11 julho 2016

INOVAÇÃO CULTURAL NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Inovação Cultural na Construção Civil

TIJOLOS FEITOS DE ENTULHO RECICLADO
TIJOLOS FEITOS DE ENTULHO RECICLADO
As construções sustentáveis têm como princípios a sustentabilidade econômica, ambiental e social, o aumento do lucro e o crescimento por uma máxima eficiência de recursos que envolvam mão-de-obra, materiais, água e energia, evitando efeitos irreversíveis ao meio ambiente e primando pelo uso cuidadoso de recursos naturais. Preocupa-se também em responder às necessidades da sociedade em qualquer estágio do processo de construção, do planejamento à demolição, buscando promover a satisfação do cliente e a do usuário, trabalhando com clientes, fornecedores, funcionários e comunidade local. Enfim, há uma busca pelo equilíbrio entre a viabilidade econômica, as limitações do ambiente e as necessidades da sociedade (SILVA, 2003).

Baseada nesse princípio, a construção tem a oportunidade de transformar comportamentos e de introduzir uma nova cultura industrial, na qual os processos construtivos buscam outros modelos de produção, baseados nos princípios da otimização dos recursos empregados e com a preocupação na minimização e reutilização dos resíduos.

EQUIPAMENTOS DE FAZER TIJOLOS
EQUIPAMENTOS DE
FAZER TIJOLOS


Segundo John (2000), para se atingir o desenvolvimento sustentável haverá a necessidade de coordenar ações tanto em nível macro (global, regional e empresarial) como em nível micro (empresas e consumidores individuais). Para poder alcançar esses níveis, ele propõe mudanças tecnológicas e na relação entre nações e cultura, uma vez que a mudança nos padrões de consumo acarretará a necessidade de ampla participação social. John se refere ao modelo linear de produção, que deverá ser substituído por outro, mais eficiente e que prime pela busca do aproveitamento máximo dos recursos investidos. 

Esse seria o modelo definido como de “ciclo fechado”, por meio do qual a utilização de todos os recursos empregados é otimizada e a geração de resíduos, reduzida a um mínimo reciclável, o que implica mudanças tecnológicas e nos padrões de consumo.

INOVAÇÃO CULTURAL NA CONSTRUÇÃO CIVIL
INOVAÇÃO CULTURAL NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Dentro do modelo acima descrito, existe a possibilidade de desenvolver ferramentas para análise sistêmica dos processos e seu conseqüente impacto no meio ambiente. Entre essas ferramentas de ação, destaca-se a Análise do Ciclo de Vida (LCA − Life Cycle Analysis), mundialmente reconhecida, que analisa a interação de um sistema com o ambiente durante seu ciclo de vida e parte da premissa de que todos os estágios de vida de um produto geram impactos ambientais. O instrumento analisa também os fluxos de energia e de materiais, identificando e quantificando o consumo de recursos naturais e emissões no meio ambiente durante o seu ciclo de vida. A técnica tem eficácia comprovada na avaliação de materiais de construção com busca na melhoria do processo do produto, rotulagem ambiental e certificação ambiental de edifícios (SILVA, 2003).
Fonte do texto:.ietsp.com.br/ UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS/Nelma Almeida Cunha