15 abril 2016

SUSTENTABILIDADE X MATEMÁTICA


SUSTENTABILIDADE    X       MATEMÁTICA

A UNIÃO DE DOIS TERMOS PARA UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA SOCIAL PESSOAL E PUBLICA


1-     OBJETIVO: Conhecer os locais e as pessoas que conhecemos suas atitudes, em relação a cidadania, humanização, gestão, culturas, meio ambiente, engenharia, serviços públicos, administração e reciclagem
Despertar para o consumo consciente e devolver à Natureza os recursos utilizados de maneira correta.
Conhecer uma conta de luz detalhada, aprender a calcular o consumo mensal de Kwh e diminuir o consumo de energia elétrica através da mudança de hábitos.
 
SUSTENTABILIDADE  X MATEMÁTICA
SUSTENTABILIDADE  X MATEMÁTICA

2 - TERMINOLOGIAS E HABILIDADES A SEGUIR PARA AGREGAR A MATEMÁTICA AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Primeiramente saber fazer a ligações dos termos das características da Sustentabilidade com os itens que serão anexados a ela para fazer cálculos, tabelas, avaliações ver o consumo o modo como se gasta o jeito de refletir e pensar para calcular usando como anexos itens dos R’S do Desenvolvimento Sustentável como:


·           Repensar
·           Recusar
·           Reaproveitar
·           Reutilizar
·           Recuperar
·           Reciclar
·           Reduzir
·           Repassar
·           Respeitar
·           Reintegrar
·           Reparar
·           Reagir
·           Respeitar

Podendo assim interpretar e construir gráficos de colunas, compreender estratégicas, conceitos e situações matemáticas usadas no nosso dia a dia.


3 - INTRODUÇÃO
 
3.1 - Significado de Sustentabilidade - O que é Sustentabilidade:

Sustentabilidade é dar suporte a alguma condição, em algo ou alguém, é a condição para um processo ou tarefa existir. Atualmente, o termo é utilizado para designar o bom uso dos recursos naturais da Terra, como a água, as florestas etc.

A palavra sustentável tem origem no latim "sustentare”, que significa sustentar, apoiar, conservar. O conceito de sustentabilidade está normalmente relacionado com uma mentalidade, atitude ou estratégia que é ecologicamente correta, e viável no âmbito econômico, socialmente justa e com uma diversificação cultural.

Sustentabilidade virou um tema essencial atualmente, é utilizado para chamar diversos produtos e serviços, por exemplo, existem carros com conceito de sustentabilidade, prédios, empreendimentos, e até mesmo roupas. É um conceito para mostrar que o produto foi fabricado feito sem danificar ou prejudicar o meio ambiente, é ecologicamente correto, não polui, não foram utilizadas madeiras de locais proibidos etc.

Existem diversos conceitos ligados a sustentabilidade, como crescimento sustentado, que é um crescimento na economia constante e seguro, gestão sustentável, que é dirigir uma organização valorizando todos os fatores que a englobam, é essencialmente ligado ao meio ambiente. Vários desses conceitos incluem as palavras "sustentável" ou "sustentado", sendo que a diferença entre os dois termos é que a palavra "sustentável" indica que há a possibilidade de sustentação, enquanto que o termo "sustentado" expressa que essa sustentação já foi alcançada.

3.2 - Sustentabilidade Empresarial

Cada vez mais as empresas se preocupam com o meio ambiente, e ao mesmo tempo é uma estratégia. Nas empresas, o conceito de sustentabilidade está ligado diretamente com responsabilidade social, tornou-se inclusive uma vantagem competitiva. A empresa que se preocupa com a sustentabilidade é aquela que cuida do Planeta, se preocupa com a comunidade, com o meio ambiente e é sempre louvável aos olhos do público.

A sustentabilidade nas empresas está também ligada à sustentabilidade econômica, que é alcançada através de um modelo de gestão sustentável, ou seja, um modelo que incentiva processos que permitem a recuperação do capital financeiro, humano e natural da empresa.

