01 junho 2023

TODO LIXO DE PASSOS MG VAI SER LEVADO PARA OUTRA CIDADE POR NÃO TER UM ATERRO SANITÁRIO MEDIDA TOMADA POR UM TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA (TAC) ENTRE PREFEITURA E MINISTERIO PUBLICO

 Todo o lixo produzido em Passos (MG) começa a ser levado para um aterro no interior de São Paulo. A empresa que venceu a licitação para o transporte do lixo iniciou os trabalhos na última segunda-feira (29).

A medida faz parte de um acordo de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre prefeitura e Ministério Público.

 PASSOS TINHA UM ATERRO SANITÁRIO CONTROLADO QUE POR LEI NÃO É MAIS PERMITIDO O DESCARTE DE LIXO NESTES LOCAIS

O Projeto de Lei 4481/21 restringe o acesso a lixões e aterros sanitários, estabelecendo que a entrada nesses locais só será permitida a pessoas previamente autorizadas pelo Poder Público e/ou pela respectiva empresa de reciclagem, quando for o caso.

Antes, todo o lixo era levado para o aterro que existe hoje no município. Mas esse aterro é controlado, ou seja, não tem o solo impermeabilizado, de forma eficiente para controlar a poluição, além de não possuir um sistema de captação de chorume e gases tóxicos. 

Por lei, todo lixo coletado nos municípios deve ser encaminhado para um aterro sanitário. Por isso, no TAC firmado entre prefeitura e MP ficou acordado que o lixo será levado para outra cidade.

Uma empresa foi contratada por licitação e esse serviço já começou. Agora todo lixo da cidade está sendo levado para um aterro sanitário licenciado em Tapiratiba (SP). 

 


 A empresa vencedora irá coletar o lixo de Passos e de outras 22 cidades ligadas à Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande.

Só Passos gera em média mais de 60 toneladas de lixo por dia, sem contar os itens que são separados pela coleta seletiva. 

 SERÁ QUE PASSOS MG VAI TER UM ATERRO SANITÁRIO ATÉ AGORA O CHORUME POLUI O LENÇOL FREÁTICO POLUI O AR DESPERDIÇA COM GASTOS EM MANUTENÇÕES E PERDE COM A FALTA DE CONTROLE DOS RESÍDUOS, VEJA ABAIXO UM ATERRO SANITÁRIO E COMO FUNCIONA

VEJA NO VÍDEO UM ATERRO SANITARIO

"Houve uma licitação pela Associação dos Municípios, a AMEG, que licitou esse trabalho para todos os municípios da região que tivessem o interesse e a necessidade de destinar corretamente o resíduo sólido. Então essa empresa de Tapiratiba foi a vencedora, é para nós hoje a mais próxima do município, pois a gente reduz custo de transporte também", explicou a secretária de Obras, Habitação e Serviços Urbanos de Passos, Clélia Rosa.

Ainda conforme a secretária, todo serviço de transporte e destinação correta do lixo vai custar cerca de R$ 300 mil por mês ao município. 

Fonte de parte da matéria G1 eptv

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário