Guia do profissional em treinamento - ReCESA
Geração de Resíduos Sólidos Urbanos
OBJETIVOS
- Mostrar o resíduo sólido no cotidiano e na bacia hidrográfica.
- Discutir o conceito de lixo e resíduos sólidos.
- Levantar os motivos para o aumento na geração de resíduos
sólidos.
- Discutir e propor solução para os problemas gerados pelos
resíduos sólidos.
Na última atividade do capítulo anterior, você deu vários motivos
para a existência e necessidade do seu trabalho. Provavelmente, você ou seus
colegas devem ter respondido que o trabalho, que vocês executam, existe, pois
alguém deve recolher o resíduo (lixo) que é gerado nas casas, nas lojas,
feiras, entre outros. Assim, esse capítulo aborda justamente isso: a geração
resíduos sólidos (lixo) no nosso dia-a-dia e no meio ambiente. Além disso, esse
capítulo ainda apresenta conceitos e atividades ligados: ao aumento da geração
e aos problemas causados dos mesmos.
Um orador fará a leitura do texto “Cenas do Cotidiano”
Cenas do Cotidiano
Antes de sair para o trabalho damos uma arrumada na casa.
Recolhemos o lixo do banheiro, jogamos fora o jornal do dia anterior, rasgamos alguns
papéis e correspondências inúteis, juntamos as sobras de uma reuniãozinha da
noite anterior e entramos na cozinha para fazer o café. Terminada essa
refeição, sobraram migalhas de pão, a caixa do leite, o coador de papel, as
cascas de frutas, o potinho de iogurte. Juntamos tudo isso num saco plástico,
amarramos e colocamos num lugar de onde possa ser levado mais tarde para longe
dali. E assim tem início diariamente uma enorme produção de lixo doméstico, que
continua aumentando e só termina quando as luzes se apagam. O preparo das
refeições, o lanche das crianças, a faxina em algum armário (que rende sacos e sacos
de coisas para jogar fora), enfim, tudo isso dá, em média, meio quilo de lixo
por pessoa, por dia.
Resíduos Sólidos - Gestão Integrada de Resíduos Sólidos
Urbanos
Divididos em grupos, respondam as três perguntas que seguem.
Após as respostas, você e seus colegas as apresentarão e discutirão.
Reflita e discuta: Qual o caminho que o lixo faz da porta da
sua casa até o depósito?
Relacione o lixo com as outras áreas do saneamento: água,
esgoto e drenagem dentro de uma bacia hidrográfica.
Você sabia?
Bacia hidrográfica é uma área natural cujos limites são definidos
pelos pontos mais altos do relevo (divisores de água ou espigões dos montes ou
montanhas) e dentro da qual a água das chuvas é drenada superficialmente por um
curso de água principal até sua saída da bacia, no local mais baixo do relevo,
ou seja, na foz do curso de água.
Sendo a geração média de lixo 0,5 Kg (meio quilo) por
pessoa, por dia, quanto você gera na sua casa por mês?
Você sabia?
No MUNDO: A média mundial de geração de lixo por habitante é
de 1 kg por dia. Quanto mais rico é o país, mais lixo é gerado
.
No BRASIL: A geração média de lixo por habitante no Brasil é
de 0,5 kg à 1 kg por dia variando conforme a região.
Na cidade de São Paulo: A média de geração de lixo por
habitante na cidade de São Paulo é de 1,5 kg por dia.
Em grupo, elabore um conceito para resíduos sólidos? Em
seguida discuta o conceito elaborado pelo seu grupo com os demais participantes.
Após, a turma se reúne e apresenta o resultado da discussão. O objetivo da
atividade é construir um conceito de resíduos sólidos.
Resíduos Sólidos - Gestão Integrada de Resíduos Sólidos
Urbanos
Você sabia?
Lixo = Resíduo Sólido
São os materiais que sobram das atividades humanas, e
possuem, na maioria das vezes, potencial para serem reciclados e/ou
reutilizados, gerando, entre outros benefícios, proteção à saúde pública,
economia de recursos naturais e de energia. Lixo é apenas um nome popular, uma
espécie de apelido, para resíduos sólidos.
