13 agosto 2025

A IMPORTANCIA DA IMPLANTAÇÃO DE PARQUE LINEARES EM PASSOS MG

 Aqui nesta postagem vamos descrever explicando a importância da implantação de parques lineares próximos a córregos e áreas verdes em Passos MG que é uma prática recomendada para promover a requalificação urbana e a preservação ambiental do município que é um item que foi citado no último plano diretor de 2020. Esses itens que vão aqui ser citados sobre parques lineares, também conhecidos como corredores verdes, aproveitam o trajeto dos cursos d'água para criar áreas verdes contínuas e multifuncionais, integrando lazer, mobilidade e contato com a natureza.

CORREDOR DE ÁREA VERDE EM PARQUE LNEARES

CORREDOR DE ÁREA VERDE EM PARQUE LINEAR 


Um parque linear é um espaço verde urbano com um formato predominantemente comprido e estreito, geralmente acompanhando cursos d'água, avenidas, rodovias ou outras vias lineares. Ele se diferencia dos parques convencionais por ter uma forma alongada e pela sua função de se conectar as áreas verdes e promover a interação entre o ambiente construído e o natural e aplicando o lazer e esporte.

Quais os benefícios de implantar um parque linear?

Os benefícios da implantação de um parque linear são múltiplos e se configuram muito mais do que um simples espaço de lazer e descanso. Não é à toa que muitos países, estados e municípios, vêm adotando práticas que levem a discussão e a criação desses parques em suas regiões nos últimos anos.

Entre os benefícios levados a partir da implantação dos parques lineares destacam-se:

  •          Aumento de áreas verdes nas grandes cidades;
  •      Formação de corredores ecológicos;
  •      Conservação da biodiversidade e dos recursos naturais;
  •    Redução das chamadas ilhas de calor – fenômeno climático que acontece principalmente em cidades com elevado grau de urbanização;
  •     Melhora a drenagem das águas pluviais e por consequência ajuda na           redução do risco de ocorrência de enchentes no bairro;
  •     Incentivo às práticas esportivas e de lazer ao ar livre;
  •     Solução eficaz que auxilia na mobilidade urbana da região;
  •     Valorização dos imóveis que circundam o parque linear.

A drenagem de águas pluviais e o aumento da arborização e inclusões de áreas de lazer e esporte nos parque lineares

A vegetação e o solo permeável dos parques lineares ajudam a filtrar a água da chuva, reduzindo a quantidade de poluentes que chegam aos rios e córregos e neles podem conectar áreas verdes fragmentadas, permitindo que animais e plantas se movimentem entre elas, promovendo a biodiversidade também e onde também aumenta a arborização da cidade e inclui áreas de lazer.

E neste exemplo vamos descrever a importância da aplicação deles próximos aos os córregos e entre as áreas verdes de Passos MG para trazer estruturas ambientais na Drenagem das águas pluviais e melhorar as regiões da cidade com áreas verdes sem cuidados ambientais nelas aplicando áreas de lazer e esporte, melhorando assim as áreas ambientais do município.

A IMPORTANCIA DA IMPLANTAÇÃO DE PARQUE LINEARES EM PASSOS MG

ÁREA PARA DRENAGEM DE ÁGUAS PLUVIAIS


Ações para o eixo Ambiência Urbano ambiental

O eixo Ambiência Urbano ambiental trata da associação entre a recuperação dos cursos d’água nas áreas urbanas e a melhoria da qualidade ambiental urbana, por meio da implantação de Parques Lineares, propiciando simultaneamente:

 

• Ampliação das áreas públicas para esportes e lazer;

• Amenização do microclima da Sede Municipal;

• Suporte à articulação do sistema viário;

• Integração entre bairros e entre bairros e centro, em especial as regiões periféricas ocupadas por população de renda baixa.

 Nestas ações propostas aqui vamos descrever as áreas citadas e descritas no PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO DE PASSOS MG de 2020 como córregos que são áreas também de grande curso D’ÁGUA que leva aos CORREGOS SÃO FRANCISCO E BOCAINA E NO DÁ AVENIDA SABIÁ ETC.

ÁREA DO CORREGO SÃO FRANCISCO EM PASSOS MG

ÁREA DO CORREGO SÃO FRANCISCO EM PASSOS MG

I. Implantar Parques Lineares nos seguintes cursos d’água, segundo levantamentos e projetos específicos, em cada caso aqui descrito como córregos que poderão ser chamados depois de PARQUE LINEARES:

a) Córrego Boiadeiros;

b) Córrego São Francisco;

c) Córrego Barrinha;

d) Córrego São Domingos;

e) Córrego do Limão;

f) Córrego Bom Sucesso;

g) Córrego Sabiá;

h) Córrego do Sabão;

i) Ribeirão Bocaina;

j) Córrego Bela Vista;

k) Córrego Aclimação;

l) Córrego Serra Verde;

m) Córrego do Bosque;

n) Córrego Otto Krakauer;

o) Outros que venham a ser identificados.

Desses, serão prioritários o córrego Boiadeiros, o córrego São Domingos e o córrego do Limão, em função das regiões urbanas em que se inserem, em especial o córrego do Limão, por percorrer a região dos conjuntos habitacionais, propiciando maior integração dessas áreas à cidade.

 

II. Recuperar processo de erosão que ocorre nestas áreas citadas, com drenagem, recomposição e estabilização de encostas, com implantação de área pública para esportes e lazer.

 

Os Parques lineares ajudam a evitar erosões através da criação de áreas verdes ao longo de cursos d'água, como rios, ribeirões e córregos, que absorvem o impacto da água da chuva e reduzem a velocidade do escoamento, prevenindo a erosão do solo. Além disso, a vegetação presente nesses parques ajuda a estabilizar o solo, evitando que ele seja carregado pela água e a vegetação densa em parques lineares ajuda a diminuir a velocidade da água da chuva, evitando que ela arraste o solo.


