SUSTENTABILIDADE X MATEMÁTICA
A UNIÃO DE DOIS
TERMOS PARA UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA SOCIAL PESSOAL E PUBLICA
1- OBJETIVO:
Conhecer os locais e as pessoas
que conhecemos suas atitudes, em relação a cidadania, humanização, gestão,
culturas, meio ambiente, engenharia, serviços públicos, administração e
reciclagem
Despertar para
o consumo consciente e devolver à Natureza os recursos utilizados de maneira
correta.
Conhecer uma
conta de luz detalhada, aprender a calcular o consumo mensal de Kwh e diminuir
o consumo de energia elétrica através da mudança de hábitos.
2
- TERMINOLOGIAS E HABILIDADES A SEGUIR PARA AGREGAR A MATEMÁTICA AO
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Primeiramente saber fazer a ligações dos termos das características da Sustentabilidade com os itens que serão anexados a ela para fazer cálculos, tabelas, avaliações ver o consumo o modo como se gasta o jeito de refletir e pensar para calcular usando como anexos itens dos R’S do Desenvolvimento Sustentável como:
·
Repensar
·
Recusar
·
Reaproveitar
·
Reutilizar
·
Recuperar
·
Reciclar
·
Reduzir
·
Repassar
·
Respeitar
·
Reintegrar
·
Reparar
·
Reagir
·
Respeitar
Podendo assim interpretar e construir
gráficos de colunas, compreender estratégicas, conceitos e situações
matemáticas usadas no nosso dia a dia.
3 - INTRODUÇÃO
3.1 - Significado de Sustentabilidade - O que é Sustentabilidade:
Sustentabilidade
é dar suporte a alguma condição, em algo ou alguém, é a condição para um
processo ou tarefa existir. Atualmente, o termo é utilizado para designar o bom
uso dos recursos naturais da Terra, como a água, as florestas etc.
A palavra
sustentável tem origem no latim "sustentare”, que significa sustentar,
apoiar, conservar. O conceito de sustentabilidade está normalmente relacionado
com uma mentalidade, atitude ou estratégia que é ecologicamente correta, e viável
no âmbito econômico, socialmente justa e com uma diversificação cultural.
Sustentabilidade
virou um tema essencial atualmente, é utilizado para chamar diversos produtos e
serviços, por exemplo, existem carros com conceito de sustentabilidade, prédios,
empreendimentos, e até mesmo roupas. É um conceito para mostrar que o produto
foi fabricado feito sem danificar ou prejudicar o meio ambiente, é
ecologicamente correto, não polui, não foram utilizadas madeiras de locais
proibidos etc.
Existem diversos
conceitos ligados a sustentabilidade, como crescimento sustentado, que é um
crescimento na economia constante e seguro, gestão sustentável, que é dirigir
uma organização valorizando todos os fatores que a englobam, é essencialmente
ligado ao meio ambiente. Vários desses conceitos incluem as palavras
"sustentável" ou "sustentado", sendo que a diferença entre
os dois termos é que a palavra "sustentável" indica que há a
possibilidade de sustentação, enquanto que o termo "sustentado"
expressa que essa sustentação já foi alcançada.
3.2 - Sustentabilidade Empresarial
A sustentabilidade nas empresas está também
ligada à sustentabilidade econômica, que é alcançada através de um modelo de
gestão sustentável, ou seja, um modelo que incentiva processos que permitem a
recuperação do capital financeiro, humano e natural da empresa.
3.3
- Sustentabilidade Ambiental e Ecológica
Sustentabilidade ambiental e ecológica é
a manutenção do meio ambiente do planeta Terra, é manter a qualidade de vida,
manter o meio ambiente em harmonia com as pessoas. É cuidar para não poluir a
água, separar o lixo, evitar desastres ecológicos, como queimadas e
desmatamentos. O próprio conceito de sustentabilidade é para longo prazo,
trata-se de encontrar uma forma de desenvolvimento que atenda às necessidades
do presente sem comprometer a capacidade das próximas gerações de suprir as próprias
necessidades. O desafio da humanidade é preservar seu padrão de vida e manter o
desenvolvimento tecnológico sem exaurir os recursos naturais do planeta.
