03 maio 2014

O MONITORAMENTO DE GESTÃO DE ENTULHOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

O monitoramento como instrumento de gestão dos resíduos da construção civil


O monitoramento como instrumento de gestão dos resíduos da  construção civil
O monitoramento como instrumento de gestão dos resíduos da  construção civil
TODO MONITORAMENTO DOS ENTULHOS PODE COMEÇAR COM UM CENTRO DE TRIAGEM E RECICLAGEM E NESTE CENTRO PODE-SE IR AGREGANDO MAIS ITENS COM A SUA EVOLUÇÃO....E TRAZER BENEFÍCIOS PARA QUEM TRABALHA NA ÁREA DE ENGENHARIA....EMBAIXO TEMOS UM EXEMPLO DE VITORIA, ESPÍRITO SANTO

Os resíduos da construção civil, na maioria dos centros urbanos brasileiros constitui um dos maiores problemas para o poder público e para as empresas, principalmente por causa do gerenciamento inadequado que tem acarretado danos ambientais. O problema ambiental gerado pelos resíduos depositados de forma irregular em aterros clandestinos localizados em áreas abandonadas, acostamentos de rodovias e terrenos urbanos deve ser resolvido visando à preservação do meio ambiente.
 O trabalho propõe o monitoramento e a reciclagem dos resíduos das construções e demolições gerados no município do Vitória, Estado do Espírito Santo, variáveis indispensáveis na concepção das cidades sustentáveis. Com isso o entulho das obras passará a ser transformado em matéria prima contribuindo para eliminação e deposição inadequada, através do reaproveitamento, uma alternativa economicamente atrativa e ambientalmente sustentável.
 A solução está no desenvolvimento de um modelo de gestão integrada e sustentável, que considera desde a geração dos resíduos, a maximização de seu reaproveitamento e reciclagem, até o processo de tratamento e destinação final além de um trabalho de educação ambiental voltado para os agentes envolvidos no processo.
Os resíduos sólidos são na atualidade um dos principais problemas que afeta a qualidade de vida da população de Vitória, no Espírito Santo, assim como na maioria dos centros urbanos.
Na maioria dos municípios brasileiros, os Resíduos da Construção e Demolição - RCD constituem um dos maiores problemas para o poder público e para as empresas, devido à falta de planos de gerenciamento, o que acarreta custos elevados. Nas grandes cidades, e nas capitais como é o caso de Vitória, o problema é grave, devido à grande quantidade de resíduos gerados e à falta de áreas adequadas e disponíveis para deposição desses materiais. Descartados inadequadamente esses resíduos causam problemas ambientais; no trânsito; na drenagem urbana; na saúde humana; a diminuição da vida útil dos aterros sanitários; além de impacto visual nas cidades e no bem estar da população.
Os resíduos sólidos resultam de diversos ramos da atividade industrial, a exemplo de metalurgia, papelaria, petroquímica, alimentícia, construção civil, dentre outras, sendo representados por cinzas, lodos, óleos, plásticos, madeiras, papéis fibras, vidros e outros materiais. (Naumoff, Peres, 2000).
De um modo geral, o setor da construção civil no município de Vitória, carece da implementação de instrumentos de gestão ambiental e de projetos construídos sob a ótica do desenvolvimento sustentável.
A demanda pela busca de soluções para resolver problemas causados pela deposição inadequada dos resíduos da construção civil, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável leva em consideração suas responsabilidades sociais, ambientais, econômicas e culturais. Por isso a reciclagem e o reaproveitamento desses resíduos como matéria-prima para a construção civil assumem uma significativa importância para a minimização desses problemas ambientais causados pela geração de resíduos de atividades urbanas e industriais, aliados a um plano integrado de gerenciamento.
Com o objetivo de contribuir para a minimização desses impactos o presente artigo visa um monitoramento de toda a cadeia, reciclagem e o reaproveitamento desses resíduos no mercado da construção civil no município de Vitória a fim de evitar o desperdício adotando procedimentos e tecnologias mais limpas para um melhor manejo e uma gestão mais eficiente para destinação desses resíduos, minimizando a poluição do solo, do ar e da água, além de gerar emprego, melhorar a infraestrutura urbana da cidade de forma a contribuir para o desenvolvimento sustentável do município de Vitória.

Metodologia 


Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a gestão ambiental dos RCD junto ao órgão de meio ambiente do município e construtoras que atuam em Vitória, através do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Espírito Santo – Sinduscon-ES.
A metodologia é exploratória. A pesquisa foi realizada com base nas características do local onde ocorre o problema para a produção documental, de uma área sobre a qual, ainda existe pouca informação para subsídio técnico.
 Além disso, foram coletados dados sobre a gestão do RCD em obras do Estado de São Paulo, quanto à geração e destinação de resíduos. Com base nesses dados, foram avaliados os benefícios ambientais e de redução de custos consequentes da triagem dos resíduos classe A.
Com subsídio bibliográfico contém referências conforme as normas aplicadas ao setor da construção civil, informações extraídas da internet e documentação fotográfica de locais no ano de 2012.
O presente artigo descreve a forma de implantação do monitoramento dos resíduos da construção civil no município de Vitória e o beneficiamento para transformar o que se constitui o rejeito poluente em matéria prima e insumo, trazendo benefícios para o meio ambiente.

 Os Resultados e discussões serão apresentados nas próximas publicações como:
- O Monitoramento dos resíduos de construção e demolição
- Educação Ambiental 
-Gestão das construtoras
-A Usina de triagem e reciclagem
-Conclusões 
Fonte:http://www.creaes.org.br/img/artigo_rdc.pdf