12 fevereiro 2015

DURABILIDADE DO CONCRETO COM AGREGADOS RECICLADOS

Durabilidade do concreto com agregados reciclados

A durabilidade de concretos, sejam eles convencionais ou não, está diretamente relacionada com a permeabilidade do concreto, entre outras propriedades. QUEBAUD et al. (1999, citado por LEITE, 2001), em seu trabalho, concluíram que, os concretos com agregados naturais apresentam uma permeabilidade à agua que é 2 a 3 vezes inferior à permeabilidade de concretos reciclados. De acordo com os autores, isto deve-se ao uso de agregados naturais pouco porosos e que levam a menor porosidade da matriz de concreto e ao uso de relações água/cimento menores. A permeabilidade ao ar foi 2 a 5 vezes inferior para os concretos convencionais. Quanto maior a proporção de areia reciclada mais permeável é o concreto. A permeabilidade de superfície dos concretos reciclados também é maior que dos concretos convencionais.

DURABILIDADE DO CONCRETO COM AGREGADOS RECICLADOS
DURABILIDADE DO CONCRETO COM AGREGADOS RECICLADOS
Na pesquisa de LEVY e HELENE (2000), foram realizados estudos de durabilidade em concretos nreferências, em concretos com 50% de agregados graúdos reciclados de concreto e em concretos com 50% de agregados graúdos reciclados de alvenaria, sendo feita três misturas para cada família de concreto nas proporções 1:3, 1:4,5 e 1:6 com diferentes relações a/c. Nesta pesquisa foram avaliadas a carbonatação, resistividade, absorção por imersão e o índice de vazios dos concretos. Os resultados apontaram que a taxa de absorção medida e o índice de vazios tendem a ser maiores para a família de concretos que utilizava agregados graúdos reciclados de alvenaria. No teste de carbonatação, os concretos submetidosa uma concentração de 12% de CO2 durante duas semanas, apresentam profundidades de carbonatação muito semelhantes, o que mostra que não foram encontradas influências do tipo de agregado utilizado nesta propriedade. Quanto à resistividade, os concretos com agregados reciclados mostraram-se iguais aos concretos de referência, com exclusão do traço rico, 1:3, onde os concretos com agregados reciclados apresentaram menor resistividade que o concreto de referência.

Assim como acontece com as propriedades mecânicas, os aspectos relativos à durabilidade dos concretos reciclados, estudados em menor escala, também apresentam resultados contrastantes. Atribui-se este fato a falta de uma metodologia adequada e uniforme para o estudo do comportamento dos agregados reciclados quando incorporados ao concreto (LEITE, 2001).
FONTE DO TEXTO:UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA / DAVID DOMINGUES /CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DE DOSAGEM DO CONCRETO COM AGREGADO / DE RCD / BELÉM / 2013