06 junho 2012

AÇÕES LOCAIS PARA A SAÚDE EM CIDADES SUSTENTÁVEIS

Ação local para a saúde

AÇÕES LOCAIS PARA A SAÚDE EM CIDADES SUSTENTÁVEIS
AÇÕES LOCAIS PARA A SAÚDE EM CIDADES SUSTENTÁVEIS


Objetivos gerais

Proteger e promover a saúde e o bem-estar dos nossos cidadãos.

Objetivos específicos

•Disseminar informações no sentido de melhorar o nível geral dos conhecimentos da população sobre os fatores essenciais para uma vida saudável, a maioria dos quais se situa fora do setor  restrito da saúde;

•Promover o planejamento urbano para o desenvolvimento saudável das nossas cidades, garantindo, assim, os meios indispensáveis para construir e manter parcerias estratégicas para a promoção da saúde;

•Aumentar a equidade no acesso à saúde com especial atenção aos mais pobres, o que requer a elaboração regular de relatórios sobre o progresso conseguido na redução das disparidades;

•Promover estudos de avaliação da saúde pública, como meio de permitir que todos os setores de atividades foquem o seu trabalho na melhoria da saúde e da qualidade de vida;

•Motivar os urbanistas para integrarem condicionantes de saúde nas estratégias de planejamento e desenho urbano.

O que entendemos por ação local para a saúde

Garantir a ação local para a saúde enquanto política pública, com vistas à sustentabilidade e à promoção de uma vida mais saudável, começa com articulação institucional entre sociedade civil, iniciativa privada e, sobretudo, o poder público. É a ele quem cabe a definição e execução das políticas nacionais, estaduais e municipais de acesso à saúde no Brasil. Entendemos também que tais políticas não podem deixar de levar em conta os fatores de risco para a saúde da população bem como devem responder as necessidades especificas de cada território, o que por si só já é um desafio em se tratando de um país tão extenso e diverso quanto o Brasil. Consideramos, então, que as políticas públicas de saúde também devem construir diretrizes que garantam um planejamento  urbano integrado (respeitando territórios, o ambiente onde estão localizados, suas comunidades, o orçamento  e os recursos públicos aplicados à infraestrutura urbana), o acesso propriamente dito aos equipamentos de saúde e o direito à informação sobre os processos que envolvem a  saúde. Ser e estar saudável é promover uma cidade mais sustentável. A partir de um ambiente interno organizado, sustentado e cuidado, temos as condições necessárias para entender a realidade urbana e saber que ela se altera a partir das nossas ações individuais e coletivas enquanto cidadãos.

A Organização Mundial da Saúde calcula que cerca de 2 milhões de mortes prematuras por ano no mundo são causadas pela poluição. Uma redução da média de partículas suspensas no ar de 70 microgramas por m³ para 20 diminuiria em 15% o número de mortes relacionadas à qualidade do ar.  Valores Recomendados partículas suspensas: PM2.5 - 10 μg/m³ média anual e 25 μg/m³ média 24 horas; PM10 - 20 μg/m³ média anual e 50 μg/m³ média 24 horas Ozônio: 100 μg/m³ média 8 horas Dióxido de nitrogênio: 40 μg/m³ média anual e 200 μg/m³ média 1 hora Dióxido de enxofre: 20 μg/m³ média 24 horas e 500 μg/m³ média 10 minutos

Já acontece

Veículos não poluentes O programa que teve início em 1996 pretende transformar todos os veículos em não poluentes. Isto significa que todos os carros devem usar biocombustíveis ou emitir menos de 120g de CO2 /km. A cidade tomou iniciativas para que esta meta se tornasse realidade. A prefeitura começou a negociar com fabricantes de automóveis e a incentivá-los a comercializar modelos não poluentes e de menor preço que os já existentes. Articulações com o governo nacional, juntamente com outros municípios e ONGs, levaram a descontos fiscais sobre veículos e combustíveis – inicialmente a título experimental e, finalmente, como uma política nacional de longo prazo.



Objetivos

A cidade de Estocolmo também está trabalhando com a indústria e com a União Européia para ampliar o uso de biocombustíveis. E comprometeu-se a apresentar:  85% de combustível limpo em seus tanques até 2010; 35% dos veículos vendidos em Estocolmo movidos por biocombustível até 2010; Emprego de veículos limpos em 100% do transporte público até 2025; Realização da coleta de lixo com frota total de veículos limpos até 2010.


