Hoje as empresas estão em busca da inovação por questão de sobrevivência e também
por questões de imagem, isso é indiscutível.
O desafio das equipes de novos projetos é o de
buscar novos caminhos que assegurem ao consumidor a iniciativa de um consumo mais
consciente através da fabricação de produtos inovadores com tecnologias mais limpas
garantindo a sua qualidade.
Assim, muitas dessas empresas trabalham com projetos fora da
área executiva, que visam junto com a inovação dos dias atuais,na melhora de questões
sociais através de trabalhos relacionados à sustentabilidade
- as indústrias têm um papel muito
importante na transformação do consumo, mas também é necessária a implantação de
políticas públicas e campanhas de conscientização ambiental para que os usuários antes de
adquirirem um novo produto tenham condições de descartar corretamente todo o lixo que
produz
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Como e porque a sustentabilidade, com o auxílio da inovação, pode ajudar na questão social? |
-.
Para a empresa Coca-Cola, por exemplo, o projeto ―O Coletivo Coca-Cola‖ é uma
inovadora tecnologia social, cujo objetivo é capacitar jovens das classes C e D para conquistar
aumento da renda em comunidades de baixo poder aquisitivo.
O Coletivo – que já opera em
69 comunidades de 10 estados brasileiros (São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Ceará,
Alagoas, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia e Minas Gerais), é desenvolvido a partir da
montagem de centros de formação profissional dentro das próprias comunidades, onde são
oferecidos cursos que combinam aulas teóricas com atividades práticas.
O encaminhamento
para o Mercado de trabalho é feito por meio da própria Coca-Cola Brasil, dos fabricantes que
integram o Sistema Coca-Cola Brasil e parceiros nacionais e até mesmo internacionais. Já no
primeiro ano, 30% dos jovens capacitados entraram para o mercado de trabalho e atingem
muitas vezes o que procuram: uma melhora na situação financeira, tomando atitudes e
trabalhando para a melhora do meio ambiente.
Em outros setores também há preocupação constante com a sustentabilidade, sendo
sempre auxiliados pela inovação nesses processos.
No setor cerâmico, por exemplo, é
utilizado o vidro plano na produção de pastilhas de vidro como a Ecoglass da Cerâmica
Gyotoku.
Já no caso do setor siderúrgico, geladeiras e até carros tem o aço totalmente
reaproveitados e até mesmo reprocessados.
O aço é derretido sendo retirado as suas impurezas
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ele é transformado em aço liquido que se transforma novamente em vergalhão, arame, telas,
fibras de aço, perfis etc utilizados como insumo básico no setor da construção civil no Brasil.
Outro exemplo interessante é o movimento do setor de iluminação que através dos sistemas
de dimerização e leeds conseguem uma redução do consumo energético de um
empreendimento de até 40% em relação a um sistema de iluminação convencional.
Paises
como Japão, Dinamarca já possuem em estágio avançado e o ciclo de vida do produto é
fechado através da reutilização e reaproveitamento, auxiliando cada vez mais na questão de
um presente mais consciente para um futuro cada vez melhor.
Além desses, nos setores de fabricantes de aparelhos celulares como a
Motorola, acabaram de lançar no mercado o primeiro aparelho produzido com matéria prima
proveniente de garrafas pets, sendo essas garrafas provenientes de catadores de ruas de todo o
país, que estão cadastrados em um programa que a empresa é responsável.
Outra iniciativa
interessante da Samsung também, é a de redução das embalagens para economizar papel e
também o programa de recolhimento de baterias em pontos que foram construídos pela
empresa e que são administrados por pessoas que se tornaram capacitados para isso através de
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programas sociais e que estão instalados muitas vezes em comunidades carentes que fazem de
programas sustentáveis, seu sustento.
O Instituto Ethos acabou de lançar um relatório de uma pesquisa realizada com
instituto Akatu e Ibope sobre o panorama geral da Responsabilidade Social no Brasil, e uma
das conclusões para o instituto é que o movimento voluntário da responsabilidade social nas
empresas já atingiu seu patamar, ou seja, para as empresas mudarem e passarem a incorporar
a responsabilidade social em seu negócio será necessário acima de tudo, incentivos tributários
e fiscais e adoção de políticas públicas setoriais para o avanço da sustentabilidade no Brasil.
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