26 junho 2012

SOLOS SILTOSOS


SOLOS (TERRA) SILTOSOS
Com grande quantidade de silte, geralmente são muito erosíveis. De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, a NBR 6502, sobre Rochas e solos - Terminologia de 1995, define silte como: solo que apresenta baixa ou nenhuma plasticidade e que exibe baixa resistência quando seco ao ar. Suas propriedades dominantes são devidas à parte constituída pela fração silte.
solos siltosos
solos siltosos
O silte não se agrega como a argila, e ao mesmo tempo suas partículas são muito pequenas e leves. A produção do silte ocorre pelo esmigalhamento mecânico das rochas, ao contrário da erosão química que resulta nas argilas. Este esmigalhamento mecânico pode ser devido a ação de geleiras, pela abrasão, pela erosão eólica, bem como pela erosão devido às águas, como nos leitos dos rios e córregos. Neste caso, para fabricação de Blocos e Tijolos Ecológicos deve ter o mínimo possível de silte para não comprometer a qualidade dos mesmos.
Fonte: ecomaquinas.com.br
A fração silte desempenha papel importante no encrostamento, o que pode ser evitado, mantendo-se o terreno com cobertura vegetal a maior parte do tempo, em especial, em áreas com pastagens. Essas pastagens, quando manejadas de maneira inadequada, como: uso de fogo, pisoteio excessivo de animais, deixam o solo exposto e sujeito ao ressecamento.
fonte soartigos
Solos Siltosos
São aqueles que tem grande parte de suas partículas classificadas na fração silte, de tamanho entre 0,05 e 0,002mm, geralmente são muito erosíveis. O silte não se agrega como as argilas e ao mesmo tempo suas partículas são muito pequenas e leves.

 Possuem uma grande quantidade de silte, sendo por isso muito erodíveis. A silte não se mistura como a argila, as suas partículas são muito pequenas e leves.