31 agosto 2016

SISTEMA TABULARIUM

No início deste mês de agosto, o Sistema Tabularium, que inaugurou a era do documento digital no MPDFT, completa cinco anos. A Casa tem motivos de sobra para comemorar. Em maio de 2016, foi atingida a marca de 100% dos documentos e processos administrativos tramitando pelo sistema, em formato digital. Isso representa, além de mais celeridade e transparência para a Instituição, uma grande economia de recursos naturais.

SISTEMA TABULARIUM
SISTEMA TABULARIUM



Entre agosto de 2011 e julho de 2016, mais de 190 mil documentos já foram criados, tramitados e arquivados no sistema. Esse montante equivale a cerca de 1,3 milhão de folhas de papel economizadas. Outra boa notícia é a classificação do Tabularium entre os três finalistas do Prêmio CNMP 2016 na categoria Tecnologias Digitais. O resultado será divulgado em 21 de setembro.

Nos últimos dois anos, o uso do sistema foi intensificado dentro do MPDFT. Desde o início de 2015, o número de documentos criados aumentou cerca de 66%. “O Tabularium é uma iniciativa que representa o compromisso do MPDFT com o aprimoramento constante dos serviços prestados à sociedade”, avalia o procurador-geral de Justiça, Leonardo Bessa.

Criado inteiramente por servidores do MPDFT, o sistema, batizado em homenagem ao arquivo central do Império Romano, surgiu como solução para oferecer mais agilidade às rotinas operacionais. “O Tabularium tornou os processos mais transparentes, permitindo o acompanhamento direto pelos próprios interessados. Além disso, o trabalho ficou mais célere, já que não é mais necessária a movimentação física de processos e documentos”, opina a secretária-adjunta de Gestão de Pessoas, Fernanda Geier.

A Comissão Gestora do Tabularium trabalha para melhorar ainda mais o sistema. Em junho de 2016, o Manual do Usuário foi atualizado para incorporar as novas funcionalidades. “É muito gratificante trabalhar em um sistema estável e de grande importância para os servidores, além de contribuir para uma maior sustentabilidade ambiental”, declara o servidor do Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas Edson Antunes de Almeida, responsável pelo Tabularium.
Confira as principais mudanças:
•autuação de procedimento de gestão administrativa. A partir de 2 de maio de 2016, com o bloqueio do Sisproad, todos os processos passaram a ser autuados no Tabularium;

SISTEMA TABULARIUM
SISTEMA TABULARIUM

•cadastro de documentos externos (Ofícios, Notificações etc);

•coassinatura de documentos;

•anexação de arquivos especiais (aúdio, vídeo e imagem);

•vinculação de um documento do Tabularium ao Sisproweb (resultado final);

•acompanhamento da tramitação de documento/procedimento;

•registro do envio de documento para órgão externo;

•implantação do sigilo;

•ampliação dos tipos de pesquisas (recuperação da informação);

•inclusão de notas.
Fonte:Serviço de Gestão Ambiental Rede A3P