29 setembro 2014

PRESTAÇÕES E COMPARAÇÕES DE SERVIÇOS EM RELAÇÃO A LIMPEZA URBANA

Prestação de serviços e comparações em relação a limpeza urbana
 
PRESTAÇÕES E COMPARAÇÕES DE SERVIÇOS EM RELAÇÃO A LIMPEZA URBANA
PRESTAÇÕES E COMPARAÇÕES EM RELAÇÃO A LIMPEZA URBANA



A concorrência no segmento de coleta de lixo é maior quando comparada à de outras áreas de saneamento, como a rede de fornecimento de água e o de esgotamento sanitário.

Esse cenário mais propício para a participação de outras empresas se deve ao fato de que os municípios nem sempre conseguem atender à demanda, principalmente em relação à construção civil que gera uma elevada Quantidade de resíduos de obras e demolições.

Dessa forma, considerando os conceitos e fatores previamente discutidos, os itens abaixo apresenta uma relação de informações que podem ser analisadas.

 Cidades
População Urbana
Área (km²)
Densidade da população
PIB per capita (R$)
Despesas totais** (R$)
Despesas correntes**
Receita total** (R$/ano)
Receita corrente líquida**
Receita de impostos**
Cobrança por serviços de limpeza urbana
Despesas com limpeza urbana (R$/ano)
Natureza jurídica do órgão municipal responsável pela limpeza urbana
Quantidade coletada RDO+RPU** (ton/ano)
Percentual da população atendida segundo frequência (%)
Distância média da coleta desde o centro de massa até o descarregamento (km)

* Valor anual do total de despesas da administração pública municipal para a manutenção dos serviços públicos em geral, exceto despesas de capitais.

** Inclui despesas com serviço de coleta de resíduos domiciliares e públicos, resíduos hospitalares, varrição e demais serviços, como administração a unidades de processamento.

De acordo com concepção de desenvolvimento sustentável estabelecida pela Agenda 21, reduzir e utilizar os resíduos e subprodutos que aparecem como tarefas fundamentais à sociedade atual. No caso do entulho de obra, os maiores desafios são:


Reduzir o volume de entulho gerado, evitando a utilização dos escassos locais para sua disposição.

Beneficiar a quantidade de entulho gerado, reutilizando-o no ciclo produtivo e diminuindo o consumo de energia e de recursos naturais.

No Brasil, existem em operação cerca de nove unidades de beneficiamento de resíduos de construção implantadas a partir de 1991, sendo a experiência mais significativa a da prefeitura de Belo Horizonte que dispõe de duas usinas de reciclagem de entulho com capacidade para processar até 400 toneladas diárias.

O grande problema do entulho está relacionado ao seu acondicionamento, pois os contêineres metálicos utilizados atrapalham a passagem de pedestres e/ou o trânsito, bem como o estacionamento de veículos.
Além disso, o entulho de obra também consome muito espaço nos aterros, espaço esse que poderia ser utilizado para a destinação de outros tipos de resíduos não passíveis de reciclagem.


Orçamento municipal

Segundo estudo do IBAM e SEDU/PR, em muitos municípios brasileiros a limpeza urbana pode consumir até 15% do orçamento municipal.

Com o advento da Constituição Federal de 1988, nosso País passou a reconhecer a saúde como um direito de todo o cidadão e um dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visam à redução do risco de doença e de outros agravos, bem como mediante acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para sua promoção, proteção e recuperação. Dessa forma, todo ano uma parte do orçamento municipal é obrigatoriamente repassado à saúde.

Desse modo, a execução da limpeza urbana, além de evitar problemas ambientais catastróficos, ainda evita a transmissão de diversas doenças causadas pela destinação e disposição inadequada dos resíduos como leptospirose, febre tifoide, dengue, giardíase e febre amarela. Por essa ótica, a limpeza urbana é muitas vezes questionada como uma questão de saúde pública passível de previsão orçamentária quer seja por meio de um percentual no orçamento reservado à saúde quer seja por meio específico. 

Custo do serviço de limpeza urbana

Os custos em limpeza urbana estão divididos entre coleta, varrição, tratamento e disposição final dos resíduos sólidos urbanos (RSU). Existem diversas variáveis que influenciam nesses custos, como o número de empregados, o valor dos salários, a abrangência do atendimento, a frequência, a logística, a reciclagem e a qualidade dos serviços prestados.
Existem ainda questões culturais, como o consumismo, o desperdício e a falta de conscientização da população, que podem afetar diretamente esse valor.
Fonte: :http://www.manuelzao.ufmg.br/assets/files/Biblioteca_Virtual/estudo_sellur_pwc.pdf