06 fevereiro 2014

ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS DA EXECUÇÃO DE OBRAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Para a norma ISO 14001 (1996), aspecto ambiental é considerado “o elemento das atividades, produtos ou serviços de uma organização que pode interagir com o meio ambiente”.
MPACTOS AMBIENTAIS DA  EXECUÇÃO DE OBRAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
MPACTOS AMBIENTAIS DA  EXECUÇÃO DE OBRAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Impacto ambiental pode ser definido como “qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte, das atividades, produtos ou serviços de uma organização” (NBR ISO 14001:1996).

O CONAMA (1986) ainda define o impacto ambiental como:

Qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam:

 I - a saúde, a segurança e o bem-estar da população;
II - as atividades sociais e econômicas;
III - a biota;
IV - as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente;
V - a qualidade dos recursos ambientais (CONAMA, 1986, p. 2548).

De forma resumida, tem-se que “as atividades de construção civil geram aspectos ambientais, que por sua vez provocam impactos ambientais, que atingem o meio ambiente (meios físico, biótico e antrópico) alterando suas propriedades naturais” (ARAÚJO, 2009, p.42).

Por isso, deve ser empregado o controle dos aspectos ambientais das atividades do canteiro de obras de forma a evitar os impactos ambientais.

Pode-se dizer que os aspectos ambientais são as causas controláveis por uma empresa, órgão, ou entidade, enquanto os impactos ambientais são os efeitos no meio ambiente causados isoladamente (DYLLICK et al., 2000)

Os aspectos ambientais, em um canteiro de obras, são os elementos consequentes sobre os quais a equipe de obra pode ter controle e agir, seja por meio de medidas gerenciais ou tecnológicas, com o intuito de se reduzirem as interferências negativas causadas pelas construções (ARAÚJO, 2009).

Através da correlação entre aspectos ambientais, impactos ambientais e atividades, pode-se identificar em um canteiro de obras qual atividade é geradora de cada aspecto ambiental, e também, qual aspecto ambiental é gerador de cada impacto ambiental (ARAÚJO, 2009).

O presente estudo considera que há uma diferença entre aspecto ambiental e impacto ambiental, e também que um é a consequência do outro. A identificação dos aspectos ambientais mais relevantes em um canteiro de obras é indispensável para a elaboração de diretrizes para o controle desses aspectos e, consequentemente, visar a diminuição dos impactos ambientais ambientais, seja no meio antópico, biótico ou físico.

2.4.1 Aspectos ambientais

Para Degani (2003), os principais aspectos ambientais decorrentes das atividades das empresas construtoras no canteiro de obras, são:

- a geração de resíduos sólidos;
- a geração de resíduos tóxicos;
- o desperdício de materiais;
- o lançamento não monitorado;
- o descarte de recurso renovável;
- a emissão de vibração;
- a emissão de ruídos provenientes de diversos equipamentos;
- a impermeabilização do solo;
- o lançamento de fragmentos;
- a emissão de material particulado;
- o consumo e desperdício de água;
- o consumo e desperdício de energia;
- o consumo de recursos naturais e manufaturados;
- a queima de combustíveis não renováveis;
- o uso da via pública;
- a supressão da vegetação;
- o rebaixamento do lençol freático;
- a remoção de edificações;
- o emprego de mão de obra;
- o risco de geração de faíscas e dispersão de gás;
- a mudança de uso do imóvel;
- o risco de vazamento de CFC;
- o desprendimento de gases, fibras, e outros;
- a troca de gases insuficiente;
- o consumo e desperdício de gás;
- a perfuração de redes públicas;
- o risco de desmoronamento;
- o vazamento de produtos químicos;
- e o estímulo ao comércio local.

Araújo (2009) divide os aspectos ambientais em quatro temas:

Recursos; Incômodos e Poluições; Resíduos e Infraestrutura do Canteiro de obra.

A definição e relação de aspectos de cada tema podem ser encontrados no final da postagem..

Gangolells et al (2009) dividem os aspectos ambientais relativos ao processo construtivo em: emissões atmosféricas, emissões na água, geração de resíduos, alteração no solo, consumo de recursos, questões relacionadas à vizinhança, transporte, efeitos na biodiversidade e situações de emergência.

Esse trabalho adota a divisão realizada por Araújo (2009), e por isso apresenta alguns dos aspectos ambientais citados por Degani (2003) divididos nos quatro grupos citados anteriormente: recursos, incômodos e poluições, resíduos e infraestrutura do canteiro de obras.

Cada aspecto ambiental relevante para o canteiro de obra é conceituado e as respectivas normas relacionadas apresentadas, além disso são citadas diretrizes para o controle dos aspectos ambientais mencionados.

Divisão dos aspectos ambientais do canteiro de obras. 

1- Tema
1.1 Recursos
1.2 Aspectos relacionados

1 Recursos
1.1 Refere-se às decisões que a equipe de obra possa ter, do consumo (compras e contratação) de recursos naturais e manufaturados, e do consumo e desperdício de energia e água no canteiro
1.2 Consumo de recursos naturais; consumo e desperdício de energia; consumo e desperdício de água.

1- Incômodos e Poluições
1.1 Refere-se às atividades de transformação da produção, incluindo: serviços preliminares, infraestrutura, estrutura, vedações verticais, proteção e cobertura, revestimentos verticais, pintura, pisos, sistemas prediais, e redes e vias. 
1.2 Geração de resíduos sólidos; geração de resíduos tóxicos; emissão de vibração; emissão de ruídos; risco de geração de faíscas; vazamento de produtos químicos; lançamento de fragmentos; troca de gases insuficiente; desprendimento de gases, fibras, entre outros; emissão de material particulado; queima de combustíveis não renováveis. 

1- Resíduos
1.1 Trata do manejo e da disposição de resíduos, considerando as exigência do CONAMA
1.2 Desperdício de materiais; manejo de resíduos; manejo e destinação de resíduos perigosos; destinação de resíduos. 


1- Infraestrutura do Canteiro de Obras
1.1 Engloba os procedimentos necessários para que as construções provisórias do canteiro de obra sejam 
implantadas e funcionem de modo a minimizar os impactos ambientais decorrentes, e para que as atividades desenvolvidas para ou durante a construção e o uso dessas instalações causem o menor impacto possível.
1.2 Supressão da vegetação; risco de desmoronamentos; uso da via pública; impermeabilização do solo; rebaixamento do lençol freático; perfuração da rede pública; remoção de edificação.

FONTE:https://repositorio.ufsc.br