A sustentabilidade tem se solidificado nos últimos dez anos como a força propulsora de novos modelos econômicos que se pautam no equilíbrio de valores financeiros, sociais e ecológicos. No palco das mudanças para uma economia sustentável, estamos assistindo ao protagonismo crescente dos pequenos negócios.
DIMENSÕES DA SUSTENTABILIDADE NOS PEQUENOS NEGÓCIOS |
(tecnologias verdes) e da sociedade (tecnologias sociais) não precisam ser privilégio dos grandes produtores: pela maior proximidade com as realidades socioambientais, a inovação sustentável passa a ser condição estratégica para os pequenos negócios.
As energias renováveis, alimentando uma nova economia, tem nesse setor, laboratórios de experimentação,
em especial, a descentralização energética. Cada fábrica, cada loja, cada centro de compras passará a dispor de seus próprios geradores de energia integrados em sistemas locais de redes inteligentes (smart grids).
busca de renda. Resíduos de casas e edifícios em reforma são reaproveitados e comercializados no grande varejo, a pavimentação de ruas através do processamento industrial de pneus reciclados, a fabricação de sapatos com dejetos de borracha, móveis e utensílios ecológicos, tapetes para automóveis, são todos processos de produção local provenientes de pequenos negócios.
O aumento da lucratividade implica na redução do desperdício: quanto menor a pegada ecológica maior a competitividade, maior eficiência energética, melhores resultados no balanço financeiro. O relacionamento com o mercado impacta favoravelmente nos resultados, uma vez que os pequenos negócios e seus públicos têm uma relação mais próxima e interdependente.
Os melhores talentos já começam a tomar novas direções em suas carreiras, com menos vínculos e mais
liberdade para viver e empreender, querendo exercer o seu protagonismo profissional, seja atuando como
empresários ou como empreendedores individuais.
OS IMPERATIVOS DA SUSTENTABILIDADE
As pequenas empresas são a parcela da economia que mais cresce no cenário mundial e que garantem o maior contingente de empregos. Sua operação, a maioria na área de serviços e uma menor parcela na área
de manufaturados, afeta os sistemas ecológicos e sociais.
Segundo o estudo Challenges and Opportunities for SMPs and SMEs (Desafios e oportunidades para pequenas práticas e pequenos negócios) realizado pela IAC International Accountants Federation (Federação Internacional de Contabilidade) em 2013, os pequenos negócios têm enfrentado pressão crescente na relação com o meio ambiente, pois fazem parte da cadeia produtiva que gera impactos importantes na biosfera.
No entanto, ainda não colocam a sustentabilidade no rol de ações estratégicas prioritárias. Mas a longo prazo, esse quadro poderá se reverter. Esse mesmo estudo indica crescimento de práticas sustentáveis das
pequenas empresas, principalmente as que se referem à redução da emissão de CO2.
BRASIL, SINAL VERDE
O potencial brasileiro nunca foi tão evidente aos olhos do mundo. Tem atraído investimentos estrangeiros, tem forte atuação na economia global, pois tem a mais rica biodiversidade do planeta, o maior volume de água limpa, tem matriz energética limpa e é pioneiro em tecnologias energéticas sustentáveis.
O país é um ponto de luz verde para os pequenos negócios posicionarem estrategicamente suas marcas em âmbito local, nacional, regional e global.
O momento não poderia ser mais propício, principalmente agora que o país será sede dos mais importantes eventos mundiais: a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016. Turistas (consumidores e empresários) dos cinco continentes estarão em contato com nossa “Brasilidade”, em grande parte ou na maioria provenientes de pequenos negócios. Além disso, o cenário brasileiro se apresenta bastante positivo, principalmente no âmbito das licitações com o governo (municipal, estadual e federal): os pequenos negócios foram os principais vendedores de bens para o governo federal, em 2012.
Existe também uma consciência crescente sobre a importância das ações sustentáveis: estudo do Sebrae realizado em 2012 (O que pensam as micro e pequenas empresas sobre sustentabilidade) revela que 79% dos proprietários dos pequenos negócios sabem que as ações sustentáveis podem atrair mais clientes e que a sustentabilidade está fortemente associada às questões ambientais, sociais e econômicas.
Dos R$ 40 milhões gastos nas licitações sustentáveis, 57% foram pagos para os pequenos empreendimentos (levantamento Sebrae realizado em 2013).
Em apenas dois anos, a participação dessas empresas que venderam para o governo, de R$ 6,6 milhões em 2010 foi para R$ 22,4 milhões em 2012, o que representa um crescimento de 115%.
ACIONANDO O RADAR DAS TENDÊNCIAS
Diante das forças que determinam se um empreendimento segue ou não seu rumo, a observação periódica das tendências passa a ser condição para a competitividade do negócio. Tendências são mudanças em curso que levam a um determinado ponto de chegada, as quais podem gerar impactos positivos ou negativos no negócio em questão. Acionar o “radar” empresarial que capte essas mudanças e as analise e monitore à luz da sustentabilidade, pode garantir não só a sobrevivência do negócio como também torná-lo mais inovador.
O Sebrae tem observado o dinâmico movimento da economia na resposta aos novos paradigmas da sustentabilidade e dentro desse novo cenário, a partir de uma ampla pesquisa em fontes privilegiadas de informação - nacionais e internacionais - identificou doze tendências que já estão mudando a realidade dos
pequenos negócios.
O rastreamento, observação e análise das informações envolveram as seguintes dimensões de mudança: demografia, relações sociais, novas tecnologias, meio ambiente, legislação/ações governamentais e novas dinâmicas da economia. Uma vez identificadas as mudanças, estas foram analisadas através de metodologias de prospecção, em três direções: longitudinal (com maior profundidade), latitudinal (com analises inter-relacionais e sistêmicas) e temporais (visando maior alcance do tempo, ou seja, médio e longo prazos).
TENDÊNCIAS DE SUSTENTABILIDADE
1. Crescimento qualitativo
2. Sustentabilidade negócios sociais em cadeia
3. Recompensas climáticas
4. Ecoeficiência
5. Talentos verdes
6. A era do acesso
7. Setor 2.5 – Sustentabilidade negócios sociais
8. Licença para operar
9. A feminização da economia
10. Vantagem colaborativa
11. Sustentabilidade interior
12. Brasilidade
* Estes itens das tendências de sustentabilidade estarão publicados em outras paginas no futuro.
Fonte:https://www.sebraemg.com.br