EROSÃO NO CORREGO DA AVENIDA SABIÁ

EROSÃO NO CORREGO DA AVENIDA SABIÁ

Áreas de lazer e bem estar nos Parques lineares

Como já descrito alguns dos benefícios ambientais, parques lineares oferecem também espaços para atividades de lazer e bem estar, no contato com a natureza, melhorando a qualidade de vida da população. As áreas de lazer e bem-estar nos parques lineares são projetadas para integrar a natureza e as atividades humanas, promovendo a qualidade de vida e a interação social. Essas áreas podem incluir pistas de caminhada e corrida, ciclovias, quadras esportivas, playgrounds, espaços para piquenique, praças e áreas de convivência, além de promoverem a preservação ambiental e o bem-estar.

Abaixo uns exemplos de áreas de lazer e bem-estar em parques lineares:

  • Pistas de caminhada e corrida: Ideal para a prática de exercícios físicos e contato com a natureza.
  • Ciclovias: Estimulam o uso de bicicletas como meio de transporte e lazer.
  • Quadras esportivas: Permitem a prática de esportes coletivos e individuais.
  • Playgrounds: Oferecem espaços seguros e divertidos para as crianças brincarem.
  •  Áreas de piquenique: Incentivam momentos de lazer em família e amigos.
  • Praças e áreas de convivência: Criam espaços para encontros, descanso e interação social.

ÁREA DE LAZER EM UM PARQUE LINEAR

ÁREA DE LAZER EM UM PARQUE LINEAR

  • Hortas comunitárias: Promovem o contato com a natureza e a produção de alimentos.
  • Espaços para atividades físicas ao ar livre: Equipamentos como aparelhos de ginástica e áreas para alongamento.

Como descrito acima a implantação de parque lineares em Passos MG teve a iniciativa no plano diretor de 2020

A iniciativa de começar a implantar estes parques lineares começou em parte teórica na formulação do Plano Diretor de 2020 AGORA DEPOIS DE 5 ANOS, Passos MG inaugurou em 13 de maio de 2025 o 1º Parque Linear, Localizado no Jardim Primavera 2, às margens do Córrego do Limão, que foi citado no plano diretor como prioridade. O Parque “Encantos do Primavera”

 Algumas crianças foram ao local e o nome do parque foi escolhido por meio de um concurso com alunos de um CEMEI Professora Sueli Imaculada de Souza, e a vencedora foi a pequena Isabele Cristina de Oliveira, que também fez o plantio simbólico de mudas frutíferas nativas durante a inauguração.

Com 20 mil m² de área e 700 metros de pista de caminhada, se descreve que serão plantadas 400 árvores para cercar o parque, criando assim uma trilha verde

O projeto surgiu como compensação ambiental, definida pelo Codema à empresa Habitat, e foi viabilizado pela Secretaria de Meio Ambiente (SEMAB). A proposta é valorizar a natureza, incentivar o lazer consciente e promover educação ambiental e qualidade de vida para todos.

PARQUE LINEAR EM PASSOS MG

PARQUE LINEAR EM PASSOS MG

Os parques lineares tem uma função importante igual a de uma praça bem cuidada e que tem manutenção sempre. e a cidade está com praças degradas no seu interior e está sendo cobrado a construção de parques lineares isto pode ser uma boa estratégia para revitalizar áreas urbanas degradadas, especialmente quando praças existentes estão em más condições como aqui em Passos MG.

CALÇADA EM PRAÇA DE AREA VIZINHA AO CENTRO DE PASSOS MG

CALÇADA EM PRAÇA DE AREA VIZINHA AO CENTRO DE PASSOS MG

No Plano Diretor Participativo tem mais de 15 Córregos descritos onde se deve trabalhar as áreas verdes e preservar o Meio Ambiente Urbano levando educação ambiental a população, áreas de lazer de vários tipos como as citadas a cima e esporte também e melhorando a arborização da cidade além da DRENAGEM DE ÁGUAS PLUVIAIS.  Um parque linear deve se trabalhar todos estes itens citados para se ter qualidade e não ser um termo que ficara esquecido iguais as Praças da cidade até o momento. Podemos ver aqui que na descrição do Plano Diretor Participativo tem 14 córregos citados e somente um que teve prioridade especial foi executado depois de 5 anos e se basear no plano diretor que deve ser feito uma revisão no máximo de 10 anos podemos analisar pela execução destes córregos a fragilidade ambiental pelo que foi executado durante 5 anos somente um parque e as praças ainda não foram revitalizadas.

A manutenção dos parques lineares deve estar incluída no seu planejamento

A manutenção de parques lineares envolve cuidados contínuos com a limpeza, vegetação, equipamentos e infraestrutura, visando garantir a segurança, funcionalidade e beleza do espaço. A gestão compartilhada com a comunidade pode ser uma estratégia eficaz para otimizar os recursos e promover a sustentabilidade do parque.

Principais aspectos da manutenção:

  • Limpeza
  • Cuidados com a Vegetação
  •  Manutenção dos equipamentos
  • Cuidar na Infraestrutura: esgoto, drenagem, calçadas
  •  Monitoramento e avaliações:  área, urbanização, água etc.

É fundamental a participação da comunidade e de avaliadores em locais assim para que que a manutenção seja flexível e adaptável às mudanças climáticas, ao crescimento da cidade e às necessidades dos usuários e se tiver degradação sejam descritas a um órgão responsável para que arrume e faça manutenções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.