26 setembro 2023

SEMANA LIXO ZERO UMA AÇÃO PARA TODOS

 A Semana Lixo Zero  acontece na ultima semana de Outubro de cada ano, todos os anos em diversos países e no Brasil ela é destaque pela sua dimensão e impacto positivo que causa na sociedade, pois é notável o salto ambiental positivo em todos os setores da sociedade que este evento causa. A ideia é mobilizar o máximo possível de organizações e pessoas, para durante uma janela de 9 dias, propor discussões e transformações reais na maneira como lidamos com nossos resíduos. 

COMO AGIR

 Qualquer pessoa pode participar o que deve fazer é agir e criar eventos ou buscar eventos que já tenha em seu município e agregar a ele, hoje dá para se ligar a órgãos públicos se setores públicos não se agregam busque comunidades Igrejas, Associações e leve a educação com criações e ações  passando ideias a eles   crie uma ação você também pode ser um embaixador e representar a sua cidade.

Uma Sociedade organizada não tem lixo descartado de forma incorreta em dias que não passa a coleta de lixo praças e ruas tem ponto de descarte separado dos resíduos. Uma Cidade sem controle do lixo é uma cidade Doente e desestruturada, hoje tem um calculo que mostra que cada 1 real que se gasta em Saneamento Básico se Economiza 9 Reais em saúde.   

SEMANA LIXO ZERO UMA AÇÃO PARA TODOS
SEMANA LIXO ZERO UMA AÇÃO PARA TODOS

 
SEMANA LIXO ZERO UMA AÇÃO PARA TODOS
SEMANA LIXO ZERO UMA AÇÃO PARA TODOS

 Todos os anos são produzidos 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos no Brasil. Uma cidade De Medio Porte produz de 60 a 70 Toneladas de Resíduos por dia que não tem tratamento adequado.  Precisamos mudar nossos hábitos de consumo e não só isso, mas também a forma como encaminhamos nossos resíduos, transformando em recursos para transformação social e inovação. Hoje é raro não se ver um catador de resíduos quando se sai para a rua e ele está praticamente excluído da sociedade por limpar as ruas  de uma forma autônoma por não ter uma associação ou cooperativa que faça sua inclusão social.

No Brasil quem cuida dos eventos é o Instituto Lixo Zero Brasil, uma organização da sociedade civil autônoma, sem fins lucrativos, com sede em Florianópolis. Foi fundada em 2010 e foi pioneira na disseminação do conceito de Lixo Zero aqui no país.

Desde 2013, a Semana Lixo Zero é a principal plataforma de mobilização social do Brasil voltada aos resíduos, movida pelo compartilhamento de boas práticas relacionadas à temática Lixo Zero como: redução, gestão de resíduos, reuso, educação para o lixo zero, compostagem, reciclagem, entre outras inovações possíveis para um Brasil Lixo Zero!

 

SEMANA LIXO ZERO UMA AÇÃO PARA TODOS

Em 2018, a Semana Lixo Zero Brasil movimentou 20 estados e 45 cidades. Foram mais de mil eventos, com workshops, oficinas, congressos e bate-papos. Alcançando diretamente 150 mil pessoas.

O Instituto trabalha o ano inteiro para propagar a missão do lixo zero. Sempre pensando no máximo aproveitamento e também em um descarte correto dos resíduos, sejam recicláveis ou orgânicos, para evitar o seu encaminhamento para lixões.

 

ATIVIDADES A SE REALIZAR

 Semana Lixo Zero é um evento bem democrático. Qualquer pessoa entusiasta ou que trabalhe na área pode participar de 3 formas: participar dos eventos como ouvinte; apoiar o movimento, disseminando o conceito Lixo Zero e os seus eventos e propostas ou então organizando sua própria ação.

 

SEMANA LIXO ZERO UMA AÇÃO PARA TODOS
SEMANA LIXO ZERO UMA AÇÃO PARA TODOS

 

SEMANA LIXO ZERO UMA AÇÃO PARA TODOS
SEMANA LIXO ZERO UMA AÇÃO PARA TODOS

A ideia é promover a reflexão sobre nossa responsabilidade sobre todos os resíduos provenientes do consumo e da indústria como um todo, envolvendo os setores públicos, privados e sociedade civil organizada.

E, além de participar da Semana Lixo Zero, você também pode continuar ajudando o movimento nos outros dias do ano: reduzindo o desperdício e encorajando pequenas mudanças dentro de casa.

PONHA IDEIAS EM AÇÃO E BUSQUE QUEM FAZ AÇÕES NO TEMA DO LIXO ZERO, CIDADE LIMPA, FIM DE LIXEIRAS,  EDUCAÇÃO E SAÚDE AMBIENTAL

Fonte de uma parte do texto: /beegreen.eco.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário