APÊNDICE B GUIA PARA O
LICENCIAMENTO DAS ATT
A prefeitura de São Paulo elaborou este
instrumento para orientação dos empreendedores interessados em implantar uma
ATT.
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APÊNDICE B GUIA PARA O LICENCIAMENTO DAS ATT |
a) Licenciamento municipal
• Empreendedores interessados
solicitam diretrizes urbanísticas à SEMPLA (Secretaria de Planejamento), por
meio do DEPLANO (Departamento de Planejamento), apresentando dados básicos do
empreendimento e sua localização.
• Apresentar projeto que
atenda às diretrizes urbanísticas à Subprefeitura correspondente à sua área de
atuação. O projeto deverá conter: memorial descritivo; planta baixa do empreendimento;
relatório fotográfico da área; informações cadastrais da área (inscrição imobiliária);
cópia da matrícula do imóvel no Cartório de Registro de Imóveis; informações cadastrais
do empreendedor e do operador da unidade; anotação de responsabilidade técnica ART
- CREA, do responsável pelo projeto; eventuais anexos.
• Deverão estar atendidas
todas as exigências anunciadas no Decreto PMSP 42.217.
• Aguardar análise e
manifestação da SEHAB (Secretaria de Habitação), por meio do APROV
(Departamento de Aprovação das Edificações).
• Atender aos eventuais
"Comunique-se" apresentados pela Subprefeitura.
• Aguardar a emissão da
Licença de Funcionamento para ATT - Área de Transbordo e Triagem de Resíduos de
Construção Civil, pela Subprefeitura.
• Em função das ATTs serem uma
figura nova, no município, é desejável que o empreendedor interessado comunique
ao Gabinete do LIMPURB - Departamento de Limpeza Urbana, da Secretaria de
Serviços e Obras, o início do seu processo de licenciamento.
b) Documentação referente a
órgãos estaduais CETESB
• Empreendedores interessados
devem solicitar emissão de Certificado de Dispensa de Licença de Instalação.
• DEPRN Interessados devem
solicitar manifestação do Departamento caso se enquadrem em uma das seguintes
situações: ocupação de Área de Preservação Permanente; remoção de maciços
vegetais; remoção de espécimes vegetais isolados em áreas der maior porte.
c) Aspectos principais da
operação na ATT
Deverão ser atendidas todas as
exigências anunciadas no Decreto PMSP 42.217 e nas normas técnicas pertinentes,
principalmente no tocante:
• a triagem integral de todos
os resíduos recebidos; recepção e remoção de cargas exclusivamente com
documentos de "Controle de Transporte de Resíduos";
• controle contínuo da poeira
e dos ruídos gerados; limpeza obrigatória das vias nos acessos à área; eventual
transformação dos resíduos triados, na própria ATT, acarretará a necessidade de
licenciamento específico;
• destinação dos resíduos
triados deverá ser realizada de acordo com a sua tipologia, encaminhando-os à
reutilização, reciclagem, armazenagem ou a aterros adequados, obedecidas as
normas técnicas específicas;
• os resíduos da construção
civil de origem mineral (concreto, argamassas, produtos cerâmicos e outros),
excluídos os produtos à base de gesso e amianto, deverão ser: reutilizados diretamente
após a triagem, reciclados (por trituração) na forma de agregados ou encaminhados
aos Aterros de Resíduos da Construção Civil licenciados, para reservação segregada
ou constituição de espaços para futura utilização.
ANEXO EQUIPAMENTOS – USINA B
1 CONJUNTO MÓVEL DE RECICLAGEM
1. CARRETA DO CONJUNTO DE
BRITAGEM PRIMÁRIA:
• Alimentador Vibratório TV
10-50 que corresponde a uma largura total de 1.120 mm (útil 1050 mm),
comprimento de 5.000 mm, comprimento de grelha de 1.800 mm. Tremonha (peça de
moinho, em forma de pirâmide quadrada invertida e em sua extremidade inferior passa
a matéria prima que vai ser moída) com capacidade de 5 a 11 m3 . Acionado por
motor com potência 7,5 CV / 20 CV, rotor tipo gaiola, velocidade 1.800/1.200
RPM, com polia de 180 mm. Velocidade do vibrador, para motor de 20 CV, 650,740
ou 825 RPM, para motor 7,5 CV, 285 RPM. Curso de 12 mm;
• Sistema de Despoeiramento
está montado na carreta primária e os bicos pulverizadores estão localizados
sobre o alimentador vibratório ATV 10-50 e sobre o transportador de correia TC-
01. A alimentação se dá através de bomba d’água (1630-6 estágios 3CV 110/220
V-60 Hz, BAS 60 motor 1 / 4 CV 110/220 V-60 Hz), que é acoplada ao sistema
através de mangueira φ N 1”. O Comando liga/desliga do sistema de
despoeiramento, está localizado no painel do quadro elétrico I da carreta do
conjunto de comando e força;
• Britador de Impacto HS 1415:
motor elétrico trifásico WEG, rotor de gaiola para regime contínuo, torque de
partida normal (categoria B), fator de serviço 1,0, isolamento classe “F”, 250
CV, 900 rpm, 220-380-440 V, 60 Hz. Correia perfil 8V, com 3750 mm de
comprimento;
• Alimentador Vibratório
MF.200 – 48” x 84”: montado apoiado com inclinação de 10o, freqüência de
operação de 1.100 cpm, motor elétrico de indução, 5 Cv, 440 CV, 3 fases, 4 polos,
60 Hz, categoria H, proteção IP-54, carcaça 100 L ;
• Conjunto de Levantamento da
Carreta: motor WEG trifásico, bomba BHK 47, reservatório de 120 litros, 6
cilindros hidráulicos.
2. SISTEMA DE TRANSPORTADORES
DE CORREIA (Transportadores de Correia)
• TC-01(TC-01 (42” x 11845),
com motor de acionamento de 15 CV (60 Hz) e redutor HV 214;
• TC-02 (30” x 22939), com
motor de acionamento de 15 CV (60 Hz) e redutor HV 214;
• TC-03 (20” x 25539), com
motor de acionamento de 7,5 CV (60 Hz) e redutor HV 210;
• TC-04 (20” x 15171), com
motor de acionamento de 7,5 CV (60 Hz) e redutor HV 210;
3. SEPARADORES
ELETROMAGNÉTICOS DE METAIS (para cada transportadora de
correia - TC01 e TC03)
• TC-01: Tipo EIRSA – limpeza
automática, dimensões de 900 x 1.100 x 600 mm, Voltagem: 220 Vcc; Potência de
5.000 Watts, regime de trabalho contínuo; Bobina Classe H; Capacidade de
atração: peças de 30 kg à 170 mm de distância; Estrutura: composta do separador
em cujas laterais são parafusados 04 suportes reguláveis que sustentam em seus
extremos 02 cilindros de aço, constituindo o primeiro em tambor acionado, e o
segundo em tambor motriz. Uma correia de borracha (NYLOMERCO com taliscas
transversais de alta abrasão, tipo sem fim), abraça os tambores e apoia-se em
roletes que servem de guia e de apoio, as taliscas arrastam os pedaços de
ferros retidos pelo separador (eletroímã) para uma caçamba apropriada. O
movimento da correia é dado por um conjunto moto redutor; Conjunto Moto
Redutor: composto por um motor WEG 3 HP, 60 Hz, trifásico e de redutor de redução
