19 abril 2016

SUSTENTABILIDADE X CIÊNCIAS - TIPO DE PLANO DE AULA

  Um plano de aula exemplo Sustentabilidade x ciências
 1 – O tema abordado: o assunto, o conteúdo a ser trabalhado


SUSTENTABILIDADE X CIÊNCIAS - TIPO DE PLANO DE AULA 
O conteúdo deste tema abordado é a  sustentabilidade x ciência demonstrando a sequencia de um plano de aula com o tema abordando Sustentabilidade x ciências onde se demonstra analises pesquisas materiais vídeos a se comparar e ver o melhor a seguir depois de pesquisados e analisados dentro da área ambiental, e política, e no final da postagem sobre o plano de aula descrever a orientações a quem vai seguir para quem vai lecionar, tipo de se ver e analisar é o vídeo de como gerar energia só com água...etc:
 
SUSTENTABILIDADE X CIÊNCIAS - TIPO DE PLANO DE AULA
SUSTENTABILIDADE X CIÊNCIAS - TIPO DE PLANO DE AULA


2 – A justificativa: o motivo de se trabalhar determinado assunto
No contexto político, científico e cultural da problemática ambiental, a educação ambiental tem uma história nos debates científicos e epistemológicos. A educação ambiental brasileira oferece sólidos elementos para mostrar que, apesar de todas as barreiras, outro tipo de ciência foi, está sendo feita e tende a consolidar-se. Com visões alternativas e paradigmas consequentes com a construção da sociedade sustentável orientada à democracia, justiça e ecologia.
 3 – Os objetivos gerais a serem alcançados: o que os alunos irão conseguir atingir com esse trabalho; com o estudo desse tema;
 Análise da trajetória e a recepção dos pesquisadores para revelar o processo de constituição de conceitos (sustentabilidade) e uma área de conhecimento (educação ambiental). Constata que a construção de uma sociedade sustentável é uma constante dúvida e utopia.
 4 – Os objetivos específicos: relacionados a cada uma das etapas de desenvolvimento do trabalho;
 Produzir conhecimentos, na perspectiva da sustentabilidade e da educação ambiental, está condicionada aos impactos e alternativas que possibilitam a construção de uma sociedade democrática, justa e ecologicamente sustentável.
5 – As etapas previstas: mais precisamente uma previsão de tempo, onde o professor organiza tudo que for trabalhado em pequenas etapas;
Nessa afirmativa exponho dois caminhos, entre vários outros, para análise. Embora, amplamente, aceita a ideia de que a ciência não é neutra, é bastante comum nos depararmos com essa afirmativa nas universidades, institutos de pesquisas, agências financiadoras, discursos na mídia e nas conversas do cotidiano. Essa ciência que se quer neutra, se apresenta como útil, avançada e de ponta, conta com enormes recursos financeiros e humanos para o seu desenvolvimento e domínio do campo profissional. Não só por isso, trata-se de uma ciência que mais questionamentos recebe do campo adversário, ou seja, da ciência comprometida com a sociedade a que nos referimos acima.
A segunda opção, da ciência comprometida, é aquela em que se situa esse artigo e que dialoga com outros trabalhos realizados no Brasil nos últimos anos.
6 - A metodologia que o professor usará: a forma como irá trabalhar, os recursos didáticos que auxiliarão a promover o aprendizado e a circulação do conhecimento no plano da sala de aula;
  Levantar materiais sobre o assunto relacionado tipo *imagens textos, jornais **vídeos distribuir em grupos e depois coloca-los  para estudar e pesquisar durante 1 quarto do tempo que tiver para trabalhar com eles depois passa em partes o que eles deveram fazer sozinhos exemplo abaixo em termos sustentabilidade, tecnologia, consumo sustentável, estatísticas, cidadania, reaproveitamento, reciclagem :
ABAIXO MATERIAIS A SE LEVANTAR  PARA OS ESTUDOS E ANALISES

