06 junho 2012

CONSUMO RESPONSÁVEL E OPÇÕES DE ESTILO DE VIDA

Consumo responsável e opções de estilo de vida

CONSUMO RESPONSÁVEL E OPÇÕES DE ESTILO DE VIDA
CONSUMO RESPONSÁVEL E OPÇÕES DE ESTILO DE VIDA



Objetivos gerais

Adotar e proporcionar o uso prudente e eficiente dos recursos e encorajar o consumo e a produção sustentáveis.

Objetivos específicos

•Evitar e reduzir os resíduos, e aumentar a reutilização e a reciclagem;

•Gerir e tratar os resíduos de acordo com as melhores práticas;

•Evitar os desperdícios de energia, e melhorar a eficiência energética;

•Adotar uma política sustentável de aquisição de bens e serviços;

•Promover ativamente a produção e o consumo sustentáveis, em particular de produtos com rótulos ambientais, orgânicos, éticos e de comércio justo;

•Promover a inclusão social dos trabalhadores autônomos (catadores, entre outros), fomentando e estimulando a organização e a estruturação do trabalho desses agentes ambientais.

O que entendemos por Consumo responsável e opções de estilo de vida

O consumo responsável envolve formas mais inteligentes de uso dos recursos. O mundo tem 7 bilhões de habitantes, 75 milhões a mais a cada ano. Em 2050, seremos 9 bilhões.

E os recursos no planeta estão sendo consumidos em ritmo cada vez mais acelerado. O petróleo, por exemplo, se formou durante centenas de milhões de anos, e no ritmo atual teremos acabado com ele em duzentos anos. Devemos pensar o consumo de forma a assegurar uma distribuição razoável entre toda a população, sem comprometer o nosso futuro. Isso se vincula diretamente ao conceito de estilo de vida, já que o consumismo e a ostentação nos levam a uma economia do desperdício. Não se trata de se privar e de realizar grandes sacrifícios, mas sim de consumir de maneira moderada e inteligente. Neste contexto, os meios de comunicação têm um papel fundamental a desempenhar.

A União Europeia estabeleceu como meta para 2020:

•Aumentar a reutilização e reciclagem de resíduos de materiais domésticos (pelo menos papel, metal, plástico e vidro) para um mínimo de 50% do peso total.

•E aumentar a reutilização, reciclagem e valorização de outros materiais de construção não perigosos e resíduos de demolição de um mínimo de 70% do total.
Fonte: euractiv.com/en/sustainability/recycling-society/article-182499

Já acontece

BedZED - Liderando o Caminho no Desenho de Eco Bairros
BedZED (Beddington Zero Energy Development) é uma ecovila com cem casas no sul de Londres que usa a arte das técnicas de eficiência energética para criar uma “comunidade com emissão zero”. Sustentabilidade não pode ser alcançada somente com o aumento na produção de energia limpa. Exige também uma redução acentuada no uso de energia. Edifícios, infraestrutura e planos de mobilidade são planejados para reduzir o consumo.

Em BedZED, a sustentabilidade vai além da concepção e construção da vila, pois abrange o dia-a-dia dos moradores. Ao introduzir uma série de impactantes medidas, BedZED deixou de ser simplesmente um lugar eco friendly (amigável para o meio ambiente) para se tornar um ativo ambiente social com fortes valores comunitários ligados à sustentabilidade. Concluído em 2002, o desenvolvimento demonstra que um estilo de vida sustentável pode ser alcançado sem comprometer as características associadas à vida urbana moderna.

Objetivos

Eletricidade - meta: redução de 33% em relação à média do Reino Unido (14 kWh/pessoa/dia).

Aquecimento - meta: redução de 33% em relação à média do Reino Unido (14,1 kWh Doméstico/dia).

Água - meta: redução de 33% em comparação à média do Reino Unido (150 litros/pessoa/dia).

Resultados 

Em muitos aspectos, BedZED pode servir de guia para o desenvolvimento de uma agenda pioneira de sustentabilidade e ser um bom exemplo para que outros possam desenhar programas similares. O projeto alcançou os seguintes resultados:

•Redução das emissões de CO2 , cujo maior impacto não surgiu das tecnologias de construção, mas sim do estilo de vida sustentável dos moradores.

• O habitante de BedZED emite hoje 56% menos CO2  do que o cidadão médio inglês. 