3.4
- Sustentabilidade Social
A sustentabilidade social é o conceito
que descreve o conjunto de medidas que estabelecidas para promover o equilíbrio
e o bem-estar da sociedade através de variadas iniciativas que têm como o
objetivo ajudar membros da sociedade que enfrentam condições desfavoráveis.
4
- A MATEMÁTICA: A
matemática desempenha papel fundamental na formação de habilidades intelectuais
e estruturação do pensamento, fazendo uso do raciocínio com o apoio de outras
áreas. Podemos fazer uso da construção do conhecimento da matemática, somando,
dividindo, multiplicando e extraindo, para uma nova postura e uma prática
ativa, realizando um diagnóstico sobre o meio ambiente e sua correlação com a
qualidade de vida digna do cidadão. A aprendizagem se torna significativa
quando relacionada ao cotidiano do aluno e procurei mostrar o meio ambiente a
que estão inseridos para que pudessem ser agentes transformadores, através da
mudança de hábitos e principalmente desenvolvendo suas habilidades matemáticas.
5- PLANO DE AULA – 9º ANO
TEMPO PREVISTO: 8 a 10 aulas
MATERIAL NECESSÁRIO SOMENTE PARA A 4 ATIVIDADE:
·
Conta de luz
·
Papel milímetro, régua e lápis de cor
1ª ATIVIDADE:
Verificação se a classe possuía
conhecimento prévio sobre o tema Sustentabilidade. Após as explanações de
todos, nos encaminhamos ao laboratório de informática onde solicitei uma
pequena pesquisa sobre o tema.
Procurei orientar suas pesquisas, sem me
posicionar sobre o tema, justamente para que tirassem suas próprias conclusões.
2ª ATIVIDADE:
Apresentação de vídeos sobre meio
ambiente e sustentabilidade, onde conheceram as consequências da ação humana em
nosso planeta e a importância da sustentabilidade para as futuras gerações.
6- VÍDEOS A SEREM PESQUISADOS DEPENDENDO DO TIPO DE ATIVIDADE A SEREM LIGADAS
TIPO:
EXEMPLO: A MATEMÁTICA VISANDO A SUSTENTABILIDADE ATRAVÉS DE UMA CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA
MATEMÁTICA X CIDADANIA
OUTROS VÍDEOS A SEREM PESQUISADOS E VER ONDE ENTRA A MATEMÁTICA
- CIDADANIA X RECICLAGEM
- HUMANIZAÇÃO X REPASSAR
- ENGENHARIA X REUTILIZAR
- GESTÃO X REDUZIR
- ADMINISTRAÇÃO X REINTEGRAR
- MEIO AMBIENTE X RESPEITAR
- SETOR PUBLICO X RECUPERAR
Depois de pesquisar e ligar vídeos entre
a importância da matemática na sustentabilidade fazer grupos e questionar com
eles primeiramente para depois eles fazerem os questionamentos com a sociedade
em que vive social e familiar e assim levantarem dados tipo de questões:
O que é para você a sustentabilidade e
qual o seu papel como habitante do planeta?
2) A cada hora
são destruídas aproximadamente 154.000 árvores em nosso planeta. Quantas
árvores aproximadamente são destruídas em um ano?
3) . Cada árvore
pode absorver aproximadamente 360 kg de CO2 ao ano. Quantas árvores
seriam necessárias para absorver 40 toneladas de CO2 ao ano?
4) . Cada
automóvel emite aproximadamente 2,4 kgs de CO2 na atmosfera a cada
litro de gasolina consumido. Quantos quilos de CO2 um automóvel que
abastece o tanque de 45 litros emitirá?
5) A natureza
leva aproximadamente 10 anos para decompor uma bituca de cigarro, supondo-se
que um fumante descarta em média 15 bitucas de cigarro por dia, quantas bitucas
de cigarro ele terá descartado em um ano?
3ªATIVIDADE
ATIVIDADE LIGADA AO CONSUMO DA ENERGIA
ELETRICA
1) . Dê 5 dicas para economizarmos energia
elétrica em nossa casa.
1 R:
2 R:
3 R:
4 R:
5 R:
2) . Consulte
a tabela para responder as questões.
