Um plano de aula exemplo Sustentabilidade x ciências
1 – O tema abordado: o assunto, o conteúdo a ser trabalhado
SUSTENTABILIDADE
X CIÊNCIAS - TIPO DE PLANO DE AULA
O
conteúdo deste tema abordado é a sustentabilidade x ciência demonstrando
a sequencia de um plano de aula com o tema abordando Sustentabilidade x
ciências onde se demonstra analises pesquisas materiais vídeos a se comparar e
ver o melhor a seguir depois de pesquisados e analisados dentro
da área ambiental, e política, e no final da postagem sobre o plano de aula
descrever a orientações a quem vai seguir para quem vai lecionar, tipo de se
ver e analisar é o vídeo de como gerar energia só com água...etc:
2 – A
justificativa: o motivo de se trabalhar determinado assunto
No
contexto político, científico e cultural da problemática ambiental, a educação
ambiental tem uma história nos debates científicos e epistemológicos. A
educação ambiental brasileira oferece sólidos elementos para mostrar que,
apesar de todas as barreiras, outro tipo de ciência foi, está sendo feita e
tende a consolidar-se. Com visões alternativas e paradigmas consequentes com a
construção da sociedade sustentável orientada à democracia, justiça e ecologia.
3
– Os objetivos gerais a serem alcançados: o que os alunos irão conseguir
atingir com esse trabalho; com o estudo desse tema;
Análise
da trajetória e a recepção dos pesquisadores para revelar o processo de
constituição de conceitos (sustentabilidade) e uma área de conhecimento
(educação ambiental). Constata que a construção de uma sociedade sustentável é
uma constante dúvida e utopia.
4
– Os objetivos específicos: relacionados a cada uma das etapas de
desenvolvimento do trabalho;
Produzir
conhecimentos, na perspectiva da sustentabilidade e da educação ambiental, está
condicionada aos impactos e alternativas que possibilitam a construção de uma
sociedade democrática, justa e ecologicamente sustentável.
5 – As
etapas previstas: mais precisamente uma previsão de tempo, onde o professor
organiza tudo que for trabalhado em pequenas etapas;
Nessa
afirmativa exponho dois caminhos, entre vários outros, para análise. Embora,
amplamente, aceita a ideia de que a ciência não é neutra, é bastante comum nos
depararmos com essa afirmativa nas universidades, institutos de pesquisas,
agências financiadoras, discursos na mídia e nas conversas do cotidiano. Essa
ciência que se quer neutra, se apresenta como útil, avançada e de ponta, conta
com enormes recursos financeiros e humanos para o seu desenvolvimento e domínio
do campo profissional. Não só por isso, trata-se de uma ciência que mais
questionamentos recebe do campo adversário, ou seja, da ciência comprometida
com a sociedade a que nos referimos acima.
A
segunda opção, da ciência comprometida, é aquela em que se situa esse artigo e
que dialoga com outros trabalhos realizados no Brasil nos últimos anos.
6 - A
metodologia que o professor usará: a forma como irá trabalhar, os recursos
didáticos que auxiliarão a promover o aprendizado e a circulação do
conhecimento no plano da sala de aula;
Levantar materiais sobre o assunto relacionado tipo
*imagens textos, jornais **vídeos distribuir em grupos e depois coloca-los
para estudar e pesquisar durante 1 quarto do tempo que tiver para trabalhar com
eles depois passa em partes o que eles deveram fazer sozinhos exemplo abaixo em
termos sustentabilidade, tecnologia, consumo sustentável, estatísticas,
cidadania, reaproveitamento, reciclagem :
ABAIXO
MATERIAIS A SE LEVANTAR PARA OS ESTUDOS E ANALISES
1º
VÍDEO DE COMO GERAR ENERGIA SOMENTE COM ÁGUA
2º PANFLETO PARA LEVANTAR DADOS A SE ESTUDAR PARA O CONSUMO SUSTENTÁVEL, CIDADANIA, REUTILIZAÇÃO RECICLAGEM E OUTROS
3º VÍDEO- EXPLICANDO DE COMO MONTAR UM PROJETO DE SUSTENTABILIDADE
1ª
PARTE
impactos
e alternativas que possibilitam a construção de uma sociedade democrática,
justa e ecologicamente sustentável.
2ª
PARTE
Diferenciar
os caminhos diferente que podem ser seguidos durante a construção
3ª
PARTE
Analisar
os caminhos e ver onde a ciência entra e o que ela muda
4ª
PARTE
Fazer
pesquisas por mídia com temas dos assunto analisados e comparar as pesquisas
atuais e as analises já feitas
7 – A
avaliação: a forma como o professor irá avaliar, se em prova escrita,
participação do aluno, trabalhos, pesquisas, tarefas de casa, etc.
