CLASSIFICAÇÃO DOS RESÍDUOS INDUSTRIAIS
RESÍDUOS INDUSTRIAIS - CLASSE I
DEFINIÇÃO:
Resíduos nos estados sólido e semi-sólido, que resultam de atividades da comunidade de origem: industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição. Ficam incluídos nesta definição os lodos provenientes de sistemas de tratamento de água, aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como determinados líquidos cujas particularidades tornem inviáveis o seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpos de água, ou exijam para isto soluções técnicas e economicamente inviáveis em face à melhor tecnologia disponível.
PERICULOSIDADE DE UM RESÍDUO
Característica apresentada por um resíduo, que, em função de suas propriedades físicas, químicas ou infecto - contagiosa, pode apresentar:
a - Risco à saúde pública, provocado ou acentuado, de forma significativa, um aumento de mortalidade ou incidências de doenças, e/ou;
b - Risco ao meio ambiente, quando o resíduo é manuseado ou destinado de forma inadequada.
PERICULOSIDADES
Inflamabilidade, Corrosividade, Reatividade, Toxidade
PATOGENICIDADE
Classe I - Perigosos
Basicamente provenientes das indústrias, são resíduos que normalmente contém produtos químicos que agridem o meio ambiente de forma dura e rápida, com certeza o resíduo mais perigoso.
Ex. Borra de tinta, latas de tinta, óleos minerais e lubrificantes, resíduos com thinner, resíduos de sais provenientes de tratamento térmico de metais, estopas,serragem contaminadas com óleo, graxas ou produtos químicos, epi’s contaminadas (luvas e botas de couro), borra de chumbo, lodo gerado no corte, filtros de óleo, papéis e plásticos contaminados com graxa/óleo, lodo da rampa de lavagem, lona de freio, filtro de ar, pastilhas de freio, varreduras.
Classe II A - Não Inertes (Poluentes)
São resíduos não inertes, ou seja, que com o passar do tempo sofrem algum tipo de mudança ou decomposição.
Ex.: materiais orgânicos do processo de indústria alimentícia, lamas de sistemas de tratamento de águas, resíduos provenientes de limpeza de caldeiras e lodos provenientes de filtros , prensas, vidros (para-brisa), limalha de ferro, epi’s (uniformes e botas de borracha, pó de polimento, varreduras, polietileno e embalagens, poliuretano, fibras de vidro, gessos, discos de corte, rebolos, lixas, epi’s não contaminados .
Classe II B - Inertes (agregativos)
São resíduos inertes, ou seja, não sofrem qualquer tipo de alteração em sua composição com o passar do tempo.
Ex.: Entulhos, sucata de ferro e aço.
Fonte: norte-coreanos.com