O estresse pode desencadear ansiedade e depressão, além de problemas gastrointestinais e cardíacos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 7,5% dos brasileiros apresentam quadros de ansiedade. Isso coloca o país como o mais ansioso e estressado da América Latina. 

Em contrapartida, cuidar da saúde mental ajuda a tornar os dias menos complicados e mais agradáveis. Acima de tudo, esse cuidado ainda ajuda a diminuir o estresse. Sugerimos alguns hábitos que podem ajudar:

1. Sono de qualidade

Uma boa noite de sono traz mais tranquilidade para lidar com os desafios. Para melhorar a qualidade desse repouso, realize a higiene do sono. Em suma, é uma rotina que nos prepara para desacelerar próximo ao horário de dormir. 

Desse modo, alguns hábitos podem ajudar: ficar longe dos aparelhos eletrônicos; ter horário fixo para ir para a cama; tomar um chá calmante ou ler algumas páginas de um livro por noite.

Por fim, é importante acordar com calma, antes do horário dos compromissos. Ao mesmo tempo, uma boa espreguiçada e alongamentos ajudam o corpo a despertar.

2. Meditação

A ideia central da meditação é concentrar-se no momento presente. Simultaneamente, orienta-se respirar profunda e lentamente e observar seus pensamentos. Frequentemente, é melhor escolher um local silencioso e uma posição confortável. 

Para começar, é possível usar práticas guiadas disponíveis em aplicativos e canais do Youtube. Mas o estado meditativo pode ser alcançado até nas tarefas cotidianas, como tomar banho, lavar a louça, alongar-se ou escutar música. Em síntese, é importante é manter a mente no presente e prestar atenção a si mesmo.

3. Atividade física regular

Praticar atividade física reduz os níveis de ansiedade e diminui o estresse. Ainda melhora o humor, o funcionamento orgânico geral e aumenta o bem-estar físico e psicológico. Isso acontece porque ocorre a liberação dos hormônios do bem-estar (como a serotonina, a endorfina e a dopamina). 

Entretanto, fazer exercícios deve ser algo agradável, por isso escolha atividades prazerosas. Nesse sentido, vale desde caminhadas na rua de casa até danças, lutas, corrida e exercícios em academia. A recomendação é praticar ao menos três vezes por semana.

4. Alimentação

Manter uma alimentação saudável e boa ingestão de água também contribui para a saúde mental. Assim, o corpo é suprido com a quantidade necessária de vitaminas e sais minerais.

5. Socialização

Uma boa dica para aumentar a autoestima é participar de atividades em grupo. Aulas de dança, um clube de leitura, um grupo de estudos ou organizados em torno de um hobby, são algumas ideias. Basta buscar dentro das suas áreas de interesse.

Fonte do texto:maristalab.com.br