25 julho 2025

O PLANO DE MANEJO DO PARQUE EMILIO PIANTINO DE PASSOS FOI UM ITEM CITADO NO PLANO DIRETOR DE 2020

 Um dos Termos que foi citado nas Propostas do Plano Diretor de Passos MG foi executar um PLANO DE MANEJO DO PARQUE EMILIO PIANTINO, e até hoje não se vê nenhum trabalho executado no Parque.

O Plano de Manejo do Parque Municipal Emílio Piantino, em Passos - MG, ainda não foi encontrado nos resultados fornecidos. No entanto em reportagens e postagens publicas se cita que a prefeitura local tem planos de revitalização para o parque, com o objetivo de transformá-lo em um ponto ecoturístico. A revitalização incluirá a estruturação do local para receber visitas guiadas, mas em reportagens atuais pessoas citam que nada acontece para recuperação do Parque Emilio Piantino.

O PLANO DE MANEJO DO PARQUE EMILIO PIANTINO DE PASSOS FOI UM ITEM CITADO NO PLANO DIRETOR DE 2020
PLANO DE MANEJO  DO PARQUE EMILIO PIANTINO CITADO NO PLANO DIRETOR DE 2020


O PLANO DE MANEJO FOI CITADO COMO A PROPOSTA PRINCIPAL DO PARQUE EMILIO PIANTINO.

 O PLANO DE MANEJO É: um documento técnico que estabelece o zoneamento e as normas para o uso e a gestão de uma área, especialmente em unidades de conservação (UCs). Ele define como os recursos naturais serão utilizados e protegidos, garantindo que os objetivos da UC sejam alcançados.

Em outras palavras, o plano de manejo é um guia que orienta as atividades dentro de uma área protegida, estabelecendo regras para o uso do espaço, a exploração dos recursos naturais e a implantação de estruturas físicas.

Principais características e objetivos:

Zoneamento:

Define áreas com diferentes níveis de proteção e restrições de uso, visando minimizar impactos e preservar a biodiversidade.

Manejo de recursos:

Orienta como os recursos naturais (água, solo, fauna, flora) devem ser utilizados de forma sustentável.

Implantação de estruturas:

Define locais para construção de estradas, edificações, áreas de visitação, entre outros, de acordo com as necessidades da UC.

Gestão participativa:

Busca envolver a comunidade local, moradores, prefeituras e organizações na elaboração e implementação do plano.

Reavaliação constante:

O plano deve ser revisado e atualizado periodicamente para garantir sua eficácia diante de novas informações e mudanças na realidade.

O PLANO DE MANEJO DO PARQUE EMILIO PIANTINO DE PASSOS FOI UM ITEM CITADO NO PLANO DIRETOR DE 2020
UMA DAS ENTRADA DO PARQUE DR. EMILIO PIANTINO


 Importância:

O plano de manejo é fundamental para garantir a proteção e a conservação da biodiversidade, dos ecossistemas e dos valores socioculturais de uma região. Ele também contribui para o desenvolvimento sustentável, equilibrando a conservação ambiental com as atividades humanas.

Podemos ver que o Plano de Manejo é um documento que reúne um conjunto de atividades, através das quais as Unidades de Conservação poderão cumprir seu objetivo, ou seja, proteger os importantes ecossistemas que abrigam.

Ele estabelece diretrizes básicas para o manejo das unidades, sendo reavaliado constantemente de modo a manter-se sempre ajustado às mudanças que ocorrem na realidade. Não se restringe apenas à área da unidade, mas avança para a vizinhança, prevendo parcerias com prefeituras, organizações da sociedade civil, moradores e empresas, tendo em vista a proteção ambiental das áreas naturais protegidas.

O PLANO DE MANEJO DO PARQUE EMILIO PIANTINO DE PASSOS FOI UM ITEM CITADO NO PLANO DIRETOR DE 2020
RUAS ENTORNO DO PARQUE EMILIO PIANTINO

O poder público deve empregar mais recursos e incentivar o desenvolvimento de políticas públicas de construção, manutenção, aplicação de equipamentos adequados, bem como segurança, acessibilidade e uso dos parques urbanos e espaços verdes. Haja visto que esses parques podem contribuir para uma comunidade mais saudável, física e mentalmente. Acrescenta-se a isso a contribuição de se conviver próximo à fauna e flora, com a preservação ambiental, tão necessária e urgente de ser discutida e implementada nas cidades. Os parques também desempenham um papel crucial na promoção de um estilo de vida ativo.

 São espaços públicos que promovem equidade, especialmente quando as limitações financeiras tornam difícil o acesso a instalações privadas para atividades esportivas e exercícios voltados para a melhoria da saúde (Londe; Mendes, 2014).

 

UMA ANALISE EM CONJUNTO SE BASEIA PELO PARQUE

 

Podemos ver analisar que Passos MG é decadente de áreas verdes de lazer e de esporte se formos olhar na área urbana em geral podemos ver a decadência das Praças públicas que a anos vem se lutando para arrumar elas e nada acontece E O PARQUE EMILIO PIANTINO descreve a decadência da preservação ambiental de lazer e esporte de Passos MG num todo.

 

O PLANO DE MANEJO DO PARQUE EMILIO PIANTINO DE PASSOS FOI UM ITEM CITADO NO PLANO DIRETOR DE 2020
RUAS ENTORNO DO PARQUE EMILIO PIANTINO

O parque municipal Dr. Emílio Piantino, um patrimônio cultural protegido, devia se encontrar em fase inicial de revitalização e trabalhos intensos, já que a cidade partiu para uma época de crescimento e evolução como políticos citam, mas a área urbana como podemos analisar está é em fase de regressão. Órgãos Ambientais com superioridade deveria vir a Passos MG e questionar e submeter os órgãos da prefeitura municipal ligados a educação, esporte, lazer e meio ambiente para se tomar atitudes e buscar o que melhora a qualidade de vida da cidade. Como o Parque Emilio Piantino é de responsabilidade da Prefeitura Municipal mais Secretário do Meio Ambiente atual cita que precisa de autorização do MPMG público e por isto não abre. Deveria por termos de ajustamento de conduta na Prefeitura Municipal e fazer trabalhar e fazer inclusões de quem trabalha com o termo. No entanto, o parque permanece fechado ao público, desprovido de infraestrutura, equipamentos e delimitações adequadas. É citado em reportagem que a uma proposta em andamento para a gestão e revitalização do parque, que inclui a construção de um espaço adjacente à área preservada, destinado à prática de atividade física, realização de eventos e outras atividades diversas.

 

Foi realizado uma pesquisa em 2024 sobre a área entorno do PARQUE EMILIO PIANTINO – ONDE SE LEVANTOU DADOS IMPORTANTES:

 

O PLANO DE MANEJO DO PARQUE EMILIO PIANTINO DE PASSOS FOI UM ITEM CITADO NO PLANO DIRETOR DE 2020

FONTE DA TABELA REVISTA UEMG.BR



Ao todo, foram listados 112 segmentos de rua. Destes, 83 (74,10%) possuíam ao menos 1 lote com casa ou prédio residencial. Na área do estudo existem 1250 lotes. Foram abordados 196 lotes residenciais nos 83 segmentos de rua elegíveis e 112 (57,14%) aceitaram participar da pesquisa. Conforme exposto na Tabela 1, dos indivíduos participantes, 45,5% eram mulheres e 54,5% homens. A maioria possuía entre 40 e 59,9 anos (52,7%), estado civil casado (70,5%), pele de cor branca (67,9%), pertencente às classes sociais A e B (82,14%), com o chefe da família possuindo ensino superior completo (51,8%) e com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 25,0 kg/m2, representando sobrepeso e obesidade (77,68%).

 

Termos sobre atividades esportivas dos Moradores envolta do Parque

A maioria (11,6%) dos participantes que afirmaram praticar pelo menos 10 minutos diários de atividades de lazer vigorosas, o fazem 3 vezes por semana. A maior parte (14,3%) dos que declararam praticar pelo menos 10 minutos diários de atividades de lazer moderadas, o realizam 2 vezes por semana. Uma parcela de 63,4% pratica entre 0 e 149 minutos de atividade física no lazer por semana. Os locais apontados pelos participantes onde praticam foram academias, clubes, praças, ruas, casas e quadras.



REPORTAGEM NA GLOBO SOBRE O DESCUIDO DO PARQUE

Diante desse cenário, é imprescindível promover a discussão acerca da atividade física, percepção do ambiente circundante e o interesse dos residentes próximos ao parque em relação à criação de um espaço público destinado à prática de atividade física no parque municipal Dr. Emílio Piantino. Nesse sentido, o presente estudo justifica-se pela relevância de construir um panorama das pretensões dos moradores dos bairros Jardim Eldorado e Jardim Cidade sobre a reativação do parque.

O PLANO DE MANEJO DO PARQUE EMILIO PIANTINO DE PASSOS FOI UM ITEM CITADO NO PLANO DIRETOR DE 2020
EM UM PLANO DE MANEJO CONSEGUE AGREGAR AREAS ESPORTIVAS


vimos na pesquisa relacionado a tabela anexada e  com o texto junto e na reportagem da globo  alguns termos para uma busca a compreender as preferências e necessidades da comunidade, e também contribuir para a construção de políticas inclusivas e embasadas em evidências, que garantam acesso equitativo a parques bem estruturados e seguros, capazes de promover a saúde física e mental e melhorar a qualidade de vida da população.

Sendo assim, o objetivo do estudo é investigar o interesse da comunidade do entorno do parque municipal Dr. Emílio Piantino, localizado em Passos, Minas Gerais, sobre a reativação do parque e o oferecimento de opções de atividades físicas no local.

 COMO PODEMOS VER O PLANO DE MANEJO DO PARQUE EMILIO PIANTINO FOI CITADO NO PLANO DIRETOR

Aqui podemos ver termos que deveria começar a se mover como a FAUNA E FLORA A SUA VOLTA, MELHORAMENTO DAS RUAS EM TERMOS DE ILUMINAÇÃO E DRENAGEM, SANEAMENTO BASICO EM GERAL em sua volta.

Ser feito como o PLANO DE MANEJO e ver pela sua área envolta nas fotografias quais termos estão sendo PESQUISADOS NO MOMENTO E VIRANDO NOTICIA NA MIDIA e ver que interesses da comunidade não só de volta do parque mais do município inteiro é de se realizar trabalhos para trazer qualidade de vida a cidade e o meio ambiente urbano, lazer, esporte, fauna e flora.

O PLANO DE MANEJO DO PARQUE EMILIO PIANTINO DE PASSOS FOI UM ITEM CITADO NO PLANO DIRETOR DE 2020
AREA ENVOLTA DO PARQUE

Podemos ver que se deve melhorar o Parque Emilio Piantino como a sua área envolta, trazendo área de esporte internamente, áreas de lazer, vai proporcionar melhora ambiental urbana e qualidade de vida a população da cidade e itens como bem estar social, ambiental e cultural.

Temos que ter foco e objetivo

"O planejamento é a ponte entre onde você está e onde deseja chegar". "A possibilidade de realizar um sonho é o que torna a vida interessante". "O primeiro passo é o mais difícil, mas a cada passo a luta parece menos difícil".

Superando desafios:

"Quem não muda a direção, dificilmente chegará ao destino". "Problemas existem para serem resolvidos, não para perturbar". "Se você quer algo novo, precisa parar de fazer algo velho".

Trabalho em equipe:

"A administração é fazer as coisas direito. Liderança é fazer as coisas certas". "Um bom chefe faz com que homens comuns façam coisas incomuns". "O mais importante na comunicação é ouvir o que não foi dito".

O PLANO DE MANEJO DO PARQUE EMILIO PIANTINO DE PASSOS FOI UM ITEM CITADO NO PLANO DIRETOR DE 2020

Adaptação e aprendizado:

"A vida não é fácil para nenhum de nós. Temos que ter persistência e, acima de tudo, confiança em nós mesmos". "É melhor você tentar algo, vê-lo não funcionar e aprender com isso, do que não fazer nada". "A inteligência é a capacidade de se adaptar à mudança".

Persistência e ação:

"Tente uma, duas, três vezes e se possível tente a quarta, a quinta e quantas vezes for necessário. Só não desista nas primeiras tentativas, a persistência é amiga da conquista". "Transforme sonho em suor, pensamento em ação". "Planejar é preciso, mas sem ação, mesmo com a direção certa você dificilmente chegará ao seu destino".


Nenhum comentário:

Postar um comentário