23 fevereiro 2024

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE - ODS 4 PARA 2030

 Esse objetivo é fundamental para se alcançar os outros 16 ODS. A ONU explica o porquê no documento “Quality education: why it matters?” (“Educação de qualidade: por que isso importa? ”, em tradução livre).

De acordo com o documento, é com a educação de qualidade que as pessoas conseguem romper o ciclo da pobreza. Ela também permite conquistar uma maior equidade entre gêneros, além de incentivar a adoção de hábitos de vida mais saudáveis e sustentáveis. Por fim, cumprir o ODS 4 é crucial para ter uma sociedade mais tolerante e pacífica.

 A educação é a base para tudo. Essa frase não é apenas um clichê, mas uma grande verdade. A educação tem o poder de transformar a vida das pessoas. Porém, para isso, é preciso que se tenha acesso a ela e, muito mais do que simplesmente frequentar a escola, o conhecimento precisa ser transmitido e construído de forma efetiva e significativa.

 

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE - ODS 4 PARA 2030
EDUCAÇÃO DE QUALIDADE - ODS 4 PARA 2030

 Indivíduos pertencentes a uma sociedade com uma educação de qualidade tendem a estarem mais bem preparados para o mercado de trabalho, gerando menor pobreza e maior crescimento econômico.

Hoje, no Brasil, muitas crianças ainda estão fora das escolas e, aquelas que conseguem a frequentar, muitas das vezes, não assimilam o conteúdo disponibilizado em sala de aula, gerando grande defasagem escolar em conteúdos básicos como ler, escrever ou fazer contas simples.

Para que a educação de qualidade seja alcançada é necessário, em primeiro lugar, que as crianças e jovens tenham acesso a instalações adequadas, professores preparados e conteúdos significativos, que os engajem e garantam um aprendizado rico, incluindo competências técnicas e profissionais.

No Brasil, em que a realidade nos mostra que a educação ainda não é acessível a todos e que, mesmo quando se tem vagas disponíveis na educação pública, as crianças e jovens deixam de frequentá-la, é necessário pensar em medidas que atraiam e engajem os estudantes na jornada de aprendizagem.

A educação de qualidade vai da situação mais básica, que é ter uma sala de aula com um professor, até o envolvimento das famílias na comunidade escolar e na disponibilização de tecnologias e inovação dentro das escolas. São situações primordiais que precisam ser resolvidas, bem como as pendências do futuro, como por exemplo o desenvolvimento das competências necessárias para a atualidade.

É preciso que o alicerce da aprendizagem, que é a alfabetização, seja sólido o suficiente para que os alunos tenham um desenvolvimento pleno dentro das instituições de ensino e, mais do que isso, possam desde a primeira infância compreender e sentir que podem e devem fazer diferença no mundo em que vivemos.

A partir disso, os estudantes passam a ter visão de mundo e pensamento crítico para transformar a sociedade em um lugar melhor para todos e todas, com igualdade, respeito às diferentes culturas, preservação do meio ambiente e práticas cidadãs.

Além disso, a escola precisa ser um local que desperta e potencializa as habilidades das crianças e jovens. Educar com qualidade é colocar os alunos como protagonistas do aprendizado, é incentivá-los a buscar o conhecimento, a pesquisa científica e a reflexão. Para que sintam que fazem parte do processo de construção do conhecimento, é preciso que eles participem, que sejam ouvidos e que as suas necessidades de aprendizado sejam sanadas.

Diante do mundo globalizado em que vivemos e das novas necessidades do mercado de trabalho, é preciso essa nova educação. Mas, antes mesmo dos passos mais largos, e necessário garantir o acesso à educação para todos, porém, é essencial que a permanência também seja para todos.

Lembra daquele documento da ONU, “Quality education: why it matters?”? Ele traz quatro orientações de como podemos ajudar a atingir o ODS 4, olha só:

    Pressionar os governantes no âmbito municipal, estadual e federal a colocaram a educação como prioridade em planos de governo;

    Pressionar os governantes a firmarem parcerias que garantam o acesso gratuito à educação primária de qualidade, incluindo grupos vulneráveis e marginalizados;

    Incentivar o setor privado a investir recursos no desenvolvimento de soluções e ferramentas educacionais, inclusive as que facilitem o acesso à educação de qualidade;

    Incentivar ONGs a firmar parceria com jovens e outros grupos para promover a importância da educação nas comunidades.

Já quem atua na área da educação tem mais possibilidades de ajudar. A primeira delas é investir em conhecimento. Afinal, uma das metas do ODS 4 é a formação e capacitação de professores.

 

VEJA VÍDEO ABAIXO

 VEJA VÍDEO ACIMA

ITEM  4 DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

4.1 Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário livre, equitativo e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes

4.2 Até 2030, garantir que todos as meninas e meninos tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-escolar, de modo que eles estejam prontos para o ensino primário

4.3 Até 2030, assegurar a igualdade de acesso para todos os homens e mulheres à educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, incluindo universidade

4.4 Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo

4.5 Até 2030, eliminar as disparidades de gênero na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência, povos indígenas e as crianças em situação de vulnerabilidade

4.6 Até 2030, garantir que todos os jovens e uma substancial proporção dos adultos, homens e mulheres estejam alfabetizados e tenham adquirido o conhecimento básico de matemática

4.7 Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável

4.a Construir e melhorar instalações físicas para educação, apropriadas para crianças e sensíveis às deficiências e ao gênero, e que proporcionem ambientes de aprendizagem seguros e não violentos, inclusivos e eficazes para todos

4.b Até 2020, substancialmente ampliar globalmente o número de bolsas de estudo para os países em desenvolvimento, em particular os países menos desenvolvidos, pequenos Estados insulares em desenvolvimento e os países africanos, para o ensino superior, incluindo programas de formação profissional, de tecnologia da informação e da comunicação, técnicos, de engenharia e programas científicos em países desenvolvidos e outros países em desenvolvimento

4.c Até 2030, substancialmente aumentar o contingente de professores qualificados, inclusive por meio da cooperação internacional para a formação de professores, nos países em desenvolvimento, especialmente os países menos desenvolvidos e pequenos Estados insulares em desenvolvimento

Fontes: .blogdoead.com.br
 
                       educacional.com.br
              g1.globo.com
                nacoesunidas.org
                mundoeducacao.bol.uol.com

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