 1º VÍDEO DE COMO GERAR ENERGIA SOMENTE COM ÁGUA




2º PANFLETO PARA LEVANTAR DADOS A SE ESTUDAR PARA O CONSUMO SUSTENTÁVEL, CIDADANIA, REUTILIZAÇÃO RECICLAGEM E OUTROS

 
SUSTENTABILIDADE X CIÊNCIAS - TIPO DE PLANO DE AULA
SUSTENTABILIDADE X CIÊNCIAS - TIPO DE PLANO DE AULA
 3º VÍDEO-  EXPLICANDO DE COMO MONTAR UM PROJETO DE SUSTENTABILIDADE





1ª PARTE
 impactos e alternativas que possibilitam a construção de uma sociedade democrática, justa e ecologicamente sustentável.
2ª PARTE 
 Diferenciar os caminhos diferente que podem ser seguidos durante a construção
3ª PARTE
 Analisar os caminhos e ver onde a ciência entra e o que ela muda
4ª PARTE
Fazer pesquisas por mídia com temas dos assunto analisados e comparar as pesquisas atuais e as analises já feitas

7 – A avaliação: a forma como o professor irá avaliar, se em prova escrita, participação do aluno, trabalhos, pesquisas, tarefas de casa, etc.
8 – A bibliografia: todo o material que o professor utilizou para fazer o seu planejamento. É importante tê-los em mãos, pois caso os alunos precisem ou apresentem interesse, terá como passar as informações.
Cada um desses aspectos irá depender das intenções do professor, sendo que este poderá fazer combinados prévios com os alunos, sobre cada um deles.
O importante é dar a oportunidade de o grupo crescer tanto nos conteúdos escolares, aprimorando e enriquecendo seus conceitos, como no seu envolvimento social, a partir da sua participação no mundo como cidadão de bem, responsável e comprometido com um mundo melhor.
Através dessa preocupação e organização, com um trabalho bem elaborado, com certeza a aula se tornará mais agradável e rica, proporcionando maior envolvimento de todos, além dos ótimos resultados para a aprendizagem.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia


Orientações
Plano de Aula
Uma previsão do que será lecionado
Ao adentrar em uma sala de aula o professor deve sempre ter em mente o que irá lecionar para aquela turma, ele deve saber o conteúdo, de que maneira vai abordar o assunto, quais os recursos didáticos necessários para aquela aula e, acima de tudo, ter uma aula bem preparada. Todo esse preparo tem um nome específico e chama-se plano de aula. Um plano de aula é um instrumento de trabalho do professor, nele o docente especifica o que será realizado dentro da sala, buscando com isso aprimorar a sua prática pedagógica bem como melhorar o aprendizado dos alunos.

O plano de aula funciona como um instrumento no qual o professor aborda de forma detalhada as atividades que pretende executar dentro da sala de aula, assim como a relação dos meios que ele utilizará para realização das mesmas. De maneira bem sintetizada pode-se dizer que o plano de aula é uma previsão de tudo o que será feito dentro de classe em um período determinado. É importante lembrar ao professor que a elaboração de um plano de aula não o isenta de preparar as aulas a serem ministradas, pelo contrário, ele deve sempre preparar uma boa aula, apresentando um esquema e uma sequência lógica dos temas trabalhados.

Um plano de aula tem como principal objetivo fazer a distribuição do conteúdo programático que será trabalhado durante o ano, o semestre, o trimestre, etc. e nele ainda deverá constar o número de aula e o tempo necessário para cada assunto abordado dentro da disciplina. É importante ressaltar que o plano de aula deve ser encarado como uma necessidade e não como exigência ou obrigação imposta pela coordenação do colégio.

Apesar de ser uma ferramenta que descreve detalhadamente os elementos necessários para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, o professor não deve ficar escravo dela, ou seja, ele pode se afastar do plano de aula sempre que os alunos tiverem necessidade, por exemplo, se o professor de física está lecionando a matéria de calorimetria que estava elaborada no plano de aula e sente a necessidade de fazer uma demonstração experimental para melhor fixação de conteúdo dos alunos, ele pode fazer sem medo, pois nem sempre é possível seguir à risca o plano.
Bibliografia:
Fonte da imagem pimaria :agrosustentavel.com.br / ecodesenvolvimento.org
 Fonte do texto:redalyc.org
 Fonte do texto:educador.brasilescola.uol.com.br(Por Marco Aurélio da Silva Equipe Brasil Escola).
Fonte do vídeo: Youtube.com