8 – A
bibliografia: todo o material que o professor utilizou para fazer o seu
planejamento. É importante tê-los em mãos, pois caso os alunos precisem ou
apresentem interesse, terá como passar as informações.
Cada
um desses aspectos irá depender das intenções do professor, sendo que este
poderá fazer combinados prévios com os alunos, sobre cada um deles.
O
importante é dar a oportunidade de o grupo crescer tanto nos conteúdos
escolares, aprimorando e enriquecendo seus conceitos, como no seu envolvimento
social, a partir da sua participação no mundo como cidadão de bem, responsável
e comprometido com um mundo melhor.
Através
dessa preocupação e organização, com um trabalho bem elaborado, com certeza a
aula se tornará mais agradável e rica, proporcionando maior envolvimento de
todos, além dos ótimos resultados para a aprendizagem.
Por
Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Graduada em Pedagogia
Orientações
Plano de Aula
Uma
previsão do que será lecionado
Ao adentrar em uma sala de
aula o professor deve sempre ter em mente o que irá lecionar para aquela turma,
ele deve saber o conteúdo, de que maneira vai abordar o assunto, quais os
recursos didáticos necessários para aquela aula e, acima de tudo, ter uma aula
bem preparada. Todo esse preparo tem um nome específico e chama-se plano de
aula. Um plano de aula é um instrumento de trabalho do professor, nele o
docente especifica o que será realizado dentro da sala, buscando com isso
aprimorar a sua prática pedagógica bem como melhorar o aprendizado dos alunos.
O plano de aula funciona como um instrumento no qual o professor aborda de forma detalhada as atividades que pretende executar dentro da sala de aula, assim como a relação dos meios que ele utilizará para realização das mesmas. De maneira bem sintetizada pode-se dizer que o plano de aula é uma previsão de tudo o que será feito dentro de classe em um período determinado. É importante lembrar ao professor que a elaboração de um plano de aula não o isenta de preparar as aulas a serem ministradas, pelo contrário, ele deve sempre preparar uma boa aula, apresentando um esquema e uma sequência lógica dos temas trabalhados.
Um plano de aula tem como principal objetivo fazer a distribuição do conteúdo programático que será trabalhado durante o ano, o semestre, o trimestre, etc. e nele ainda deverá constar o número de aula e o tempo necessário para cada assunto abordado dentro da disciplina. É importante ressaltar que o plano de aula deve ser encarado como uma necessidade e não como exigência ou obrigação imposta pela coordenação do colégio.
Apesar de ser uma ferramenta que descreve detalhadamente os elementos necessários para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, o professor não deve ficar escravo dela, ou seja, ele pode se afastar do plano de aula sempre que os alunos tiverem necessidade, por exemplo, se o professor de física está lecionando a matéria de calorimetria que estava elaborada no plano de aula e sente a necessidade de fazer uma demonstração experimental para melhor fixação de conteúdo dos alunos, ele pode fazer sem medo, pois nem sempre é possível seguir à risca o plano.
O plano de aula funciona como um instrumento no qual o professor aborda de forma detalhada as atividades que pretende executar dentro da sala de aula, assim como a relação dos meios que ele utilizará para realização das mesmas. De maneira bem sintetizada pode-se dizer que o plano de aula é uma previsão de tudo o que será feito dentro de classe em um período determinado. É importante lembrar ao professor que a elaboração de um plano de aula não o isenta de preparar as aulas a serem ministradas, pelo contrário, ele deve sempre preparar uma boa aula, apresentando um esquema e uma sequência lógica dos temas trabalhados.
Um plano de aula tem como principal objetivo fazer a distribuição do conteúdo programático que será trabalhado durante o ano, o semestre, o trimestre, etc. e nele ainda deverá constar o número de aula e o tempo necessário para cada assunto abordado dentro da disciplina. É importante ressaltar que o plano de aula deve ser encarado como uma necessidade e não como exigência ou obrigação imposta pela coordenação do colégio.
Apesar de ser uma ferramenta que descreve detalhadamente os elementos necessários para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, o professor não deve ficar escravo dela, ou seja, ele pode se afastar do plano de aula sempre que os alunos tiverem necessidade, por exemplo, se o professor de física está lecionando a matéria de calorimetria que estava elaborada no plano de aula e sente a necessidade de fazer uma demonstração experimental para melhor fixação de conteúdo dos alunos, ele pode fazer sem medo, pois nem sempre é possível seguir à risca o plano.
Fonte do texto:educador.brasilescola.uol.com.br(Por Marco Aurélio da Silva Equipe Brasil Escola).
Fonte do vídeo: Youtube.com