20 março 2014

A RECICLAGEM DE ENTULHOS SEUS BENEFÍCIOS E IMPACTOS QUE CAUSAM

A quantidade de entulho gerado nas construções que são realizadas nas cidades brasileiras demonstra um enorme desperdício de material. Os custos deste desperdício são distribuídos por toda a sociedade, não só pelo aumento do custo final das construções, como também pelos custos de remoção e tratamento do entulho.
A RECICLAGEM DE ENTULHOS SEUS BENEFÍCIOS  E IMPACTOS QUE CAUSAM
A RECICLAGEM DE ENTULHOS SEUS BENEFÍCIOS  E IMPACTOS QUE CAUSAM


Convém salientar que o entulho surge não só da substituição de componentes pela reforma ou reconstrução. Muitas vezes, é gerado por deficiências no processo construtivo como pode-se observar:

• erros ou indefinições na elaboração dos projetos e na sua execução;

• má qualidade dos materiais empregados;

• perdas na estocagem e no transporte.

Estes desperdícios podem ser atenuados através do aperfeiçoamento dos controles sobre a realização das obras públicas e também por meio dos trabalhos conjuntos com empresas e trabalhadores da construção civil, visando aperfeiçoar os métodos construtivos.
Em relação à quantidade de materiais, estima-se que em 1m² de construção de um edifício são gastos em torno de uma tonelada de materiais, demandando grandes quantidades de cimento, areia, brita, etc. Ainda, são gerados resíduos devido às perdas ou aos desperdícios neste processo; mesmo que se melhore a qualidade do processo, sempre haverá perda e, portanto resíduo.
Podem-se apontar diferenças na geração de resíduos de acordo com a localidade onde foi gerado. Em países desenvolvidos, na construção de edifícios, geram-se altos percentuais de papel e plástico. Na Holanda, Alemanha, Dinamarca e Bélgica, as primeiras Usinas de Reciclagem entram em serviço há 20 anos. No Reino Unido, França e Espanha, a experiência completa uma década. As Usinas estão sempre concentradas em áreas urbanas, pois é onde ocorre a máxima produção de resíduos e também onde se apresenta a maior e mais constante demanda de materiais. (CARNEIRO,2001). Já em países em desenvolvimento, devido às perdas do processo, são geradas grande quantidades de resíduos de concreto, argamassa, blocos, entre outros.
Os resíduos sólidos de construção e demolição, geralmente dispostos de maneira clandestina, em áreas públicas e até mesmo em terrenos baldios, são responsáveis por provocarem um enorme impacto ambiental, além de perderem sua potencialidade.
A política de coleta do entulho deve ser integrada aos demais serviços de limpeza pública do município. Podem-se aproveitar programas já existentes ou, ao contrário, a partir do recolhimento de entulho implantar novos serviços como a coleta de “bagulhos” (por exemplo, móveis usados), que normalmente têm o mesmo tipo de deposição irregular e tão danosa quanto o entulho.
Em 1999, o Relatório Symonds concluiu que o nível médio de reciclagem, na construção européia, era somente de 28%, e a demolição seletiva ainda era pouco freqüente. Essa é a causa do predomínio das aplicações nas bases e sub-bases de pavimentos e de um limitado uso no concreto. (CARNEIRO,2001).

fonte: IV Encontro Nacional da Anppas