27 setembro 2017

COMO E PORQUE A SUSTENTABILIDADE PODE AJUDAR COM O AUXILIO DA INOVAÇÃO SOCIAL

Hoje as empresas estão em busca da inovação por questão de sobrevivência e também por questões de imagem, isso é indiscutível. 

O desafio das equipes de novos projetos é o de buscar novos caminhos que assegurem ao consumidor a iniciativa de um consumo mais consciente através da fabricação de produtos inovadores com tecnologias mais limpas garantindo a sua qualidade.

 Assim, muitas dessas empresas trabalham com projetos fora da área executiva, que visam junto com a inovação dos dias atuais,na melhora de questões sociais através de trabalhos relacionados à sustentabilidade

 - as indústrias têm um papel muito importante na transformação do consumo, mas também é necessária a implantação de políticas públicas e campanhas de conscientização ambiental para que os usuários antes de adquirirem um novo produto tenham condições de descartar corretamente todo o lixo que produz

Como e porque a sustentabilidade, com o auxílio da inovação, pode ajudar na questão social?
Como e porque a sustentabilidade, com o auxílio da inovação, pode ajudar na questão social?

 -. Para a empresa Coca-Cola, por exemplo, o projeto ―O Coletivo Coca-Cola‖ é uma inovadora tecnologia social, cujo objetivo é capacitar jovens das classes C e D para conquistar aumento da renda em comunidades de baixo poder aquisitivo.

O Coletivo – que já opera em 69 comunidades de 10 estados brasileiros (São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Ceará, Alagoas, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia e Minas Gerais), é desenvolvido a partir da montagem de centros de formação profissional dentro das próprias comunidades, onde são oferecidos cursos que combinam aulas teóricas com atividades práticas. 

O encaminhamento para o Mercado de trabalho é feito por meio da própria Coca-Cola Brasil, dos fabricantes que integram o Sistema Coca-Cola Brasil e parceiros nacionais e até mesmo internacionais. Já no primeiro ano, 30% dos jovens capacitados entraram para o mercado de trabalho e atingem muitas vezes o que procuram: uma melhora na situação financeira, tomando atitudes e trabalhando para a melhora do meio ambiente.

 Em outros setores também há preocupação constante com a sustentabilidade, sendo sempre auxiliados pela inovação nesses processos.

 No setor cerâmico, por exemplo, é utilizado o vidro plano na produção de pastilhas de vidro como a Ecoglass da Cerâmica Gyotoku. 

Já no caso do setor siderúrgico, geladeiras e até carros tem o aço totalmente reaproveitados e até mesmo reprocessados.

 O aço é derretido sendo retirado as suas impurezas 5 ele é transformado em aço liquido que se transforma novamente em vergalhão, arame, telas, fibras de aço, perfis etc utilizados como insumo básico no setor da construção civil no Brasil.

 Outro exemplo interessante é o movimento do setor de iluminação que através dos sistemas de dimerização e leeds conseguem uma redução do consumo energético de um empreendimento de até 40% em relação a um sistema de iluminação convencional.

 Paises como Japão, Dinamarca já possuem em estágio avançado e o ciclo de vida do produto é fechado através da reutilização e reaproveitamento, auxiliando cada vez mais na questão de um presente mais consciente para um futuro cada vez melhor.

Além desses, nos setores de fabricantes de aparelhos celulares como a Motorola, acabaram de lançar no mercado o primeiro aparelho produzido com matéria prima proveniente de garrafas pets, sendo essas garrafas provenientes de catadores de ruas de todo o país, que estão cadastrados em um programa que a empresa é responsável.

 Outra iniciativa interessante da Samsung também, é a de redução das embalagens para economizar papel e também o programa de recolhimento de baterias em pontos que foram construídos pela empresa e que são administrados por pessoas que se tornaram capacitados para isso através de 6 programas sociais e que estão instalados muitas vezes em comunidades carentes que fazem de programas sustentáveis, seu sustento. 

O Instituto Ethos acabou de lançar um relatório de uma pesquisa realizada com instituto Akatu e Ibope sobre o panorama geral da Responsabilidade Social no Brasil, e uma das conclusões para o instituto é que o movimento voluntário da responsabilidade social nas empresas já atingiu seu patamar, ou seja, para as empresas mudarem e passarem a incorporar a responsabilidade social em seu negócio será necessário acima de tudo, incentivos tributários e fiscais e adoção de políticas públicas setoriais para o avanço da sustentabilidade no Brasil.

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