14 novembro 2018

ERRADICAÇÃO DA POBREZA - OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Erradicação da pobreza. O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU número 1 diz: “Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares”

ERRADICAÇÃO DA POBREZA - OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
ERRADICAÇÃO DA POBREZA - OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL


O ODS 1 trata da pobreza, cuja erradicação é entendida pelo Brasil como ponto central para toda a estratégia de desenvolvimento sustentável. A meta 1.1, e também mais urgente, é a erradicação da pobreza extrema.

O desafio maior, portanto, é tratar das outras metas, como a 1.2: reduzir à metade, até 2030, a proporção de indivíduos vivendo em situação de pobreza (e não apenas a pobreza extrema).

Para dar conta deste objetivo, o país precisará estabelecer novos marcos políticos para garantir que sistemas de proteção social atinjam os indivíduos pobres e vulneráveis.


VEJA O VÍDEO ABAIXO - ATUALIZADO 2024



VEJA O VÍDEO ACIMA - ATUALIZADO 2024


Pobreza em evidência no Brasil
Redação 4043 – ENEM
Sem Título

No que se refere à pobreza no Brasil, pode-se perceber a existência de grandes abismos sociais.

Segundo a ONU-Organização das Nações Unidas o país é o oitavo em desigualdade social. Isso se evidência não só pela disparidade existente entre as classes, mas também pela falta de acesso a educação.

A grande concentração de renda na mão de poucas pessoas, gera as defasagens na imensa maioria da população. Segundo o sociólogo Karl Marx, a burguesia dona dos meios de produção e do poder econômico, exploram e detém privilégios sobre o proletariado, intensificando assim a diferença entre as classes. Tendo em vista que só os ricos têm acesso aos bens de consumo, é notório a problemática que os trabalhadores enfrentam.

Convém lembrar ainda que, um ensino público de qualidade amplo e de alcance universal é a base para formação dos indivíduos. As pessoas de famílias que possuem mais dinheiro tendem a frequentar as melhores instituições, enquanto os mais pobres, acabam por ter de ingressar mais cedo no mercado de trabalho para contribuir na renda familiar, sendo assim um fator definitivo para determinar a condição socioeconômica da população brasileira.

Portanto são imprescindíveis as medidas para resolver esse impasse. O Governo deve implementar uma reestruturação social promovendo políticas assistencialistas a fim de estabelecer uma mudança mais igualitária sobre a posse de riqueza nacional. Ademais as Ongs devem auxiliar uma mobilização social, para formação de espaços de arrecadação de alimentos, roupas e demais necessidades básicas para ajudar a população mais pobre.

O que é. Erradicar:

Erradicar significa arrancar pela raiz, desarraigar. No sentido figurado significa eliminar, provocar o desaparecimento, fazer com que acabe completamente, destruir na totalidade.

Erradicar uma praga na agricultura, é eliminar completamente a incidência de doenças que atacam as lavouras. Da mesma forma erradicar a fome de uma população, é eliminar a carência de alimentos, fornecendo meios para a subsistência das famílias que enfrentam essa endemia.

Na medicina, erradicar uma doença é aniquilar completamente o micróbio ou vírus, e consequentemente parar a propagação da doença em um país ou continente e, evitar que as pessoas contraiam a doença, enquanto o transmissor continuar vivo na natureza.

Diz-se que uma doença foi erradicada, quando depois de várias vacinações coletivas, não for mais verificada a ocorrência da doença na população de uma determinada região.

O que é a Pobreza:

Pobreza é a condição de quem é pobre, ou seja, que não tem as condições básicas para garantir a sua sobrevivência com qualidade de vida e dignidade. A pobreza também costuma se referir a classe social e econômica das pessoas que são pobres.

A pobreza pode se caracterizar por abranger diferentes aspectos da vida dos indivíduos, como por exemplo a carência de bens e serviços essenciais para a vida: alimentação, vestuário, cuidados com a saúde, alojamento, etc.

A carência social também é uma das principais características da pobreza, ou seja, a incapacidade das pessoas que participarem de modo igualitário na sociedade. Esta situação está associada ao conceito de exclusão social.

A pobreza absoluta ou extrema consiste no estado das pessoas que não possuem requisitos básicos para sobreviver. Como consequência, muitos indivíduos contraem doenças ou morrem devido a fome ou às péssimas condições sanitárias, por exemplo.