• Redução de 81% no consumo de energia para aquecimento, redução de 45% no uso de eletricidade (em comparação com a média local).

•Redução de 64% nos quilômetros rodados de carro (em relação à média nacional).

•Redução de 58% no consumo de água (em comparação com a média nacional), equivalente a 72 litros por pessoa por dia.

•Reciclagem de 60% dos resíduos.

•Compra de alimentos orgânicos por 86% dos moradores.
Fonte: .bioregional.com/what-we-do/our-work/bedzed

Rumo ao Resíduo Zero 

Em 2002, a estratégia de resíduos da Nova Zelândia torna-se a principal política dos governos central e locais para minimizar o desperdício e desenvolver melhor manejo dos resíduos. A estratégia contém 30 metas para reduzir o volume de materiais descartados e melhorar a gestão e a eficiência na utilização dos recursos. A expectativa é que as prefeituras desenvolvam e definam progressivamente os próprios objetivos, elaborando planos locais de gestão de resíduos. Um número significativo de prefeituras já estabeleceu metas locais. Atualmente, 97% dos neozelandeses têm acesso a instalações de reciclagem, e houve a redução de 25,3% na emissão de CO2  na área de resíduos.
Fonte: .mfe.govt.nz/issues/waste;.zerowaste.co.nz
País: Nova Zelândia
População: 4,3 milhões

Cidade sem Água Engarrafada

A comunidade tem se preocupado com os impactos ambiental  e financeiro da água engarrafada, já que na Austrália o consumo anual é de cerca de 600 milhões de litros, o que gera cerca de 60 mil toneladas de emissões de gases de efeito estufa. A população de Bundanoon votou em julho de 2009 para que a cidade se tornasse a primeira da Austrália a proibir o comércio de garrafas de água descartáveis em seus pontos de venda.
Fonte: b o t t l e d w a t e r a l l i a n c e . c o m;  bundyontap.com.au
Cidade: Bundanoon
País: Austrália
População: 2 mil

Avemare - Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis da Vila Esperança 

Avemare é uma organização formada por ex-catadores de recicláveis.
A história da associação tem sua origem no aterro sanitário do município de Santana de Parnaíba (SP), localizado na Vila Esperança. Formada em setembro de 2000 e formalizada em 2007, hoje reúne cerca de 69 associados. Com apoio de diversos parceiros, a Avemare criou o Programa Lixo da Gente – Reciclando Cidadania, que visa a coleta seletiva por meio de conscientização da população sobre a importância da reciclagem para a preservação ambiental, assim como a inclusão e o desenvolvimento social. A meta é realizar 100% de coleta seletiva em Santana de Parnaíba.
Fonte: avemare.org.br
Cidade: Santana de Parnaíba
País: Brasil
População: 115 mil

Eficiência Energética em Edifícios

A cidade desenvolveu um sistema integrado de gestão energética para prédios públicos e foi envolvida em ampla gama de projetos de desenvolvimento sustentável. O Plano de Proteção Climática de 2004 e a Estratégia Energética do mesmo ano estabelecem normas obrigatórias para os edifícios que excedem os padrões nacionais estabelecidos. De 1993 a 2004, a cidade conseguiu uma redução das emissões de CO2  dos prédios municipais (35%) e das instalações da universidade (13%).
Fonte: c40cities.org/bestpratices/buildings/heidelberg_buildings.jsp
Cidade: Heidelberg
País: Alemanha
População: 150 mil

Plano Integrado de Recursos para Resíduos Sólidos 

O Plano de maio de 2007 traça os objetivos da cidade para conservação dos recursos naturais, reciclagem, reutilização de materiais, saúde pública e proteção ambiental no planejamento de gestão de resíduos sólidos, para tornar Los Angeles líder até 2030 e chegar a ser uma “cidade de resíduo zero”. Atingir essa meta exigirá mudanças radicais em três áreas: criação do produto (fabricação e embalagem), uso do produto (energias sustentáveis, produtos reciclados e recicláveis) e eliminação do produto (recuperação de recursos ou descarte em aterro). Com o Plano, houve uma Redução de 62% dos resíduos despejados nos aterros (89% da meta de 2015).
Fonte:  zerowaste.lacity.org/home/index.html
zerowaste.lacity.org/files/about/SWIRPbrochure.final.pdf
Cidade: Los Angeles
País: EUA
População: 3,8 milhões