Considerando-se
o valor médio de 1 kWh de R$ 0,30,
calcule qual seria o valor gasto em:
a)
Uso do ferro elétrico por 2 horas por dia durante 12 dias?
b)
Uso de 5 lâmpadas comuns de 100 Watts por 10 horas durante 30 dias?
c)
Uso de dois secadores de cabelo por 20 minutos diários durante 30
dias?
d)
Uso do computador por 6 horas diárias durante 15 dias?
e) Uso do
chuveiro por 120 minutos diários durante 30 dias?
CONSUMO MENSAL DOS PRINCIPAIS
ELETRODOMÉSTICOS
Aparelhos
Domésticos
|
Potência
Média
(WATTS
|
Nº Estimado
de Dias de Uso no Mês
|
Tempo Médio
de Utilização por Dia
|
Consumo
Médio Mensal (kWh)
|
Geladeira
(1porta)
|
200
|
30
|
10h (*)
|
60.0
|
Chuveiro
Elétrico
|
3500
|
30
|
40min (**
|
70.0
|
Ventilador
|
100
|
30
|
8h
|
24.0
|
Comput. /Impres.
|
250
|
30
|
3h
|
22.5
|
Lâmpada
comum
|
100
|
30
|
5h
|
15.0
|
TV em Cores
(20pol)
|
90
|
30
|
5h
|
13.5
|
Ferro
Elétrico
|
1000
|
12
|
1h
|
12.0
|
Secador de
Cabelo
|
1000
|
30
|
10min
|
5.0
|
TV em Cores
em stand by
|
6
|
30
|
19h
|
3.4
|
Carregador
do Celular
|
1.5
|
30
|
5h
|
0.2
|
(*) O tempo
médio de utilização para geladeiras refere-se ao período em que o compressor
fica ligado para manter o interior na temperatura desejada. (**) considerados
5 (cinco) banhos de 8 (oito) minutos cada.
|
4ª ATIVIDADE:
Solicitar que cada grupo de 4 alunos traga uma conta de luz para que a
atividade seja realizada. Explicar detalhadamente cada item da conta aos grupos
para realizarem a atividade abaixo:
1) . Qual o
vencimento e o valor da sua conta?
2) . Qual foi o
consumo em Kwh desta conta?
3) . Qual seria o
valor em reais da conta descontando-se os impostos?
4) . Qual foi a
média de consumo dos últimos 6 meses?
5) Como você vai
contribuir para que o consumo de energia em sua casa diminua?
6) . Qual o valor
cobrado de 1 kwh?
7) . Adotando-se
somente duas casas após a vírgula qual seria o valor cobrado sem impostos se o
consumo mensal desta conta fosse 350 kwh?
8) . Construa uma
tabela com o consumo dos últimos 12 meses e seu respectivo gráfico.
(Não esqueça da legenda e título)
5ªATIVIDADE
A finalização do projeto deve ser realizada na sala de informática, onde separados em duplas retomaram o tema sustentabilidade e confeccionaram um trabalho de conclusão no Word, onde deve se registrar:
- O que entenderam sobre sustentabilidade,
- Quais
atitudes foram mudadas no seu cotidiano relacionadas ao meio ambiente,
- Pesquisar e inserir no trabalho uma tabela de consumo de Kwh de eletrodomésticos, onde deve se elaborar e resolver dois problemas relacionados ao consumo em Kwh e Reais;
- Através de uma tabela de consumo em Kwh dos últimos 12 meses, construir três gráficos diferentes para representação da tabela. Os gráficos devem ser elaborados no Excel onde podem aprender a escolher tipos de gráficos, mudar cores e dimensões.
Conclusão
Ver a maior dificuldade entre os alunos em
ligar assuntos relacionados, raciocinar e fazer contas ver como anda o nível de
informática de cada um as suas maiores dificuldades e qual o nível de interesse
em relação a temas a se divulgar por vídeos o nível de interpretação dos alunos
no relacionamento das características da sustentabilidade e Matemática para uma
Melhor qualidade de Vida.
Fonte das referências bibliográficas:
https://www.frankesustentabilidade.com.br
http://lendocommatematica.blogspot.com.br
http://significados.com
Vídeos pesquisados e a a serem pesquisados no Youtube e https://www.frankesustentabilidade.com.br