Princípios da Administração - O conceito da Administração e suas funções
Quando pensamos no conceito de administração, lembramos de atividades de planejamento, organização, direção e controle. As informações no âmbito organizacional, são de extrema importância com vistas às diversidades de informações, é preciso estar atento para sua relevância.
ITENS DO PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA
O conceito de administração representa uma governabilidade, gestão de uma empresa ou organização de forma que as atividades sejam administradas com planejamento, organização, direção, e controle. Montana e Charnov em 2003 asseveraram que o ato de administrar é trabalhar com e por intermédio de outras pessoas na busca de realizar objetivos da organização bem como de seus membros.
A administração tem uma série de características entre elas: um
circuito de atividades interligadas, buscar de obtenção de resultados,
proporcionar a utilização dos recursos físicos e materiais disponíveis,
envolver atividades de planejamento, organização, direção e controle.
O planejamento consiste em definir objetivos para traçar metas,
assim identificando forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
Interpretam-se dados, analisam-se recursos. O planejamento ocorre com
base em muito estudo, muita pesquisa, antes da implantação de qualquer
coisa, ele pode durar meses ou até anos.
Organizar significa preparar processos a fim de obter os resultados planejados.
Direção, neste procedimento decisões são necessárias, para que
os objetivos relacionados no planejamento continuem alinhados.
Controle, aqui é possível vislumbrar todo o processo de
planejar, organizar e direcionar. Liderar e discernir se o resultado foi
o almejado. Assim é possível recomeçar um novo ciclo com mais
planejamento e suas etapas subsequentes.
Para administrar nos mais variados níveis de organização é
necessário ter habilidades, estas são divididas em três grupos: as
Habilidades Técnicas são habilidades que necessitam de conhecimento
especializado e procedimentos específicos e pode ser obtida através de
instrução. As Habilidades Humanas envolvem também aptidão, pois interage
com as pessoas e suas atitudes, exige compreensão para liderar com
eficiência. As Habilidades Conceituais englobam um conhecimento geral
das organizações, o gestor precisa conhecer cada setor, como ele
trabalha e para que ele existe.
De acordo com Chiavenato a estrutura garante a totalidade de um
sistema e permite sua integridade, assim são as organizações, diversos
órgãos agrupados hierarquicamente, os sistemas de responsabilidade,
sistemas de autoridade e os sistemas de comunicações são componentes
estruturais.
Existem vários modelos de organização, Organização Empresarial,
Organização Máquina, Organização Política entre outras. As organizações
possuem seus níveis de influência. O nível estratégico é representado
pelos gestores e o nível tático, representado pelos gerentes. Eles são
importantes para manter tudo sob controle. O gerente tem uma visão
global, ele coordena, define, formula, estabelece uma autoridade de
forma construtiva, competente, enérgica e única. Fayol nomeia 16
diferentes atribuições dos gerentes. Os gerentes são responsáveis pelo
elo entre o nível operacional, onde os colaboradores desenvolvem os
produtos e serviços da organização.
As Organizações formais possuem uma estrutura hierárquica com
suas regras e seus padrões. Os Organogramas com sua estrutura bem
dimensionada podem facilitar a autonomia interna, agilizando o processo
de desenvolvimento de produtos e serviços. O mundo empresarial cada vez
mais competitivo e os clientes a cada dia mais exigentes levam as
organizações a pensar na sua estrutura, para se adequar ao que o mercado
procura. Com os órgãos bem dispostos nessa representação gráfica, fica
mais bem objetivada a hierarquia bem como o entrosamento entre os
cargos.
As organizações fazem uso do organograma que melhor representa a
realidade da empresa, vale lembrar que o modelo piramidal ficou
obsoleto, hoje o que vale é a contribuição, são muitas pessoas
empenhadas no desenvolvimento da empresa, todos contribuem com ideias na
tomada de decisão.
Com vistas às diversidades de informações, é preciso estar
atento para sua relevância, nas organizações as informações são
importantes, mesmo em tomada de decisões. É necessário avaliar a
qualidade da informação e saber aplicar em momentos oportunos.
Para o desenvolvimento de sistemas de informação, há que se
definir qual informação e como ela vai ser mantida no sistema, deve
haver um estudo no organograma da empresa verificando assim quais os
dados e quais os campos vão ser necessários para essa implantação. Cada
empresa tem suas características e suas necessidades, e o sistema de
informação se adéqua a organização e aos seus propósitos.
Para as organizações as pessoas são as mais importantes, por
isso tantos estudos a fim de sanar interrogações a respeito da
complexidade do ser humano. Maslow diz que em primeiro na base da
pirâmide vem às necessidades fisiológicas, como: fome, sede sono, sexo,
depois ele nomeia segurança como o segundo item mais importante,
estabilidade no trabalho, por exemplo, logo depois necessidades afetivo
sociais, como pertencer a um grupo, ter amigos, família; necessidades de
status e estima, aqui podemos dar como exemplo a necessidade das
pessoas em ter reconhecimento, por seu trabalho por seu empenho, no topo
Maslow colocou as necessidades de auto-realização, em que o indivíduo
procura tornar-se aquilo que ele pode ser, explorando suas
possibilidades.
O raciocínio de Viktor Frankl " vontade de sentido" também é
coerente, ele nos atenta para o fato de que nem sempre a pirâmide de
Maslow ocorre em todas as escalas de uma forma sequencial, de acordo com
ele, o que nos move é aquilo que faz com que nossa vida tenha sentido,
nossas necessidades aparecem de forma aleatória, são nossas motivações
que nos levam a agir. Os colaboradores são estimulados, fazendo o que
gostam, as pessoas alocam mais tempo nas atividades em que estão
motivados. Sendo assim um funcionário trabalhando em uma determinada
tarefa, pode sentir autorealização sem necessariamente ter passado por
todas as escalas da piramide. Mas o que é realização para um, não é
realização para todas as pessoas. O ser humano é insaciável, quando
realiza algo que desejou intensamente, logo cobiçara outras coisas.
O comportamento das pessoas nas organizações afetam diretamente
na imagem, no sucesso ou insucesso da mesma, o comportamento dos
colaboradores refletem seu desempenho. Há uma necessidade das pessoas de
ter incentivos para que o trabalho flua, a motivação é intrínseca, mas
os estímulos são imprescindíveis para que a motivação pelo trabalho
continue gerando resultados para a empresa.
Os lideres são importantes no processo de sobrevivência no
mercado, Lacombe descreveu que o líder tem condição de exercer, função,
tarefa ou responsabilidade quando é responsável pelo grupo. Um líder
precisa ser motivado, competente, conseguir conquistar e conhecer as
pessoas, ter habilidades e intercalar objetivos pessoais e
organizacionais. O estilo do líder Democrático contribui na condução das
organizações, ele delega não só tarefas, mas poderes, isso é importante
para estimular os mais diversos profissionais dentro da organização.
No processo de centralização a tomada de decisões é unilateral,
deixando os colaboradores travados, sem poder de opinião. Já no
processo de descentralização existe maior estimulo por parte dos
funcionários, podendo opinar eles se sentem parte ativa da empresa.
Existem benefícios assegurados por leis e benefícios
espontâneos. Um bom plano de benefícios motivam os colaboradores. O
funcionário hoje com todo seu conhecimento adquirido na empresa tem sido
tratado como ativo não mais como recurso. Dar estímulos como os
benefícios contribuem para a permanência do funcionário na organização.
São inúmeras vantagens tanto para o empregado quanto para o empregador.
Reduzindo insatisfações e aumentando a produção, gerando assim
resultados satisfatórios.
Fonte do texto: .administradores.com.br
Fonte da imagem: PRINCÍPIOS EXPLÍCITOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - LIMPE