3.3 - Sustentabilidade Ambiental e Ecológica

Sustentabilidade ambiental e ecológica é a manutenção do meio ambiente do planeta Terra, é manter a qualidade de vida, manter o meio ambiente em harmonia com as pessoas. É cuidar para não poluir a água, separar o lixo, evitar desastres ecológicos, como queimadas e desmatamentos. O próprio conceito de sustentabilidade é para longo prazo, trata-se de encontrar uma forma de desenvolvimento que atenda às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das próximas gerações de suprir as próprias necessidades. O desafio da humanidade é preservar seu padrão de vida e manter o desenvolvimento tecnológico sem exaurir os recursos naturais do planeta.

3.4 - Sustentabilidade Social

A sustentabilidade social é o conceito que descreve o conjunto de medidas que estabelecidas para promover o equilíbrio e o bem-estar da sociedade através de variadas iniciativas que têm como o objetivo ajudar membros da sociedade que enfrentam condições desfavoráveis.


4 - A MATEMÁTICA: A matemática desempenha papel fundamental na formação de habilidades intelectuais e estruturação do pensamento, fazendo uso do raciocínio com o apoio de outras áreas. Podemos fazer uso da construção do conhecimento da matemática, somando, dividindo, multiplicando e extraindo, para uma nova postura e uma prática ativa, realizando um diagnóstico sobre o meio ambiente e sua correlação com a qualidade de vida digna do cidadão.  A aprendizagem se torna significativa quando relacionada ao cotidiano do aluno e procurei mostrar o meio ambiente a que estão inseridos para que pudessem ser agentes transformadores, através da mudança de hábitos e principalmente desenvolvendo suas habilidades matemáticas.

5- PLANO DE AULA – 9º ANO

TEMPO PREVISTO: 8 a 10 aulas

MATERIAL NECESSÁRIO SOMENTE PARA A 4 ATIVIDADE:
 
·       Conta de luz
·       Papel milímetro, régua e lápis de cor


1ª ATIVIDADE:

Verificação se a classe possuía conhecimento prévio sobre o tema Sustentabilidade. Após as explanações de todos, nos encaminhamos ao laboratório de informática onde solicitei uma pequena pesquisa sobre o tema.
Procurei orientar suas pesquisas, sem me posicionar sobre o tema, justamente para que tirassem suas próprias conclusões.


2ª ATIVIDADE:

Apresentação de vídeos sobre meio ambiente e sustentabilidade, onde conheceram as consequências da ação humana em nosso planeta e a importância da sustentabilidade para as futuras gerações.

6- VÍDEOS A SEREM PESQUISADOS DEPENDENDO DO TIPO DE ATIVIDADE A SEREM LIGADAS TIPO:

EXEMPLO: A MATEMÁTICA VISANDO A SUSTENTABILIDADE ATRAVÉS DE UMA CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA
 

MATEMÁTICA X CIDADANIA



OUTROS VÍDEOS A SEREM PESQUISADOS  E VER ONDE ENTRA A MATEMÁTICA
  • CIDADANIA X RECICLAGEM
  • HUMANIZAÇÃO X REPASSAR
  • ENGENHARIA X REUTILIZAR
  • GESTÃO X REDUZIR
  • ADMINISTRAÇÃO X REINTEGRAR
  • MEIO AMBIENTE X RESPEITAR
  • SETOR PUBLICO X RECUPERAR

Depois de pesquisar e ligar vídeos entre a importância da matemática na sustentabilidade fazer grupos e questionar com eles primeiramente para depois eles fazerem os questionamentos com a sociedade em que vive social e familiar e assim levantarem dados tipo de questões:

O que é para você a sustentabilidade e qual o seu papel como habitante do planeta?

2)     A cada hora são destruídas aproximadamente 154.000 árvores em nosso planeta. Quantas árvores aproximadamente são destruídas em um ano?

3)    . Cada árvore pode absorver aproximadamente 360 kg de CO2 ao ano. Quantas árvores seriam necessárias para absorver 40 toneladas de CO2 ao ano?

4)    . Cada automóvel emite aproximadamente 2,4 kgs de CO2 na atmosfera a cada litro de gasolina consumido. Quantos quilos de CO2 um automóvel que abastece o tanque de 45 litros emitirá?

5)     A natureza leva aproximadamente 10 anos para decompor uma bituca de cigarro, supondo-se que um fumante descarta em média 15 bitucas de cigarro por dia, quantas bitucas de cigarro ele terá descartado em um ano?

