03 maio 2016

CONCEITOS DE GESTÕES DE RESÍDUOS SÓLIDOS



Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos


OBJETIVO: - Apresentar o conceito de gestão de resíduos sólidos e os diferentes modelos de gestão.


Vimos que os resíduos sólidos são gerados desde o início da existência do homem e que nos tempos atuais a quantidade de resíduos gerada tem resultado em vários problemas: na saúde, no meio ambiente, sociais, econômicos e outros. Afinal, como se poderia diminuir esta geração de resíduos? Quais meios podem ser definidos para ajudar o município na solução dos problemas relacionados com os resíduos sólidos? No meio administrativo os cuidados com a cidade são conhecidos como gestão. 
 
Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos
Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos


Gestão

Este processo compreende as etapas de definição de princípios, objetivos, estabelecimento da política, do modelo de gestão, dos sistemas de controle operacional, de medição e avaliação de desempenho e previsão de quais recursos serão necessários.


Você sabia?

Se os resíduos sólidos não tiverem o cuidado adequado podem comprometer as outras áreas do saneamento (Água, Esgoto e Drenagem).


Por exemplo, um depósito clandestino de lixo pode contaminar um corpo d’água utilizado para abastecimento de água; uma coleta mal executada pode permitir que fiquem resíduos nas ruas entupindo bocas de lobo e os canais de esgoto.

O planejamento de qualquer serviço deve levar em consideração os aspectos: sociais, econômicos, culturais, ambientais, saúde e outros, garantindo desta forma o sucesso do plano.

Para que a coleta seja eficiente, a população deve exigir o cumprimento das leis, regulamentos, decretos, que reconhecem a limpeza urbana como direito do cidadão e dever da administração pública.

Informar e conscientizar a população da importância da coleta seletiva; levantar possíveis compradores de material reciclável; conseguir recurso financeiro; incluir formalmente os catadores na coleta seletiva e ter leis sobre o assunto; são ações importantes para o sucesso da coleta seletiva.

Em algumas cidades a população paga pelo serviço de limpeza urbana através de taxa de limpeza urbana incluída nos carnês de IPTU. Essa é uma forma de arrecadar dinheiro para a manutenção dos serviços de limpeza urbana Princípio dos 3 Rs, acondicionamento, coleta e transporte, limpeza de logradouro, tratamento e destinação final são etapas do gerenciamento de resíduos sólidos urbanos.

Para verificar se o sistema está funcionando da maneira adequada, alcançando todos os objetivos para os quais ele foi planejado é necessário fazer o monitoramento do sistema de limpeza urbana.

Faça a leitura individualmente e reflita a respeito da seguinte frase:

“Gestão é pensar em tudo que é necessário para que um sistema funcione da melhor forma possível”.

Cada grupo deve escrever o que é necessário para uma boa gestão para os resíduos sólidos. Anote na cartela de anotações CA-N3 recebida do monitor. As respostas serão apresentadas e discutidas. 

O objetivo é fixar o conceito de gestão de resíduos sólidos.
Use um espaço deixado abaixo para fazer suas anotações


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Um orador fará a leitura do texto “Exemplo de gestão de resíduos sólidos”.

Exemplo de gestão de resíduos sólidos

Imagine que uma cidade queira diminuir a geração dos resíduos que são destinados ao aterro, sendo que para isso pretende-se adotar a reciclagem, pois existe mercado para os materiais recicláveis. Dessa maneira a gestão, que esse município quer implementar, deve levar em conta alguns fatores como:


  • Levantar custos e fundos para implantação do programa de reciclagem.
  • Implementar leis.
  • Planejar todas as etapas operacionais necessárias ao programa. 
  •  Estrutura física e de pessoal (caminhão, galpão, funcionários etc).
  •  Informar e educar a população através de campanhas, informativos nos meios de comunicação, palestras nas escolas e outros. 

  • Fiscalizar o desempenho do programa.

Um orador fará a leitura dos textos: “Gestão Integrada”, “Gestão Participativa” e “Gestão
Compartilhada”.

Gestão Integrada
Define quais decisões, ações e procedimentos devem ser adotados em conjunto para manter o município limpo, dando destino correto e seguro aos resíduos sólidos, evitando danos ao meio ambiente. As etapas da gestão integrada são:

Gestão Integrada
Gestão Integrada


  • Planejamento;
  • Informação;
  • Monitoramento;
  • Investimento;
  • Leis;
  • Operação.

Gestão Participativa
Gestão Participativa

 Quando a sociedade participa, junto com os governantes, para solucionar os problemas do município opinando quais obras são necessárias e onde devem ser aplicados os recursos financeiros disponíveis.


Gestão Compartilhada

Quando dois ou mais municípios trabalham juntos para solucionarem um problema em comum.

Exemplo: construção e operação de um aterro sanitário para utilização por dois municípios vizinhos.






Você sabia?

Muitas vezes é necessário adotar mais de um tipo de gestão para solucionar os problemas dos resíduos sólidos.


Em grupo, discuta a seguinte pergunta: qual tipo de gestão é praticado no seu município?


Identifique, no quadro “Gestão Integrada” em qual etapa do gerenciamento você trabalha e anote nas linhas abaixo.





Fonte:crea-mg.org.br