Tipos de Conhecimento
O conhecimento está diretamente ligado ao homem,
à sua realidade. O conhecimento pretende idealizar o bem estar do ser
humano, logo o conhecimento advém das relações do homem com o meio. O
indivíduo procura entender o meio partindo dos pressupostos de interação
do homem com os objetivos. É uma forma de explicar os fenômenos das
relações, seja, entre sujeito/objeto, homem/razão, homem/desejo ou
homem/realidade. A forma de explicar e entender o conhecimento passa por
várias vertentes como: conhecimento empírico (vulgar ou senso comum), conhecimento filosófico, conhecimento teológico e conhecimento científico.
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O CONHECIMENTO |
O conhecimento empírico surge da relação do ser com o mundo.
Todo ser humano apodera-se gradativamente deste conhecimento, ao passo
que lida com sua realidade diária. Não há uma preocupação direta com o
ato reflexivo, ocorre espontaneamente. É um conhecimento do tipo
abrangente dentro da realidade humana. Não está calcada em
investigações.
O conhecimento filosófico surge da relação do homem com seu
dia-a-dia, porém preocupa-se com respostas e especulações destas
relações. Não é um conhecimento estático, ao contrário sempre está em
transformação. Considera seus estudos de modo reflexivo e crítico. É um
estudo racional, porém não há uma preocupação de verificação.
O conhecimento teológico preocupa-se com verdades absolutas, verdades que só a fé pode explicar. O sagrado é explicado por si só. Não há importância a verificação. Acredita-se que o conhecimento é explicado pela religião. Tudo parte do religioso, os valores religiosos são incontestáveis.
O conhecimento científico precisa ser provado. O conhecimento surge da
dúvida e comprovado concretamente, gerando leis válidas. É passível de
verificação e investigação, então acaba encontrando respostas aos
fenômenos que norteiam o ser humano. Usa os métodos para encontrar
respostas através de leis comprobatórias, as quais regem a relação do
sujeito com a realidade.
Fonte do texto: .infoescola.com
Conhecimento (do latim cognoscere, "ato de conhecer") é o ato ou efeito de conhecer. Como por exemplo: conhecimento das leis; conhecimento de um fato; conhecimento de um documento; termo de recibo ou nota em que se declara o aceite de um produto ou serviço; saber, instrução ou cabedal científico (homem com grande conhecimento); informação ou noção adquiridas pelo estudo ou pela experiência; consciência de si mesmo.
No conhecimento temos dois elementos básicos: o sujeito (cognoscente)
e o objeto (cognoscível), o cognoscente é o indivíduo capaz de adquirir
conhecimento ou o indivíduo que possui a capacidade de conhecer. O
cognoscível é o que se pode conhecer.
O tema "conhecimento" inclui, mas não está limitado a, descrições,
hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos que são úteis
ou verdadeiros. O estudo do conhecimento é a gnoseologia.
Hoje existem vários conceitos para esta palavra e é de ampla
compreensão que conhecimento é aquilo que se sabe de algo ou alguém.
Isso em um conceito menos específico. Contudo, para falar deste tema é
indispensável abordar dado e informação.
Dado é um emaranhado de códigos decifráveis ou não. O alfabeto
russo, por exemplo, para leigos no idioma, é simplesmente um emaranhado
de códigos sem nenhum significado especifico. Algumas letras são
simplesmente alguns números invertidos e mais nada. Porém, quando estes
códigos até então indecifráveis, passam a ter um significado próprio
para aquele que os observa, estabelecendo um processo comunicativo,
obtém-se uma informação a partir da decodificação destes dados. Diante
disso, podemos até dizer que dado não é somente códigos agrupados, mas
também uma base ou uma fonte de absorção de informações. Então,
informação seria aquilo que se tem através da decodificação de dados,
não podendo existir sem um processo de comunicação.
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formação do conhecimento |
Essas informações adquiridas servem de base para a construção do
conhecimento. Segundo esta afirmação, o conhecimento deriva das
informações absorvidas.Se constrói conhecimentos nas interações com
outras pessoas, com o meio físico e natural. Podemos conceituar
conhecimento da seguinte maneira: conhecimento é aquilo que se admite a
partir da captação sensitiva sendo assim acumulável a mente humana. Ou
seja, é aquilo que o homem absorve de alguma maneira, através de
informações que de alguma forma lhe são apresentadas, para um
determinado fim ou não. O conhecimento distingue-se da mera informação
porque está associado a uma intencionalidade. Tanto o conhecimento como
a informação consistem de declarações verdadeiras, mas o conhecimento
pode ser considerado informação com um propósito ou uma utilidade.
Associamos informação à semântica.
Conhecimento está associado com pragmática, isto é, relaciona-se com
alguma coisa existente no "mundo real" do qual temos uma experiência
direta.
O conhecimento pode ainda ser aprendido
como um processo ou como um produto. Quando nos referimos a uma
acumulação de teorias, ideias e conceitos o conhecimento surge como um
produto resultante dessas aprendizagens, mas como todo produto é
indissociável de um processo, podemos então olhar o conhecimento como
uma atividade intelectual através da qual é feita a apreensão de algo
exterior à pessoa.
A definição clássica de conhecimento, originada em Platão, diz que este consiste numa crença verdadeira e justificada. Aristóteles divide o conhecimento em três áreas: científica, prática e técnica.
Fonte da 2º parte do texto: .wikipedia.org