13 janeiro 2023

CATADORES PARTICIPANTES DA 2º ETAPA DO MINAS RECICLANDO ATITUDES EM PASSOS MG E REGIÃO

PASSOS – Catadores de material reciclável participantes da 2ª etapa do projeto Minas Reciclando – Repensando o Futuro nas cidades de Capitólio, Cássia, Passos, Piumhi e São Sebastião do Paraíso.

Segundo informações da Prefeitura de Passos, nesta semana, os catadores se reuniram com o prefeito Diego Oliveira, com o secretário de Meio Ambiente Agropecuária e Abastecimento, Sebastião Domingos, o Neném da Manuela, e representantes da Coocares Coleta Seletiva que ainda está sem apoio e da AAção Reciclagem.

CATADORES PARTICIPANTES DA 2º ETAPA DO MINAS RECICLANDO ATITUDES EM PASSOS MG E REGIÃO
CATADORES PARTICIPANTES DA 2º ETAPA DO MINAS RECICLANDO ATITUDES EM PASSOS MG E REGIÃO - FOTO DO 1º ENCONTRO

No ano passado, foi desenvolvida a primeira fase do projeto, quando foram realizados encontros com o objetivo de qualificar os membros dos comitês para a definição das ações a serem realizadas em cada município com o intuito de promover a inclusão sócio-produtiva doadoras e catadoras, além de implantar a coleta solidária nos municípios beneficiados pelo projeto.

Segundo administração, a proposta também protege a articulação das equipes de trabalho entre diferentes públicos para a implementação da coleta seletiva e geração de trabalho e de renda no município.

Os municípios estão aderindo ao projeto, que tem duração de um ano e é feito em etapas.associações e permitem um levantamento dos catadores autônomos .

 

MINAS RECICLANDO ATITUDES VEM EM PASSOS PELA 2ª VEZ

" Queremos melhorar o trabalho dos catadores. Em Passos, vimos que tem capacidade de ter outra associação de servidores ou de ampliar o que existe atualmente. Vimos que aqui tem um número exorbitante de catadores avulsos, sendo 60 o que levantamos, mas tem muito mais, Soube, na reunião, que aqui teve o chamamento público para a coleta seletiva ser uma realidade no município e sabemos que os órgãos estão em preparação” , disse.

Segundo ela, em Piumhi, estão cerca de 25 catadores e a prefeitura está engajada e ajuda a associação a manter a estrutura do galpão. associação e apoio da prefeitura e estão estruturando a implantação da coleta seletiva.

O projeto em si não visa nenhuma remuneração aos catadores, mas a ideia é estruturar e explicar a importância do trabalho dos catadores, auxiliar os gestores públicos e integrar as instituições e a sociedade civil. Porque, por exemplo, eu gero meu resíduo e devo dar Isso é muito importante porque ainda vemos muito lixo na rua .

A ideia é o projeto de integração finalizar e os gestores permaneceram neste esquema do que levamos de apoio para proteger todos os catadores .

 Fonte: Clic Folha / Gabriela Alux - Jornal Alternativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário