01 setembro 2016

ANÁLISE DOS RESULTADOS REALIZADAS NAS USINAS DE RECICLAGEM A, B, C D, E - Origem da matéria-prima

Categoria − Origem da matéria-prima

Constatou-se que as usinas recebem os RCD de duas formas distintas. A primeira, direto da fonte geradora, ou seja, a obra contrata os serviços de caçambas que transportam os resíduos até as usinas. A segunda, por meio de áreas de captação de resíduos, atualmente chamadas de ATT; essas áreas recebem os resíduos de seus geradores, avaliam o potencial de reciclagem e encaminham os resíduos para as usinas.

Categoria − Origem da matéria-prima
Origem da matéria-prima


As usinas recebem os resíduos e os depositam em pátios pre - estabelecidos, conforme a predominância de material avaliada pela inspeção visual; evitam misturar as diferentes descargas: material vermelho e material considerado nobre, o concreto.

A composição dos resíduos recebidos pelas usinas tem em comum a diversidade e, conforme mencionado por diversos autores, há uma grande porcentagem de inertes, considerada como fração mineral, seguida de pequenas porcentagens de madeira, plástico, papel, metal, tintas e vegetais, entre outros. A partir da etapa de segregação, tem-se a matéria-prima, que, beneficiada, produzirá os agregados reciclados.

Na Tabela, tem-se a procedência das matérias-primas (fonte geradora ou ATT) e os trechos das entrevistas em cada usina. Em suas falas, observa-se o conjunto dos resíduos presentes nas viagens recebidas.

Nas usinas A, C e D, verificou-se que o recebimento é direto da fonte geradora, ao passo que a usina E recebe resíduos de um centro de triagem (ATT); na usina D, grande parte vem também de transbordos (ATT). Nota-se que, na usina D, predomina a quantidade de material vermelho como característica da cidade, em razão da presença de olarias na região e bairros residenciais; nas usinas B e C, localizadas em grandes centros urbanos, foi observada maior quantidade de concreto; nas usinas A e E, as proporções de material vermelho e concreto são semelhantes.


O estudo dessa categoria mostra que as atividades construtivas das cidades exercem influências sobre a matéria-prima dos reciclados, originada dos RCD.

Recebimento dos RCD
Usinas
RCD. Recebidos
RCD Composição












A













Fonte
Geradora
[...] O que a gente tem feito: a madeira a gente tem até separado, o ferro a gente até
tem separado para colocar em caçamba de ferro velho. Agora, muita coisa não dá, que aí vem barro, vem barro no meio, por exemplo, misturado vem barro [...] vem barro no meio [...] vem, as pessoas [...] sobra tinta, as pessoas jogam a tinta dentro da caçamba, isso tudo contamina o material [ENTREVISTADO A1].
O entulho de construção, a gente o divide em duas categorias aqui. A gente tem o resíduo que chega prá gente aqui, proveniente das demolições e das reformas, eles chegam em duas composições: uma composição é tudo o que é de concreto, uma demolição que a base é de concreto, seja uma parede de bloco ou uma [...] um
contrapiso, uma calçada que foi arrancada [...] Então é isso, na parte do concreto, o trabalho é assim. É depois, a outra [...] outra fração de uma demolição é a parte de tijolo, telha, material cerâmico [...] [ENTREVISTADO A2].

B
          ATT  
 Fonte geradora
Você vai ver a montanha ali, você vê pouca coloração ou material cerâmico
[ENTREVISTADO B2].


C


Fonte
Geradora
[...] aí eu tirei a conclusão que nestes esses 4200 m3  recebidos geram 11000 de
metal, gera 7.000 kg de papel, papelão, gera 4.000 kg de plástico, trilho também gera 2000 kg [...] [ENTREVISTADO C1].







D






Fonte
Geradora
[...] 90% do material, é cerâmico aqui é característica da cidade, por isso que não pode chegar, pegar esse projeto aqui e levar para Curitiba que não vai dar certo. Lá é outro material [ENTREVISTADO D1].
[...] o material chega na usina, ele é inspecionado [...] se ele é concreto puro ele tem um pátio [...] se ele é cerâmica pura ele tem outro pátio [...] se ele é misto tem outro pátio [...] tudo que entra tem os seus pátios de segregação [...] é difícil, mas, vem material limpo, quando é uma demolição é só aquilo [ENTREVISTADO D2].
[...] o material nobre do reciclado é retirado pela cooperativa guarrafa peti, plástico[...] [ENTREVISTADO D1].
[...] pequenos pedacinhos de papel,pequenos, pequenininhos, ela pega o que é maior e tem ficado rejeitos [ENTREVISTADO D2].



E



ATT 
[...] Os resíduos vão para lá, e lá é feito uma triagem que pode ser processado e  encaminhado pra nós [...] [ENTREVISTADO E1].
[...] geralmente este tipo de material que chega, eles são mais vermelhos ou mais concreto, é muito variável [ENTREVISTADO E2].
Fonte do texto:.ietsp.com.br/ UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS/Nelma Almeida Cunha