1:15, tipo MK 70; Painel de Comando: alojado em caixa de ferro provida de
porta, trinco, fundo removível, proteção IP-55 da ABNT, contendo em seu
interior disjuntor termo magnético, contatores, ponte retificadora completa,
régua de bornes, enfiação e fusíveis. Comando por meio de botoeira liga /
desliga; Transformador: potência de 7 KVA, trifásico, alojado em caixa própria,
60 Hz, voltagem de entrada 440 Vca, voltagem de saída 165/175 Vca.
• TC-03:Tipo EIRSS – limpeza
manual, dimensões de 500 x 600 x 450 mm, Voltagem: 220 Vcc; Potência de 1.300
Watts, regime de trabalho contínuo; Refrigeração: interna por meio da
circulação de óleo isolante que circula da carcaça ao tambor de arrefecimento
instalados a uma cota mais elevada que a carcaça por meio de tubos mecânicos; Acessórios:
válvula de alívio de sobre-pressão e marcador de nível de óleo; Capacidade de
Atração: peças de 17 Kg a 150 mm de distância; Painel de Comando: alojado em
caixa de ferro provido de porta, trinco, fundo removível, proteção IP-55 da
ABNT, contendo em seu interior ponte retificadora, disjuntor, fusíveis, bornes,
enfiação, etc. Comando por meio de chave alavanca liga / desliga; Transformador:
potência de 3 KVA, trifásico, alojado em caixa própria, voltagem de entrada 440
Volts, voltagem de saída 165/175 Volts.
4. CARRETA DO CONJUNTO DO
PENEIRAMENTO
• Peneira Vibratória CVB-1845
– IV Decks, número de série 037, com dimensões de 1,80 x 4,5 m, rotação máxima
de 1.000 rpm, tambor de acionamento 24” , motor elétrico trifásico a indução
WEG, rotor de gaiola para regime contínuo, torque de partida normal (categoria
N), fator de serviço 1,15, isolamento classe “B”, 30 CV, 1.800 rpm,
220-389-440-760 V, 60 Hz, carcaça ABNT 180M, forma construtiva B3, proteção IP
54, vedação T.F.V.E, redutor HV 210;
• Transportadora de Correia de
24” x 4000 Série 250, tambor de acionamento 24”, motor 7,5 CV (60 Hz), redutor
HV 210, velocidade máxima no transporte de 25 Km/h;
• Placa de Travamento;
5. CARRETA DO CONJUNTO DE
COMANDO E FORÇA tem as seguintes dimensões, de 0,6 x 2,10 x
2,43 m e é composta pelos seguintes equipamentos:
• Ar condicionado Panasonic
10.000 BTUs,
• Quadro Elétrico I-QE-I (550
x 189 x 1181);
• Quadro Elétrico II-QE-II
(550 x 189 x 1182);
• Mesa de Comando (550 x 189 x
1183);
• Gerador I/QE I (400 KVA),
tensão 440/254 V, 60 Hz, motor diesel Cummins tipo NTTA 855G2;
• Gerador II/QE II (250 KVA).
2 EQUIPAMENTOS COMPLEMENTARES
• Caminhões basculante de 12m3
(doze metros cúbicos), em quantidade
suficiente para transporte de agregado
produzido.
• Pá-carregadeira (2) W 20 –
1,9 m3 ou similar para fornecimento de material para o alimentador vibratório e
carregamento dos caminhões basculantes com o material produzido,
• Compressor Atlas Copco XA
120 e rompedor TEX 32.
• Cabine primária simplificada
para 500 KVA
3 DADOS BÁSICOS DE CONSUMO E
PRODUTIVIDADE
• A capacidade nominal do
equipamento é de 120 t / h de bica corrida e 80 t / h de material peneirado.
a) A utilização de 85% do
tempo do equipamento para a produção de bica corrida resulta em 102 t / h de
bica corrida.
b) A utilização de 15% do
tempo do equipamento para a produção de material peneirado resulta em 12 t /
hora.
c) A capacidade nominal do
equipamento estimada em 114 t / h.
d) Para um fator de
produtividade de 80%, teremos uma produção horária de 91,2 t/h
• Consumo estimado
a) Água: 200 m3 / mês;
b) Pá carregadeira: 100% do
total de horas do mês;
c) Compressor e rompedor: 5%
do total de horas do mês;
d) Martelos, placas e
revestimentos: 0,07 kg por tonelada de material processado;
e) Energia elétrica
proveniente da rede : bica corrida – 149,1 Kwh; material peneirado –
168,5 Kwh.Fonte do texto:.ietsp.com.br/ UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS/Nelma Almeida Cunha