04 janeiro 2016

USINA DE RECICLAGEM DE ENTULHO

Uma usina para reciclagem de entulho de construção civil, ou usina para RCC (Resíduos da Construção Civil e da Demolição), como é conhecida no meio, é nada mais nada menos, do que uma mini usina de britagem adaptada para triturar entulho.
Possuem normalmente os menos equipamentos de uma usina de britagem, alimentador vibratório, britadores de mandíbulas ou de impacto, peneiras vibratórias para classificação e transportadores de correia para fazer as pilhas.

Os produtos beneficiados em uma usina vão do mais simples, tipo bica corrida, material esse ideal para compactação de estrada, para fazer bases e sub-bases e concertos de erosões, até os mais nobres, como P1, P2 e Pó/Areia, ideal para serem usado em argamassa, para serem utilizados em confecção de guias, sarjetas, blocos e outros artefatos.

Pode-se também fazer uma triagem do entulho, ou seja, antes do beneficiamento separar o entulho cinza do vermelho, o entulho cinza é um material nobre e conforme o caso compensa vende-lo separadamente para fabricar artefatos de concretos.

Essas usinas podem ser fixas, móveis e semi - moveis, é de acordo com a capacidade e necessidade do cliente.
A Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil, além de reduzir o entulho depositado de forma clandestina, principalmente nas áreas de mananciais e de preservação ambiental, irá diminuir o volume de entulho destinado aos aterros sanitários.




2. Viabilidade.

A implantação de uma Usina de Reciclagem de RCC é uma boa solução para os Municípios e uma excelente oportunidade de negócios para as empresas privadas.

É um negocio muito rentável, porem antes de empreender neste negócio é importante conhecer o mercado de construção civil da região e saber aproximadamente a quantidade de matéria prima à disposição como o percentual de entulho cinza e vermelho que virá a ser processado. Uma boa maneira de se ter uma ideia desse mercado é procurar nas redondezas por empresas que alugam caçambas para entulho, construtoras, visitar aterros, etc.
Uma usina de entulho demanda um grande espaço, este pode ser cedido ao empreendedor pelo município através de uma parceria publico/privada. É do interesse da prefeitura manter a cidade limpa, incentivar a economia, gerar empregos e liberar espaços nos aterros.

A lei federal 12305/2010 para gestão dos resíduos sólidos sancionada em agosto/2010 determina uma destinação correta para os resíduos de construção civil, muitas empresas encontram dificuldades no comprimento dessa lei e não têm para onde mandar seu entulho. Uma boa solução é cobrar para receber esse entulho, ou seja, já se tem uma pequena renda para receber a matéria-prima com a qual empreendedor irá trabalhar. Boa parte entulho é metal, plástico e outros materiais não pedregosos, esses materiais devem ser separados manualmente e podem ser vendidos para outras empresas de reciclagem.




3. Quais os tipos de RCC, ideais para receber na Usina de Reciclagem.

O ideal é receber somente, RCC de Classe-A (concreto e misto), ou seja, restos de tijolos, blocos cerâmicos, concreto em geral, rochas, argamassa, telhas, reboco etc.
Todo material entregue na usina deve estar “limpo”, ou seja, composto apenas pelos resíduos descritos acima.
E NÃO receber restos de gesso, drywall, telhas de amianto, terra de escavações de fundação, cortes de terreno, pedaços de madeira, papel, plástico, tubos de PVC, entre outros materiais similares.
Para garantir que seu RCC esteja adequado ao recebimento na usina, é importante que seja feita a triagem (separação) no local de sua origem.

3. Capacidade de produção.

• 10-15 toneladas/ hora
• 20-30 toneladas/ hora
• 40-50 toneladas/ hora
• 70-80 toneladas/ hora
• 100-110 toneladas/ hora
• 110-130 toneladas/ hora
Fonte Video e texto: youtube -  zlequipamentos.com.br