MARKETING E COMUNICAÇÃO
Comunicar as ações da sua empresa também faz parte da sustentabilidade.
No entanto, mais do que mostrar aos clientes o que a sua empresa tem de
bom, é preciso entusiasmá-los e seguir um caminho responsável. Na medida
em que promove produtos, processos e os seus impactos positivos, sua
empresa constrói vantagem competitiva, reputação e promove boas mudanças
no mercado.
Assista ao vídeo e saiba mais sobre Marketing e Comunicação.
Dimensões da Sustentabilidade – Marketing e Comunicação |
Dimensões da Sustentabilidade – Marketing e Comunicação
Fonte do texto:http://sustentabilidade.sebrae.com.brFonte da imagem:www.ufjf.br
AS 8 PRINCIPAIS FORMAS DE COMUNICAÇÃO E MARKETING
Uma das mais importantes atribuições do marketing é a atividade de comunicação, ou seja, a
forma através da qual as empresas procuram informar, persuadir e
lembrar os consumidores a respeito de seus produtos e de sua marca. Em outras palavras, a comunicação de marketing representa a voz da empresa. E quais são as principais formas de comunicação? Quais as vantagens de cada uma? Veja a seguir:
1) PROPAGANDA:
É uma forma paga de apresentação e promoção não pessoal de ideias,
produtos ou serviços por meio de mídia impressa, eletrônica, em rede e
expositiva (Exs.: jornais, revistas, newsletters, folhetos, mala direta,
rádio, TV, telefone, Internet, outdoors, painéis, placas, cartazes,
etc.)
Vantagens da propaganda:
– Penetração: Permite que a mensagem seja repetida várias
vezes, além de recebida e comparada, pelos consumidores, com as
mensagens dos concorrentes.
– Aumento da expressividade: Oportunidade de demonstrar os produtos/serviços por meio do uso artístico da impressão, do som e da cor.
– Controle: A empresa anunciante pode optar em quais aspectos da marca e do produto/serviço concentrará seu foco.
2) PROMOÇÃO DE VENDAS:
É um incentivo de curta duração que visa estimular a experimentação ou a
compra de um produto/serviço de modo mais intenso e rápido.
Vantagens da promoção de vendas:
– Capacidade de chamar a atenção: Atrai a atenção e geralmente leva o consumidor até o produto/serviço.
– Incentivo: Inclui certo tipo de concessão, estímulo ou contribuição valiosa para o consumidor.
– Convite: Constitui um convite especial para que o consumidor realize a aquisição imediatamente.
3) EVENTOS E EXPERIÊNCIAS:
São atividades e programas patrocinados por uma empresa com o objetivo
de criar interações com os consumidores, que estejam associados à marca.
Vantagens dos eventos e experiências:
– Relevantes: Se bem escolhidos podem ser considerados bastante relevantes, já que o consumidor estará pessoalmente envolvido.
– Envolventes: Pelo fato de ocorrerem ao vivo e em tempo real, são vistos como mais envolventes pelos consumidores.
– Implícitos: Costumam ser um tipo de venda indireta e considerada não agressiva.
4) RELAÇÕES PÚBLICAS E PUBLICIDADE: São programas que servem para promover ou proteger a imagem de uma empresa ou a comunicação de seus produtos/serviços.
Vantagens das relações públicas e publicidade:
– Alta credibilidade: Na mente dos consumidores, matérias em jornais ou revistas são mais autênticas e confiáveis do que propagandas.
– Possibilidade de atingir consumidores arredios: A atividade de relações públicas é capaz de atingir clientes potenciais que são arredios à mídia em massa.
– Dramatização: A atividade de relações públicas pode contar a história de uma empresa, marca ou produto.
5) MARKETING DIRETO: Consiste no uso de meios como correio, telefone, email ou Internet para estabelecer uma comunicação direta com os consumidores.
Vantagens do marketing direto:
– Personalização: A mensagem pode ser elaborada para atrair o destinatário.
– Atualização: A mensagem pode ser preparada de maneira rápida.
– Interação: A mensagem pode sofrer alteração, dependendo de qual for a resposta do destinatário.
6) MARKETING INTERATIVO:
São atividades e programas online destinados a envolver os consumidores
e aumentar seu conhecimento, melhorar a imagem da marca ou gerar
vendas.
Vantagens do marketing interativo:
– Personalização: Assim como no marketing direto, a mensagem pode ser elaborada para atrair o destinatário.
– Atualização: Assim como no marketing direto, a mensagem pode ser preparada de maneira rápida.
– Interação: Assim como no marketing direto, a mensagem pode sofrer alteração, dependendo de qual for a resposta do destinatário.
7) MARKETING BOCA A BOCA:
É a comunicação verbal, escrita ou eletrônica, de uma pessoa para
outra, sobre os méritos ou experiências com a aquisição e uso de um
produto/serviço.
Vantagens do marketing boca a boca:
– Influente: Visto que as pessoas confiam naquelas que
conhecem (parentes, amigos, etc.), a comunicação boca a boca pode ser
extremamente influente.
– Pessoal: Pode ser um diálogo muito íntimo que reflete fatos, opiniões e experiências pessoais.
– Oportuno: Ocorre quando as pessoas querem ouvir e estão interessadas, geralmente após eventos ou experiências marcantes.
8) VENDAS PESSOAIS:
São interações pessoais (cara a cara) com um ou mais potenciais
compradores com o intuito de apresentar produtos/serviços, esclarecer
dúvidas e estimular a venda.
Vantagens das vendas pessoais:
– Interação pessoal: Implicam em um relacionamento imediato e interativo entre as pessoas, onde cada uma pode observar as reações da outra.
– Relacionamento: Possibilidade de surgirem todos os tipos de relacionamentos, dos mais simples (profissionais) aos mais profundos (amizades).
– Resposta: Geralmente, o consumidor pode fazer escolhas pessoais e é estimulado a responder diretamente.
Fonte: KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
Fonte:comunicacaoetendencias.com.br