3ªATIVIDADE

ATIVIDADE LIGADA AO CONSUMO DA ENERGIA ELETRICA

1)    . Dê 5 dicas para economizarmos energia elétrica em nossa casa.

1 R:
2 R:
3 R:
4 R:
5 R:

2)    . Consulte a tabela para responder as questões.
Considerando-se o valor médio de 1 kWh de R$ 0,30, calcule qual seria o valor gasto em:


a)     Uso do ferro elétrico por 2 horas por dia durante 12 dias?
b)     Uso de 5 lâmpadas comuns de 100 Watts por 10 horas durante 30 dias?
c)     Uso de dois secadores de cabelo por 20 minutos diários durante 30 dias?
d)     Uso do computador por 6 horas diárias durante 15 dias?
e)     Uso do chuveiro por 120 minutos diários durante 30 dias?

CONSUMO MENSAL DOS PRINCIPAIS ELETRODOMÉSTICOS

Aparelhos
Domésticos

Potência Média
(WATTS

Nº Estimado de Dias de Uso no Mês
Tempo Médio de Utilização por Dia
Consumo Médio Mensal (kWh)
Geladeira (1porta)
200
30
10h (*)
60.0
Chuveiro Elétrico
3500
30
40min (**
70.0
Ventilador
100
30
8h
24.0
Comput. /Impres.
250
30
3h
22.5
Lâmpada comum
100
30
5h
15.0
TV em Cores (20pol)
90
30
5h
13.5
Ferro Elétrico
1000
12
1h
12.0
Secador de Cabelo
1000
30
10min
5.0
TV em Cores em stand by
6
30
19h
3.4
Carregador do Celular
1.5
30
5h
0.2
(*) O tempo médio de utilização para geladeiras refere-se ao período em que o compressor fica ligado para manter o interior na temperatura desejada. (**) considerados 5 (cinco) banhos de 8 (oito) minutos cada.

4ª ATIVIDADE:
            Solicitar que cada grupo de 4 alunos traga uma conta de luz para que a atividade seja realizada. Explicar detalhadamente cada item da conta aos grupos para realizarem a atividade abaixo:

1)    . Qual o vencimento e o valor da sua conta?
2)    . Qual foi o consumo em Kwh desta conta?
3)    . Qual seria o valor em reais da conta descontando-se os impostos?
4)    . Qual foi a média de consumo dos últimos 6 meses?


5)     Como você vai contribuir para que o consumo de energia em sua casa diminua?
6)    . Qual o valor cobrado de 1 kwh?
7)  . Adotando-se somente duas casas após a vírgula qual seria o valor cobrado sem impostos se o consumo mensal desta conta fosse 350 kwh?
8)    . Construa uma tabela com o consumo dos últimos 12 meses e seu respectivo gráfico.


 (Não esqueça da legenda e título)


5ªATIVIDADE

     A finalização do projeto deve ser realizada na sala de informática, onde separados em duplas retomaram o tema sustentabilidade e confeccionaram um trabalho de conclusão no Word, onde deve se registrar:

 - O que entenderam sobre sustentabilidade,

 - Quais atitudes foram mudadas no seu cotidiano relacionadas ao meio ambiente,

 - Pesquisar e inserir no trabalho uma tabela de consumo de Kwh de eletrodomésticos, onde deve se elaborar e resolver dois problemas relacionados ao consumo em Kwh e Reais;

 -  Através de uma tabela de consumo em Kwh dos últimos 12 meses, construir três gráficos diferentes para representação da tabela. Os gráficos devem ser elaborados no Excel onde podem aprender a escolher tipos de gráficos, mudar cores e dimensões.


Conclusão
 Ver a maior dificuldade entre os alunos em ligar assuntos relacionados, raciocinar e fazer contas ver como anda o nível de informática de cada um as suas maiores dificuldades e qual o nível de interesse em relação a temas a se divulgar por vídeos o nível de interpretação dos alunos no relacionamento das características da sustentabilidade e Matemática para uma Melhor qualidade de Vida.


Fonte das referências bibliográficas:
 https://www.frankesustentabilidade.com.br
http://lendocommatematica.blogspot.com.br
http://significados.com
Fonte da imagem: www.blogdocancado.com
 Vídeos pesquisados e a a serem pesquisados no Youtube e https://www.frankesustentabilidade.com.br