Um orador fará a leitura do texto “Geração de Resíduos
Sólidos”
Geração de Resíduos Sólidos
A presença dos resíduos acompanha o homem desde o início da
sua existência. No começo o resíduo não era exatamente um problema. Os hábitos
do homem eram mais simples e naturais. Com o passar do tempo, com as primeiras
cidades e indústrias muita coisa foi modificada. Algumas dessas cidades
transformaram-se em metrópoles, e a relação do homem com seus semelhantes e com
o meio em que vive passa a ser diferente. O homem passa a consumir mais e assim
a quantidade de resíduos gerada atinge níveis preocupantes.
Reflita e discuta a seguinte pergunta: por que houve aumento
na geração de resíduos sólidos? Em seguida, discuta com os demais colegas sua
resposta. O objetivo é identificar os motivos do aumento da geração de resíduos
sólidos, bem como iniciar a discussão dos problemas decorrentes desse aumento.
Em grupo, cite alguns problemas gerados pelos resíduos
sólidos, quando não gerenciados, nas seguintes áreas: saúde, sociedade e meio
ambiente. Em seguida, escreva os problemas levantados na cartela de anotações
CA-N1 recebida do monitor. As respostas serão apresentadas e discutidas para
posteriormente serem utilizadas novamente.
FAÇA ANOTAÇÕES SE PRECISO
Três oradores farão a leitura dos textos “Resíduo Sólido e
Saúde, Resíduo Sólido e Sociedade e Resíduo Sólido e Meio Ambiente”.
Resíduo Sólido e Saúde
O lixo oferece água, alimento e abrigo, dando condições para
o desenvolvimento de animais como: mosca, rato, barata, escorpião, pulga, piolho,
mosquito, etc. que transmitem ou são vetores de várias formas de doenças. Por exemplo,
ratos que vivem em ambientes com acúmulo de lixo podem ser os vetores da leptospirose
entre outras doenças. A leptospirose é causada pela bactéria leptospirose,
encontrada em fezes e urina de ratos sendo uma doença comum em épocas de
enchentes. O acúmulo de água em pneus, garrafas, e outros materiais proporciona
o desenvolvimento do aedes aegypti que pode causar a dengue.
Mosquito Aedes Aegypti
Resíduo Sólido e Sociedade
Elas jogam bolas de papel de um lado para o outro. Empilham
latinhas e garrafas coloridas. Mas não estão brincando. São 50 mil crianças
brasileiras que vivem do lixo e no lixo. Estão trabalhando.
Ajudam seus pais e parentes a catar embalagens velhas, a
separar jornais e papelões, a carregar pesados fardos com sobras de ferro e plástico.
Sozinhas, empurram carroças cheias de entulho e alimentam porcos. Muitas vezes,
comem os restos de comida encontrados nos enormes montes de lixo das cidades. São
meninos e meninas de diferentes idades. Alguns
mal aprenderam a andar, mas estão nos lixões ou catam lixo nas ruas. Vivem em condições
de pobreza absoluta. Realizam um trabalho cruel. Ganham entre um real e seis reais
por dia. Muitos desses meninos e meninas estão desnutridos e doentes. Sofrem de
pneumonia, doenças de pele, febre, diarreia. Em alguns lixões, 30% das crianças
em idade escolar nunca foram à escola. Na maioria dos casos, abandonaram os
estudos porque precisam ajudar seus pais.
Resíduo Sólido e Meio Ambiente
O resíduo sólido descartado de forma inadequada causa
problemas ao meio ambiente, pois a decomposição da matéria orgânica gera líquidos
(chorume) e gases, poluindo a água, solo e ar. os gases podem ser gerados
também na queima dos resíduos que podem conter substâncias tóxicas ao homem e
aos demais seres vivos. Outros problemas observados com relação a disposição
sem cuidados dos resíduos sólidos são: o assoreamento quando são dispostos às
margens do rio, contaminação da área (solo) por um longo período
impossibilitando o uso para a agricultura, desvalorização da terra e deterioração
da paisagem.
Essa forma inadequada de manejo pode acontecer em diferentes
etapas dos serviços de limpeza urbana (coleta, disposição final etc.)
independente do tamanho da cidade.
Compare, em grupo, os problemas escritos na cartela de
anotações
CA N1 com os problemas apresentados nos textos.
Cada grupo deve escolher um dos problemas levantados (cartela
de anotações CA N1) e propor uma solução.
Escreva a solução proposta na cartela de anotações CA N2
recebida do monitor.
Use o espaço abaixo para fazer suas anotações
Fonte do texto: .crea-mg.org.br