRETA DO CONJUNTO DE COMANDO E FORÇA tem as seguintes dimensões, de 0,6 x 2,10 x 2,43 m e é composta pelos seguintes equipamentos:

• Ar condicionado Panasonic 10.000 BTUs,

• Quadro Elétrico I-QE-I (550 x 189 x 1181);

• Quadro Elétrico II-QE-II (550 x 189 x 1182);

• Mesa de Comando (550 x 189 x 1183);

• Gerador I/QE I (400 KVA), tensão 440/254 V, 60 Hz, motor diesel Cummins tipo NTTA 855G2;

• Gerador II/QE II (250 KVA).

2 EQUIPAMENTOS COMPLEMENTARES

• Caminhões basculante de 12m3  (doze metros cúbicos), em quantidade suficiente  para transporte de agregado produzido.

• Pá-carregadeira (2) W 20 – 1,9 m3 ou similar para fornecimento de material para o alimentador vibratório e carregamento dos caminhões basculantes com o material produzido,

• Compressor Atlas Copco XA 120 e rompedor TEX 32.

• Cabine primária simplificada para 500 KVA

3 DADOS BÁSICOS DE CONSUMO E PRODUTIVIDADE

A capacidade nominal do equipamento é de 120 t / h de bica corrida e 80 t / h de material peneirado.

a) A utilização de 85% do tempo do equipamento para a produção de bica corrida resulta em 102 t / h de bica corrida.

b) A utilização de 15% do tempo do equipamento para a produção de material peneirado resulta em 12 t / hora.

c) A capacidade nominal do equipamento estimada em 114 t / h.

d) Para um fator de produtividade de 80%, teremos uma produção horária de 91,2 t/h

• Consumo estimado

a) Água: 200 m3 / mês;
b) Pá carregadeira: 100% do total de horas do mês;
c) Compressor e rompedor: 5% do total de horas do mês;
d) Martelos, placas e revestimentos: 0,07 kg por tonelada de material processado;
e) Energia elétrica proveniente da rede : bica corrida – 149,1 Kwh; material peneirado –
168,5 Kwh.
Fonte do texto:.ietsp.com.br/ UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS/Nelma Almeida Cunha