Declaração de pobreza

A declaração ou atestado de pobreza, também conhecida como declaração de hipossuficiência, consiste num documento que comprova a incapacidade de determinada pessoa de arcar com os custos exigidos para usufruir de determinados serviços jurídicos. 

Através deste atestado, o requerente pode se beneficiar da Assistência Judiciária Gratuita.

Desta forma, a declaração de pobreza garante ao cidadão brasileiro, por exemplo, o direito constitucional de ter acesso à Justiça, assim como outros serviços sociais, de forma gratuita.
 
Pobreza no Brasil
 
São diversas as causas que fazem do Brasil um país com uma desigualdade social tão grande, provocando, consequentemente, um aumento considerável de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza.

Atualmente, existem várias políticas assistencialistas que tentam "frear" a miséria no país, como o Bolsa Família, por exemplo. No entanto, o número de pobres que estão na pobreza extrema ou absoluta só vai diminuir se vários outros aspectos forem corrigidos no país, como as desigualdades sociais e a qualidade do ensino e saúde pública.

Causas da pobreza

São vários os motivos que podem levar ao crescimento e agravamento da pobreza em determinada região. Os principais fatores são:

Econômicos: sistema fiscal socialmente injusto e inadequado;

Socioculturais: discriminação social relativa à raça ou ao gênero, exclusão social e crescimento muito rápido da população;

Históricos: colonialismo e existência de um passado autoritário no país;

Naturais: desastres naturais, doenças (epidemias), climas extremos, etc.;

Político-legais: existência de corrupção, mau-funcionamento ou inexistência de um sistema democrático.

A desigualdade, a exclusão social e a existência de um sistema político corrupto, no entanto, sintetizam a principal causa da pobreza na maioria dos países, como no Brasil, por exemplo.

Como consequência, a pobreza pode gerar diversas situações que acabam agravando ou gerando ainda mais pobreza, fazendo com que o sistema siga um ciclo, como por exemplo: fome; doenças; emigração; baixa expectativa de vida; existência de mendigos; desemprego; carência de saneamento e água potável; discriminação social; risco de instabilidade política, violência, etc.

ERRADICAÇÃO DA POBREZA - OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
ERRADICAÇÃO DA POBREZA - OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL


METAS DOS ODS PARA ERRADICAR A POBREZA

1.1 até 2030, erradicar a pobreza extrema para todas as pessoas em todos os lugares, atualmente medida como pessoas vivendo com menos de US$ 1,25 por dia

1.2 até 2030, reduzir pelo menos à metade a proporção de homens, mulheres e crianças, de todas as idades, que vivem na pobreza, em todas as suas dimensões, de acordo com as definições nacionais

1.3 implementar, em nível nacional, medidas e sistemas de proteção social adequados, para todos, incluindo pisos, e até 2030 atingir a cobertura substancial dos pobres e vulneráveis

1.4 até 2030, garantir que todos os homens e mulheres, particularmente os pobres e vulneráveis, tenham direitos iguais aos recursos econômicos, bem como o acesso a serviços básicos, propriedade e controle sobre a terra e outras formas de propriedade, herança, recursos naturais, novas tecnologias apropriadas e serviços financeiros, incluindo micro finanças

1.5 até 2030, construir a resiliência dos pobres e daqueles em situação de vulnerabilidade, e reduzir a exposição e vulnerabilidade destes a eventos extremos relacionados com o clima e outros choques e desastres econômicos, sociais e ambientais

1.a garantir uma mobilização significativa de recursos a partir de uma variedade de fontes, inclusive por meio do reforço da cooperação para o desenvolvimento, para proporcionar meios adequados e previsíveis para que os países em desenvolvimento, em particular os países menos desenvolvidos (LCDs), implementem programas e políticas para acabar com a pobreza em todas as suas dimensões

1.b criar marcos políticos sólidos, em níveis nacional, regional e internacional, com base em estratégias de desenvolvimento a favor dos pobres e sensíveis a gênero, para apoiar investimentos acelerados nas ações de erradicação da pobreza.

Fonte:.planalto.gov.br
Fonte:significados.com.br
Fonte:enem.estuda.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário