PROJETOS, GESTÃO, ASSOCIATIVISMO E COOPERATIVISMO NO CMRR
CENTRO MINEIRO DE REFERENCIA EM RESÍDUOS SÓLIDOS |
PROJETOS DESENVOLVIDOS
A área de Tecnologia e Informação em Resíduos coordena projetos com vistas a auxiliar empresas, instituições, movimentos organizados dos catadores, municípios, comunidades e meio acadêmico, na busca pela gestão correta de resíduos e ações de sustentabilidade.
São projetos que, alinhados à política nacional e estadual de resíduos sólidos, buscam a redução da geração de resíduos, bem como, a segregação correta, a reutilização, a reciclagem, os tratamentos e a disposição final correta considerando sempre a valorização dos resíduos e a inclusão sócio-produtiva de associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis.
Projetos desenvolvidos
– Diagnóstico da Geração de Resíduos do Pólo Calçadista de Guaxupé, desenvolvido em conjunto com o Sebrae MG.
– Elaboração de Estudo de Alternativas Técnicas para Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil, em parceria com a Vale.
QUALIFICAÇÃO EM GESTÃO DE RESÍDUOS
Tem como objetivo desenvolver qualificações setoriais que reforçam o papel do cidadão como protagonista em relação a sustentabilidade e melhoria da qualidade ambiental. Essas qualificações são voltadas a profissionais, estudantes, universo acadêmico, catadores, empreendedores e empresários dos setores produtivos geradores de resíduos.
O Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, o Ministério das Comunicações, a Empresa de Informática e Informações do Município de Belo Horizonte, (PRODABEL), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/MG), a Associação Profissionalizante do Menor (ASSPROM) e a Associação Municipal de Assistência Social (AMAS) realizam curso de inclusão digital do Programa de Oportunidade Legal - OLÉ.
O curso de Inclusão Digital tem como objetivo capacitar os jovens para as habilidades de utilização do sistema Linux em atividades profissionais e pessoais. Os participantes do curso são jovens jovens que vivem em risco social ou em conflito com a lei, encaminhados pela Vara de Atos Infracionais de Belo Horizonte.
ASSOCIATIVISMO E COOPERATIVISMO
Este projeto busca valorizar e o fortalecer a categoria de catadores de materiais recicláveis como trabalhadores da limpeza urbana, dando apoio e estímulo para sua organização em associações e cooperativas.
A organização, em associações ou cooperativas, tem como objetivo fortalecer os catadores, valorizar o trabalho coletivo, buscar incentivos e fomentos, agregar valor ao processo produtivo, promover a sustentabilidade dos empreendimentos, solucionar os problemas comuns, gerar benefícios econômicos e sociais.
Sendo assim, essas organizações visam a criação de empreendimentos econômicos solidários, que atualmente tem se apresentado como uma alternativa na busca pelo controle da cadeia produtiva da reciclagem e conseqüente melhoria das condições de trabalho e vida. Tais empreendimentos, objetivam a inclusão social e produtiva desse segmento da população através do exercício efetivo da cidadania com resgate dos seus direitos ao trabalho, a renda e as políticas sociais.
Fonte:cmrr.mg.gov.br