25 abril 2016

BRASILIDADE E SUAS SUSTENTABILIDADES

Quando pensamos em Brasil, já vem em nossa mente uma mesa farta, com muitos tipos de pratos e em grandes quantidades, abundância de recursos naturais e hídricos, quilômetros de natureza, rica biodiversidade, entre outros.

Porém, ao longo dos anos, este cenário vem mudando, inclusive para os brasileiros. Apesar de ter a palavra “abundância” em nosso DNA, o tema sustentabilidade tem ganhado muita repercussão por aqui.
 
BRASILIDADE E SUAS SUSTENTABILIDADES
BRASILIDADE E SUAS SUSTENTABILIDADES
 Fonte do imagem:www.rdiblog.com.br
Nossa natureza já não é mais como anos atrás, nossos recursos naturais e hídricos também vem se esgotando um pouco a cada dia e a fartura presente na mesa dos brasileiros, cada vez mais, tem sido repensada e o reaproveitamento de alimentos e insumos está em alta. Sendo assim, nós, brasileiros, estamos cada vez mais antenados em ações sustentáveis.

O tema sustentabilidade também está presente na moda brasileira. O chique do momento é ser sustentável, não só para proporcionar uma imagem de marca positiva perante os consumidores, mas está virando realmente uma filosofia.

No Brasil, algumas opções sustentáveis já tem invadido as passarelas e vitrines, são elas: tecidos PET, orgânicos, de diversos tipos de fibras, de juta, biológicos, corantes inofensivos, sacolas plásticas que viraram ecobags, enfim, opções não faltam para se tornar um repercussor da sustentabilidade em nosso país.

A moda sustentável ainda possui um preço mais elevado, pois a produção ainda é em pequena escala. A boa notícia é que cada vez mais as marcas tem se preocupado com este tema e tem investido em criações incríveis, com design e que ainda protegem o meio ambiente.Fernanda Dalben


Um país de cores, formas, contrastes, texturas, diversidade. Um povo alegre, multicultural, criativo. Misturando todas essas características chega-se à Brasilidade (ou brasileirismo, como queira) que nada mais é do que a bossa, o estilo e o jeitinho inconfundível. “O Brasil é um país que tem uma forte miscigenação. A mistura de costumes faz com que o brasileiro seja um povo de hábitos diversificados,” comenta Luciana Orsolin, diretora executiva da Acessories, de Novo Hamburgo/RS. “Brasilidade é a mistura de raças, cores, sabores e aromas deste país que acolheu um pouco de cada cultura que aqui chegou” esclarece Patrícia Gagliano Hassid,

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Como usar a brasilidade a favor do seu negócio

As empresas devem transmitir brasilidade em todos os pontos de contato com o consumidor.  Pontos de contato são todas as formas que seu cliente, ou potencial cliente, pode ter com a marca e seus produtos e serviços.

Na 4ª edição do Papo de Negócios Sebrae 2014, por meio de um painel sobre o tema, uma consultora do Sebrae esclareceu que usar a brasilidade é incluir na oferta de produtos e serviços uma boa dose da identidade e da característica brasileira. O turista estrangeiro quando vem ao Brasil, em tudo que ele compra, em tudo que ele consome, ele quer ter a certeza de que está passando por uma experiência autenticamente brasileira.

Para associar brasilidade aos pontos de contato do negócio, recomenda-se:
1º) Identificar quais são os pontos de contato acessíveis ao cliente ou potencial consumidor.
2º) Corresponder a cada um desses pontos como o cliente interage com ele.
3º) Fazer conexão do conceito de brasilidade com a forma de interação do cliente.

Algumas dicas rápidas e exemplos bem práticos
Para cumprir a primeira etapa, fuja do óbvio. Procure listar todos os pontos de contato que seu negócio possui. No primeiro momento, escreva os itens em uma lista de papel, sem julgar a conveniência, ou não, daquele ponto de contato.
BRASILIDADE E SUAS SUSTENTABILIDADES
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Fonte da imagem: sustentabilidade.sebrae.com.br

Uma cadeira, por exemplo, pode ser um ponto de contato com sua marca. Uma cadeira desconfortável ou insegura, ou mesmo a ausência de qualquer cadeira, caracterizará, certamente, um ponto de contato negativo. Por outro lado, uma cadeira que, além de segura e confortável, transmita brasilidade por meio da aplicação de adornos do artesanato local, compondo esteticamente o ambiente, pode representar um gancho tanto com a temática da Copa do Mundo, como com sua marca, produtos e serviços.

Antes de definir quais os pontos de contato farão parte do projeto de brasilidade para o seu negócio, pense no conjunto da obra. Isto é, não se deve realizar esse tipo de intervenção sem analisar antecipadamente o resultado final, sob pena de perder o efeito desejado dessa comunicação com o mercado.

Contar com o apoio de especialistas pode ser muito mais que vantajoso, porque além de efeitos estéticos, existem custos a serem planejados já que apenas a cadeira usada como exemplo jamais transmitiria sozinha o conceito de brasilidade de um ambiente inteiro. É a ajuda de especialistas que vai chancelar seu julgamento da conveniência, ou não, dos pontos de contato que seu projeto de brasilidade utilizará.

É importante destacar que nem sempre você precisará criar ou investir muito nos pontos de contato. Muitas vezes, eles já estão presentes na loja e o que falta é um projeto de comunicação mais eficaz.

Suponhamos que você já tenha exatamente a mesma cadeira mencionada como exemplo. Porém, seus clientes e nem mesmo sua equipe de atendimento sabem que aqueles adornos foram confeccionados por artistas brasileiros – muitas vezes artistas da região – e que foram cuidadosamente aplicados para dar coerência estética à ambientação do seu negócio. Nesse caso, etiquetas ou displays informando, por exemplo, a autoria da peça e a origem da matéria-prima contribuem para compor a comunicação de brasilidade com o ambiente. Enfim, valorize a brasilidade que já está presente nos seus pontos de contato. Foque a brasilidade também sob a ótica da cultura regional.

Falta de brasilidade é a principal barreira
Durante os jogos da Copa das Confederações 2013, o Sebrae identificou por meio da metodologia do cliente oculto que a falta de brasilidade em produtos/serviços foi principal barreira para a realização de negócios com turistas estrangeiros em quatro cidades-sede dos jogos: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza e Rio de Janeiro.

Foram avaliados negócios de serviços, turismo e comércio durante os jogos da competição. Entre os problemas mais comuns de falta de brasilidade, viu-se em Brasília e Belo Horizonte lojas de roupa que não ofereciam qualquer artigo com as cores ou características nacionais. Encontravam-se apenas peças das coleções de inverno em tons pastéis e escuros.

Se problemas como esses permanecerem nessas ou nas demais cidades-sede dos jogos da copa do mundo, os pequenos estabelecimentos estarão perdendo uma boa oportunidade de ganho de receita a partir do turista estrangeiro.
 Fonte de texto: revistanalagoa.com
Fonte de texto:abup.com.br
Fonte de texto: sebraemercados.com.br