Quando pensamos em Brasil, já vem em nossa mente uma mesa farta, com
muitos tipos de pratos e em grandes quantidades, abundância de recursos
naturais e hídricos, quilômetros de natureza, rica biodiversidade, entre
outros.
Porém, ao longo dos anos, este cenário vem mudando, inclusive para os
brasileiros. Apesar de ter a palavra “abundância” em nosso DNA, o tema
sustentabilidade tem ganhado muita repercussão por aqui.
Nossa natureza já não é mais como anos atrás, nossos recursos
naturais e hídricos também vem se esgotando um pouco a cada dia e a
fartura presente na mesa dos brasileiros, cada vez mais, tem sido
repensada e o reaproveitamento de alimentos e insumos está em alta.
Sendo assim, nós, brasileiros, estamos cada vez mais antenados em ações
sustentáveis.
O tema sustentabilidade também está presente na moda brasileira. O
chique do momento é ser sustentável, não só para proporcionar uma imagem
de marca positiva perante os consumidores, mas está virando realmente
uma filosofia.
No Brasil, algumas opções sustentáveis já tem invadido as passarelas e
vitrines, são elas: tecidos PET, orgânicos, de diversos tipos de
fibras, de juta, biológicos, corantes inofensivos, sacolas plásticas que
viraram ecobags, enfim, opções não faltam para se tornar um repercussor
da sustentabilidade em nosso país.
A moda sustentável ainda possui um preço mais elevado, pois a
produção ainda é em pequena escala. A boa notícia é que cada vez mais as
marcas tem se preocupado com este tema e tem investido em criações
incríveis, com design e que ainda protegem o meio ambiente.Fernanda Dalben
Um país de cores, formas, contrastes, texturas, diversidade. Um povo
alegre, multicultural, criativo. Misturando todas essas características
chega-se à Brasilidade (ou brasileirismo, como queira) que nada mais é
do que a bossa, o estilo e o jeitinho inconfundível. “O Brasil é um país
que tem uma forte miscigenação. A mistura de costumes faz com que o
brasileiro seja um povo de hábitos diversificados,” comenta Luciana
Orsolin, diretora executiva da Acessories, de Novo Hamburgo/RS.
“Brasilidade é a mistura de raças, cores, sabores e aromas deste país
que acolheu um pouco de cada cultura que aqui chegou” esclarece Patrícia
Gagliano Hassid,
BRASILIDADE E SUAS SUSTENTABILIDADES |
Como usar a brasilidade a favor do seu negócio
As empresas devem transmitir brasilidade em todos os pontos de
contato com o consumidor. Pontos de contato são todas as formas que seu
cliente, ou potencial cliente, pode ter com a marca e seus produtos e
serviços.
Na 4ª edição do Papo de Negócios Sebrae 2014, por meio de um painel
sobre o tema, uma consultora do Sebrae esclareceu que usar a brasilidade
é incluir na oferta de produtos e serviços uma boa dose da identidade e
da característica brasileira. O turista estrangeiro quando vem ao
Brasil, em tudo que ele compra, em tudo que ele consome, ele quer ter a
certeza de que está passando por uma experiência autenticamente
brasileira.
Para associar brasilidade aos pontos de contato do negócio, recomenda-se:
1º) Identificar quais são os pontos de contato acessíveis ao cliente ou potencial consumidor.
2º) Corresponder a cada um desses pontos como o cliente interage com ele.
3º) Fazer conexão do conceito de brasilidade com a forma de interação do cliente.
Algumas dicas rápidas e exemplos bem práticos
Para cumprir a primeira etapa, fuja do óbvio. Procure listar todos os
pontos de contato que seu negócio possui. No primeiro momento, escreva
os itens em uma lista de papel, sem julgar a conveniência, ou não,
daquele ponto de contato.
BRASILIDADE E SUAS SUSTENTABILIDADES |
Uma cadeira, por exemplo, pode ser um ponto de contato com sua marca.
Uma cadeira desconfortável ou insegura, ou mesmo a ausência de qualquer
cadeira, caracterizará, certamente, um ponto de contato negativo. Por
outro lado, uma cadeira que, além de segura e confortável, transmita
brasilidade por meio da aplicação de adornos do artesanato local,
compondo esteticamente o ambiente, pode representar um gancho tanto com a
temática da Copa do Mundo, como com sua marca, produtos e serviços.
Antes de definir quais os pontos de contato farão parte do projeto de
brasilidade para o seu negócio, pense no conjunto da obra. Isto é, não
se deve realizar esse tipo de intervenção sem analisar antecipadamente o
resultado final, sob pena de perder o efeito desejado dessa comunicação
com o mercado.
Contar com o apoio de especialistas pode ser muito mais que
vantajoso, porque além de efeitos estéticos, existem custos a serem
planejados já que apenas a cadeira usada como exemplo jamais
transmitiria sozinha o conceito de brasilidade de um ambiente inteiro. É
a ajuda de especialistas que vai chancelar seu julgamento da
conveniência, ou não, dos pontos de contato que seu projeto de
brasilidade utilizará.
É importante destacar que nem sempre você precisará criar ou investir
muito nos pontos de contato. Muitas vezes, eles já estão presentes na
loja e o que falta é um projeto de comunicação mais eficaz.
Suponhamos que você já tenha exatamente a mesma cadeira mencionada
como exemplo. Porém, seus clientes e nem mesmo sua equipe de atendimento
sabem que aqueles adornos foram confeccionados por artistas brasileiros
– muitas vezes artistas da região – e que foram cuidadosamente
aplicados para dar coerência estética à ambientação do seu negócio.
Nesse caso, etiquetas ou displays informando, por exemplo, a autoria da
peça e a origem da matéria-prima contribuem para compor a comunicação de
brasilidade com o ambiente. Enfim, valorize a brasilidade que já está
presente nos seus pontos de contato. Foque a brasilidade também sob a
ótica da cultura regional.
Falta de brasilidade é a principal barreira
Durante os jogos da Copa das Confederações 2013, o Sebrae identificou
por meio da metodologia do cliente oculto que a falta de brasilidade em
produtos/serviços foi principal barreira para a realização de negócios
com turistas estrangeiros em quatro cidades-sede dos jogos: Belo
Horizonte, Brasília, Fortaleza e Rio de Janeiro.
Foram avaliados negócios de serviços, turismo e comércio durante os
jogos da competição. Entre os problemas mais comuns de falta de
brasilidade, viu-se em Brasília e Belo Horizonte lojas de roupa que não
ofereciam qualquer artigo com as cores ou características nacionais.
Encontravam-se apenas peças das coleções de inverno em tons pastéis e
escuros.
Se problemas como esses permanecerem nessas ou nas demais
cidades-sede dos jogos da copa do mundo, os pequenos estabelecimentos
estarão perdendo uma boa oportunidade de ganho de receita a partir do
turista estrangeiro.
Fonte de texto: revistanalagoa.com Fonte de texto:abup.com.br
Fonte de texto: sebraemercados.com.br