16 março 2016

DIMENSÕES DA SUSTENTABILIDADE NOS PEQUENOS NEGÓCIOS

A sustentabilidade tem se solidificado nos últimos dez anos como a força propulsora de novos modelos econômicos que se pautam no equilíbrio de valores financeiros, sociais e ecológicos. No palco das mudanças para uma economia sustentável, estamos assistindo ao protagonismo crescente dos pequenos negócios.
DIMENSÕES DA SUSTENTABILIDADE NOS PEQUENOS NEGÓCIOS

Muito do que antes se atribuía às grandes corporações na mudança de práticas produtivas e modelos de negócios, passa a ser valor reconhecido dos pequenos negócios em suas respostas mais rápidas às demandas em curso. A inovação passa a constituir ferramental da sustentabilidade, considerando a preservação ambiental e inclusão social: tecnologias para todos (crowdsourcing) a serviço do meio ambiente
(tecnologias verdes) e da sociedade (tecnologias sociais) não precisam ser privilégio dos grandes produtores: pela maior proximidade com as realidades socioambientais, a inovação sustentável passa a ser condição estratégica para os pequenos negócios.

As energias renováveis, alimentando uma nova economia, tem nesse setor, laboratórios de experimentação,
em especial, a descentralização energética. Cada fábrica, cada loja, cada centro de compras passará a dispor de seus próprios geradores de energia integrados em sistemas locais de redes inteligentes (smart grids).

A indústria da reciclagem tem sua raiz nos empreendimentos locais, reunindo pessoas que se mobilizam em
busca de renda. Resíduos de casas e edifícios em reforma são reaproveitados e comercializados no grande varejo, a pavimentação de ruas através do processamento industrial de pneus reciclados, a fabricação de sapatos com dejetos de borracha, móveis e utensílios ecológicos, tapetes para automóveis, são todos processos de produção local provenientes de pequenos negócios.

O aumento da lucratividade implica na redução do desperdício: quanto menor a pegada ecológica maior a competitividade, maior eficiência energética, melhores resultados no balanço financeiro. O relacionamento com o mercado impacta favoravelmente nos resultados, uma vez que os pequenos negócios e seus públicos têm uma relação mais próxima e interdependente.

Os melhores talentos já começam a tomar novas direções em suas carreiras, com menos vínculos e mais
liberdade para viver e empreender, querendo exercer o seu protagonismo profissional, seja atuando como
empresários ou como empreendedores individuais.

OS IMPERATIVOS DA SUSTENTABILIDADE

As pequenas empresas são a parcela da economia que mais cresce no cenário mundial e que garantem o maior contingente de empregos. Sua operação, a maioria na área de serviços e uma menor parcela na área
de manufaturados, afeta os sistemas ecológicos e sociais.

Segundo o estudo Challenges and Opportunities for SMPs and SMEs (Desafios e oportunidades para pequenas práticas e pequenos negócios) realizado pela IAC International Accountants Federation (Federação Internacional de Contabilidade) em 2013, os pequenos negócios têm enfrentado pressão crescente na relação com o meio ambiente, pois fazem parte da cadeia produtiva que gera impactos importantes na biosfera.

No entanto, ainda não colocam a sustentabilidade no rol de ações estratégicas prioritárias. Mas a longo prazo, esse quadro poderá se reverter. Esse mesmo estudo indica crescimento de práticas sustentáveis das
pequenas empresas, principalmente as que se referem à redução da emissão de CO2.

BRASIL, SINAL VERDE

O potencial brasileiro nunca foi tão evidente aos olhos do mundo. Tem atraído investimentos estrangeiros, tem forte atuação na economia global, pois tem a mais rica biodiversidade do planeta, o maior volume de água limpa, tem matriz energética limpa e é pioneiro em tecnologias energéticas sustentáveis.

O país é um ponto de luz verde para os pequenos negócios posicionarem estrategicamente suas marcas em âmbito local, nacional, regional e global.

O momento não poderia ser mais propício, principalmente agora que o país será sede dos mais importantes eventos mundiais: a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016. Turistas (consumidores e empresários) dos cinco continentes estarão em contato com nossa “Brasilidade”, em grande parte ou na maioria provenientes de pequenos negócios. Além disso, o cenário brasileiro se apresenta bastante positivo, principalmente no âmbito das licitações com o governo (municipal, estadual e federal): os pequenos negócios foram os principais vendedores de bens para o  governo federal, em 2012.

Existe também uma consciência crescente sobre a importância das ações sustentáveis: estudo do Sebrae realizado em 2012 (O que pensam as micro e pequenas empresas sobre sustentabilidade) revela que 79% dos proprietários dos pequenos negócios sabem que as ações sustentáveis podem atrair mais clientes e que a sustentabilidade está fortemente associada às questões ambientais, sociais e econômicas.

Dos R$ 40 milhões gastos nas licitações sustentáveis, 57% foram pagos para os pequenos empreendimentos (levantamento Sebrae realizado em 2013).
 Em apenas dois anos, a participação dessas empresas que venderam para o governo, de R$ 6,6 milhões em 2010 foi para R$ 22,4 milhões em 2012, o que representa um crescimento de 115%.

ACIONANDO O RADAR DAS TENDÊNCIAS

Diante das forças que determinam se um empreendimento segue ou não seu rumo, a observação periódica das tendências passa a ser condição para a competitividade do negócio. Tendências são mudanças em curso que levam a um determinado ponto de chegada, as quais podem gerar impactos positivos ou negativos no negócio em questão. Acionar o “radar” empresarial que capte essas mudanças e as analise e monitore à luz da sustentabilidade, pode garantir não só a sobrevivência do negócio como também torná-lo mais inovador.

O Sebrae tem observado o dinâmico movimento da economia na resposta aos novos paradigmas da sustentabilidade e dentro desse novo cenário, a partir de uma ampla pesquisa em fontes privilegiadas de informação - nacionais e internacionais - identificou doze tendências que já estão mudando a realidade dos
pequenos negócios.

O rastreamento, observação e análise das informações envolveram as seguintes dimensões de mudança: demografia, relações sociais, novas tecnologias, meio ambiente, legislação/ações governamentais e novas dinâmicas da economia. Uma vez identificadas as mudanças, estas foram analisadas através de metodologias de prospecção, em três direções: longitudinal (com maior profundidade), latitudinal (com analises inter-relacionais e sistêmicas) e temporais (visando maior alcance do tempo, ou seja, médio e longo prazos).

TENDÊNCIAS DE SUSTENTABILIDADE

1. Crescimento qualitativo
2. Sustentabilidade negócios sociais em cadeia
3. Recompensas climáticas
4. Ecoeficiência
5. Talentos verdes
6. A era do acesso
7. Setor 2.5 – Sustentabilidade negócios sociais
8. Licença para operar
9. A feminização da economia
10. Vantagem colaborativa
11. Sustentabilidade interior
12. Brasilidade
* Estes itens das tendências de sustentabilidade estarão publicados em outras paginas no futuro.
Fonte:https://www.sebraemg.com.br