18 agosto 2023

VEJA AS ETAPAS NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO

Na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) a água com impurezas que retorna de casas, empresas e indústrias passará por várias etapas para ser despoluída e devolvida ao meio ambiente. Um processo que leva até vinte dias, na fase líquida e sólida, para que sejam retirados todos os dejetos.

FIQUE SABENDO AGORA COMO FUNCIONA
VEJA COMO FUNCIONA E AS ETAPAS DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO (ETE)

Gradeamento: Resíduos sólidos grandes são retidos por grades com espaçamentos entre cinco e dez centímetros, servindo de uma primeira filtragem para facilitar a condução do esgoto por meio de bombas e tubulações.

Gradeamentos: etapa inicial onde resíduos sólidos maiores (gradeamento grosso), e resíduos sólidos menores (gradeamento fino), são fisicamente retidos por meio de barreiras no sistema. Ou seja, todos materiais em suspensão, como detritos e outros objetos, são barrados pelas grades.

GRADEAMENTO NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO
GRADEAMENTO NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO

Desaneração: É a separação dos organismos menores, dos organismos maiores. A areia vai para o fundo de um tanque e o material orgânico permanece na superfície.

TANQUE DE AREIA NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO
TANQUE DE AREIA NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO  
 
O MEDIDOR DE VAZÃO: A medição de vazão é importante tanto na ETA – estação de tratamento de água quanto na ETE – estação de tratamento de esgoto, pois permite avaliar a quantidade de água que está sendo tratada e a quantidade de esgoto que está sendo descartada.
 
Os Medidores de Vazão têm por finalidade precisar a quantidade de líquidos, gases ou sólidos que passam por um determinado local durante um intervalo de tempo. E por que essa medição é importante? Para o controle eficiente e a qualidade dos processos industriais!
 
MEDIDOR DE VAZÃO NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO
MEDIDOR DE VAZÃO NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO

Decantador primário: São tanques que misturam o material orgânico sólido para sedimentá-lo no fundo do tanque até assumir a forma de lodo.

O que faz o decantador primário?

O tratamento primário dos esgotos objetiva principalmente remover sólidos em suspensão sedimentáveis e sólidos flutuantes. Após o tratamento preliminar, os sólidos em suspensão de maior densidade contidos nos esgotos, sedimentam-se e depositam-se ao fundo do decantador, constituindo o lodo primário.

DECANTADOR PRIMÁRIO NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO
DECANTADOR PRIMÁRIO NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO

Peneira rotativa: O material sólido é submetido a uma espécie de peneira que serve como uma nova filtragem e separação para que o líquido seja armazenado em caçambas. 

 Tem como princípio de funcionamento a rotação contínua de uma tela cilíndrica acionada por meio de um motorredutor. O efluente entra diretamente na tela de filtração, que por estar em movimento contínuo permite que o líquido esteja sempre em contato com uma zona limpa de tela.

PENEIRA ROTATIVA NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO
PENEIRA ROTATIVA NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO

Reatores – as bactérias dos depósitos contribuem para reduzir a poluição e originar o lodo;

 O que é um reator anaeróbico e como ele atua no tratamento de esgoto?

Unidade hermética que concentra e prolifera bactérias anaeróbias, trazidos pelos dejetos e onde ocorre a liquefação dos sólidos através de transformações bioquímicas, responsáveis pela remoção de componentes poluentes do esgoto.
REATORES NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO
REATORES NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO

 Tanques de aeração – as bactérias aeróbias auxiliam na destruição das impurezas, à medida que produzem a oxigenação da água;

Por que existe a etapa de aeração do esgoto?
 
Tanque de aeração: através de um processo químico específico, no tanque de aeração os resíduos são transformados em gás carbônico, fazendo com que a matéria orgânica ali contida sirva de alimento para microrganismos que ajudarão na decomposição de resíduos.
TANQUE DE AERAÇÃO NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO
TANQUE DE AERAÇÃO NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO

Decantador secundário – o esgoto fica em repouso, o que contribui para que quase todas as impurezas fiquem no fundo do reservatório;

Tratamento secundário

É a etapa mais importante do tratamento de efluentes e visa a remoção de matéria orgânica biodegradável solúvel e coloidal por ação de microrganismos e remoção de sólidos coloidais não sedimentáveis e suspensos para o interior dos flocos biológicos ou biofilmes.

DECANTADOR SECUNDARIO NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO
DECANTADOR SECUNDÁRIO NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO

Adensamento do lodo: O lodo é filtrado de forma a reduzir o volume de água para transparecer o material sólido, que por sua vez é submetido a outros processos de filtragem.

Como funciona o adensador de lodo?
 
Os adensadores e espessadores retiram o líquido do lodo, preparando-o para a etapa de deságue do lodo adensado. O processo é utilizado amplamente nas Estações de Tratamento de Água, de Esgoto e de Efluentes Industriais para reduzir a quantidade de água presente no lodo a ser descartado
ADENSAMENTO DE LODO NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO
ADENSAMENTO DE LODO NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO
 
 Digestão anaeróbica: Toda a matéria em forma de lodo é estabilizada por meio de processo químico, incluindo a eliminação de bactérias e gases nocivos, além de ser reutilizado também como adubo.

 Para que serve um reator anaeróbio?

 Normalmente, o reator UASB é utilizado em processos primários para a estabilização da matéria orgânica inicial. É utilizado tanto em Estação de Tratamento de Esgoto Sanitário quanto em Estação de Tratamento de Efluentes Industriais.

 

DIGESTÃO ANAEROBICA NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO
DIGESTÃO ANAERÓBICA NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO

Condicionamento químico do lodo: A matéria passa por um processo de coagulação e desidratação.  

Condicionamento químico do lodo: o intuito dessa fase é separar as partículas sólidas da fase líquida. Basicamente, o lodo é coagulado e desidratado, deixando apenas a parte sólida do composto para trás.

CONDICIONAMENTO QUIMICO DO LODO NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO
CONDICIONAMENTO QUÍMICO DO LODO NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO

Filtro prensa de placas: O lodo é filtrado através de placas prensadas que fazem todo o líquido restante ser eliminado.

O Filtro Prensa é utilizado para desidratação de lodos gerados em estações de tratamento de águas e efluentes. O processo consiste na separação dos resíduos sólidos e líquidos com a função de remover as partículas indesejáveis encontradas nestas soluções.

FUNÇÃO DE PRENSAS NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO
FUNÇÃO DE PRENSAS NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO

Secador térmico: Por fim, o lodo restante é submetido à evaporação através de altas temperaturas, eliminando significantemente mais líquido.

 Desenvolvido para operar em maneira conjunta e compatível com a infraestrutura dos clientes, o secador térmico de lodo é capaz de reduzir a umidade através da evaporação da água para a atmosfera

SECADOR TERMICO NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO
SECADOR TÉRMICO NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO

ESGOTO TRATADO: Após a remoção de todos os poluentes através de um processo químico, físico e biológico, a água tratada pode finalmente ser reutilizada para fins industriais ou agrícolas, não sendo ainda água potável. Por isso não é indicada para beber, a não ser com a utilização de filtros ou então que ela seja fervida antes.

 É interessante acrescentar também o que poucas pessoas sabem, na realidade, o processo de tratamento do esgoto visa “turbinar” o processo natural de limpeza da água, uma vez que o próprio curso d’água possui bactérias que se alimentam do material orgânico disponível no esgoto, ajudando a eliminar parte da sujeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário