02 maio 2016

GUIA DE TREINAMENTO RECESA - GERAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS



Guia do profissional em treinamento - ReCESA

Geração de Resíduos Sólidos Urbanos


OBJETIVOS
- Mostrar o resíduo sólido no cotidiano e na bacia hidrográfica.
- Discutir o conceito de lixo e resíduos sólidos.
- Levantar os motivos para o aumento na geração de resíduos sólidos.
- Discutir e propor solução para os problemas gerados pelos resíduos sólidos.

Na última atividade do capítulo anterior, você deu vários motivos para a existência e necessidade do seu trabalho. Provavelmente, você ou seus colegas devem ter respondido que o trabalho, que vocês executam, existe, pois alguém deve recolher o resíduo (lixo) que é gerado nas casas, nas lojas, feiras, entre outros. Assim, esse capítulo aborda justamente isso: a geração resíduos sólidos (lixo) no nosso dia-a-dia e no meio ambiente. Além disso, esse capítulo ainda apresenta conceitos e atividades ligados: ao aumento da geração e aos problemas causados dos mesmos.

Um orador fará a leitura do texto “Cenas do Cotidiano”

Cenas do Cotidiano

Antes de sair para o trabalho damos uma arrumada na casa. Recolhemos o lixo do banheiro, jogamos fora o jornal do dia anterior, rasgamos alguns papéis e correspondências inúteis, juntamos as sobras de uma reuniãozinha da noite anterior e entramos na cozinha para fazer o café. Terminada essa refeição, sobraram migalhas de pão, a caixa do leite, o coador de papel, as cascas de frutas, o potinho de iogurte. Juntamos tudo isso num saco plástico, amarramos e colocamos num lugar de onde possa ser levado mais tarde para longe dali. E assim tem início diariamente uma enorme produção de lixo doméstico, que continua aumentando e só termina quando as luzes se apagam. O preparo das refeições, o lanche das crianças, a faxina em algum armário (que rende sacos e sacos de coisas para jogar fora), enfim, tudo isso dá, em média, meio quilo de lixo por pessoa, por dia.

 Resíduos Sólidos - Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos 

Divididos em grupos, respondam as três perguntas que seguem. Após as respostas, você e seus colegas as apresentarão e discutirão.

Reflita e discuta: Qual o caminho que o lixo faz da porta da sua casa até o depósito?

Relacione o lixo com as outras áreas do saneamento: água, esgoto e drenagem dentro de uma bacia hidrográfica.

Você sabia?

Bacia hidrográfica é uma área natural cujos limites são definidos pelos pontos mais altos do relevo (divisores de água ou espigões dos montes ou montanhas) e dentro da qual a água das chuvas é drenada superficialmente por um curso de água principal até sua saída da bacia, no local mais baixo do relevo, ou seja, na foz do curso de água.





Sendo a geração média de lixo 0,5 Kg (meio quilo) por pessoa, por dia, quanto você gera na sua casa por mês?

Você sabia?

No MUNDO: A média mundial de geração de lixo por habitante é de 1 kg por dia. Quanto mais rico é o país, mais lixo é gerado
.
No BRASIL: A geração média de lixo por habitante no Brasil é de 0,5 kg à 1 kg por dia variando conforme a região.

Na cidade de São Paulo: A média de geração de lixo por habitante na cidade de São Paulo é de 1,5 kg por dia.

Em grupo, elabore um conceito para resíduos sólidos? Em seguida discuta o conceito elaborado pelo seu grupo com os demais participantes. Após, a turma se reúne e apresenta o resultado da discussão. O objetivo da atividade é construir um conceito de resíduos sólidos.

 Resíduos Sólidos - Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos
Você sabia?
Lixo = Resíduo Sólido

São os materiais que sobram das atividades humanas, e possuem, na maioria das vezes, potencial para serem reciclados e/ou reutilizados, gerando, entre outros benefícios, proteção à saúde pública, economia de recursos naturais e de energia. Lixo é apenas um nome popular, uma espécie de apelido, para resíduos sólidos.

Um orador fará a leitura do texto “Geração de Resíduos Sólidos”

Geração de Resíduos Sólidos

A presença dos resíduos acompanha o homem desde o início da sua existência. No começo o resíduo não era exatamente um problema. Os hábitos do homem eram mais simples e naturais. Com o passar do tempo, com as primeiras cidades e indústrias muita coisa foi modificada. Algumas dessas cidades transformaram-se em metrópoles, e a relação do homem com seus semelhantes e com o meio em que vive passa a ser diferente. O homem passa a consumir mais e assim a quantidade de resíduos gerada atinge níveis preocupantes.

Reflita e discuta a seguinte pergunta: por que houve aumento na geração de resíduos sólidos? Em seguida, discuta com os demais colegas sua resposta. O objetivo é identificar os motivos do aumento da geração de resíduos sólidos, bem como iniciar a discussão dos problemas decorrentes desse aumento.
Em grupo, cite alguns problemas gerados pelos resíduos sólidos, quando não gerenciados, nas seguintes áreas: saúde, sociedade e meio ambiente. Em seguida, escreva os problemas levantados na cartela de anotações CA-N1 recebida do monitor. As respostas serão apresentadas e discutidas para posteriormente serem utilizadas novamente.
FAÇA ANOTAÇÕES SE PRECISO

Três oradores farão a leitura dos textos “Resíduo Sólido e Saúde, Resíduo Sólido e Sociedade e Resíduo Sólido e Meio Ambiente”.

Resíduo Sólido e Saúde
O lixo oferece água, alimento e abrigo, dando condições para o desenvolvimento de animais como: mosca, rato, barata, escorpião, pulga, piolho, mosquito, etc. que transmitem ou são vetores de várias formas de doenças. Por exemplo, ratos que vivem em ambientes com acúmulo de lixo podem ser os vetores da leptospirose entre outras doenças. A leptospirose é causada pela bactéria leptospirose, encontrada em fezes e urina de ratos sendo uma doença comum em épocas de enchentes. O acúmulo de água em pneus, garrafas, e outros materiais proporciona o desenvolvimento do aedes aegypti que pode causar a dengue.
Mosquito Aedes Aegypti




Resíduo Sólido e Sociedade
Elas jogam bolas de papel de um lado para o outro. Empilham latinhas e garrafas coloridas. Mas não estão brincando. São 50 mil crianças brasileiras que vivem do lixo e no lixo. Estão trabalhando.
Ajudam seus pais e parentes a catar embalagens velhas, a separar jornais e papelões, a carregar pesados fardos com sobras de ferro e plástico. Sozinhas, empurram carroças cheias de entulho e alimentam porcos. Muitas vezes, comem os restos de comida encontrados nos enormes montes de lixo das cidades. São meninos e meninas de diferentes idades.  Alguns mal aprenderam a andar, mas estão nos lixões ou catam lixo nas ruas. Vivem em condições de pobreza absoluta. Realizam um trabalho cruel. Ganham entre um real e seis reais por dia. Muitos desses meninos e meninas estão desnutridos e doentes. Sofrem de pneumonia, doenças de pele, febre, diarreia. Em alguns lixões, 30% das crianças em idade escolar nunca foram à escola. Na maioria dos casos, abandonaram os estudos porque precisam ajudar seus pais.



Resíduo Sólido e Meio Ambiente
 O resíduo sólido descartado de forma inadequada causa problemas ao meio ambiente, pois a decomposição da matéria orgânica gera líquidos (chorume) e gases, poluindo a água, solo e ar. os gases podem ser gerados também na queima dos resíduos que podem conter substâncias tóxicas ao homem e aos demais seres vivos. Outros problemas observados com relação a disposição sem cuidados dos resíduos sólidos são: o assoreamento quando são dispostos às margens do rio, contaminação da área (solo) por um longo período impossibilitando o uso para a agricultura, desvalorização da terra e deterioração da paisagem.
Essa forma inadequada de manejo pode acontecer em diferentes etapas dos serviços de limpeza urbana (coleta, disposição final etc.) independente do tamanho da cidade.
Compare, em grupo, os problemas escritos na cartela de anotações
CA N1 com os problemas apresentados nos textos.
Cada grupo deve escolher um dos problemas levantados (cartela de anotações CA N1) e propor uma solução.
Escreva a solução proposta na cartela de anotações CA N2 recebida do monitor.
Use o espaço abaixo para fazer suas anotações
Fonte do texto: .crea-mg.org.br