Resultados 

Reduções totais de 200 mil toneladas de CO2 /ano; foi atingida a meta de 35% de veículos limpos até 2010 e houve importante melhora na qualidade do ar.
Fonte: .c40cities.org/bestpractices/transport/stockholm_vehicles.jsp
Cidade: Estocolmo
País: Suécia
População: 807 mil

Programas Ambientes Verdes e Saudáveis: Construindo Políticas Públicas Integradas
 Com início em fevereiro de 2007, o programa faz parte da Estratégia Saúde da Família (ESF), e visa promover ações intersetoriais e interdisciplinares, a participação dos atores e a co-gestão. A fase atual tem priorizado a gestão dos 705 projetos, em que, após 128h de capacitação, os mais de 6 mil agentes comunitários do programa atuam como multiplicadores na promoção da saúde, construindo a concepção de espaços locais saudáveis e sustentáveis. A implementação do PAVS na capital paulista tem como diretriz o desenvolvimento de políticas públicas integradas, para compatibilizar desenvolvimento urbano e humano com preservação e proteção ambiental.
Fonte: http://www.pavs.prefeitura.sp.gov.br
saudedafamilia.org
Cidade: São Paulo
País: Brasil
População: 11 milhões

Biossistema Integrado

Trata-se de um projeto de saneamento ambiental que envolve o tratamento biológico do dejeto humano com reciclagem de nutrientes e a produção de biogás. Em 1994, houve a implementação do primeiro biossistema completo em Petrópolis (RJ), na comunidade Sertão do Carangola, em parceria com o Seop (Serviço de Educação e Organização Popular) e com a associação de moradores local. O tratamento local do esgoto por meio de biossistemas faz a água insalubre ficar com boas condições de balneabilidade, assim como fornece adubo orgânico para hortas e pomares.
Fonte: .oia.org.br
Cidade: Petrópolis
País: Brasil
População: 313 mil

Plano de Ações para Limpeza do Ar

Reconhecendo que caminhões movidos a diesel são uma das maiores fontes de poluição do ar da cidade de Los Angeles, o porto adotou, em novembro de 2007, o Plano de Ações para Limpeza do Ar. O programa é voltado a proprietários de caminhões, para motivar a manutenção e substituição de aproximadamente 16 mil veículos utilizados no porto.

Além disso, o programa exige que todos os caminhões atendam a padrões de emissões, sob pena de serem multados. Desde outubro de 2008, um total de 5.800 caminhões da Baía de São Pedro, em Los Angeles, estão de acordo com os padrões estabelecidos. De outubro de 2008 até maio de 2009, o programa substituiu 4.500 caminhões mais poluentes por novos ou adaptados.
Fontegreencitiescalifornia.org/best-practice/city-los-angeles/clean-trucks-program-clean-air-action-plan
Cidade: Los Angeles
País: EUA
População: 3,8 milhões

2.012 Hortas até 2012 

A transformação de Londres de consumidora de alimentos para produtora de alimentos irá melhorar a qualidade do ar, a pegada ecológica, o congestionamento, a saúde do cidadão, a coesão da comunidade e a imagem externa da cidade. O governo pretende encorajar os londrinos a criar hortas em locais urbanos inutilizados, incluindo pátios escolares, casas de repouso, ferrovias abandonadas, margens do canal, complexos habitacionais e telhados de edifícios comerciais e residenciais, através de incentivos ficais. Com o intuito de suprir os Jogos Olímpicos com produção local, as autoridades esperam que 2.012 novos jardins sejam criados até o evento esportivo, em 2012.
Fonte: sustainablecities.dk/en/city-projects/cases/london-2012-vegetable-gardens-by-2012
Cidade: Londres
País: Reino Unido
População: 7,6 milhões


Lei da Cidade Limpa 

A legislação municipal regulamentada em 2006 e que tem como objetivo eliminar a poluição visual, proíbe todo tipo de publicidade externa, como outdoors, painéis em fachadas de prédios, backlights e frontlights. Também ficam vetados anúncios publicitários em táxis, ônibus e bicicletas. Quanto aos letreiros, a lei determina que sejam proporcionais ao tamanho das  fachadas. Os objetivos da lei atendem aos direitos fundamentais da pessoa humana, com a melhoria da qualidade de vida urbana, assegurando o bem-estar estético, cultural e ambiental da população paulistana.
Fonte: .prefeitura.sp.gov.br//cidadelimpa/home/default.html
.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/noticias/index.php?p=14184
Cidade: São Paulo
País: Brasil
População: 11 milhões

Programa de Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos

A organização Ciudad Saludable (CS) tem como meta contribuir para gerar cidades saudáveis nos países em desenvolvimento, com a promoção de sistemas de gestão ambiental sustentáveis, voltados para melhorar a qualidade de vida da população. Em 2004, a CS viu as questões da poluição que a cidade de Carhuaz estava enfrentando não como um problema insolúvel, mas como uma oportunidade de construir uma indústria, baseada na comunidade, de sistemas eficazes de gestão de resíduos sólidos que gerassem cidades mais limpas e indivíduos saudáveis. Atualmente, mais de cem governos locais implementaram sistemas integrais de gestão de resíduos.
Fonte: ciudadsaludable.org/es/proyectos/carhuaz.html
Cidade: Carhuaz
País: Peru
População: 43 mil