Muitas Pessoas entre crianças, jovens, adultos e vários estudantes da sustentabilidade fica com uma Dúvida no Dia 18 de Março e 17 de maio sobre O DIA MUNDIAL DA RECICLAGEM está dúvida fica porque em várias postagens em redes sociais e reportagens de rádios, TV'S, Revistas e Jornais os dois dias aparecem como o DIA MUNDIAL DA RECICLAGEM, vamos clarear nossa mente um pouquinho agora e tirar está duvida da cabeça que você está procurando o DATA CORRETA PARA O DIA MUNDIAL DA RECICLAGEM
DATAS COMEMORATIVAS COMO ESTÁ É MUITO IMPORTANTE PARA A CONSCIENTIZAÇÃO DE UM POPULAÇÃO…QUE LEVA CONSCIENTIZAÇÃO, MELHORA A QUALIDADE DE VIDA, AUMENTA A EDUCAÇÃO DE VARIAS PESSOAS.
Resumindo uma data quando está é abraçada muitos podem sair ganhando e o PLANETA TERRA FICA MAIS SAUDÁVEL.
AFINAL DE CONTAS A DATA É 18 DE MARÇO OU 17 DE MAIO ou TODO DIA É DIA DE SE RECICLAR E SE CONSCIENTIZAR.
![]() |
QUAL O DIA MUNDIAL DA RECICLAGEM? |
EM PUBLICAÇÕES NA INTERNET E REPORTAGENS PUBLICADAS OU PASSADAS EM TV VEMOS AS DUAS DATAS 18 DE MARÇO E 17 DE MAIO COM O MESMO TEMA O DIA MUNDIAL DA RECICLAGEM E QUE AFINAL: No Brasil e na Espanha se encontra em mais pesquisas e reportagem como no Dia 17 de Maio que é marcado pela ONU ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E CULTURA (UNESCO), agência especializada das Nações Unidas (ONU), “O DIA MUNDIAL DA RECICLAGEM foi oficializado Em 2005 pela UNESCO ESTÁ DATA NO BRASIL 17 DE MAIO É PARA CONSCIENTIZAR O DIA SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS TERMOS QUE LEVA A RECICLAGEM - E A CONSCIENTIZAÇÃO DA HUMANIDADE. e com o objetivo de estimular as pessoas a refletirem a respeito da importância de se fazer o descarte adequado dos produtos que são consumidos no dia a dia, os quais geram resíduos sólidos, para que esses resíduos não poluam o meio ambiente e não sobrecarreguem ainda mais os aterros sanitários. Dessa forma, esses materiais que seriam destinados, na melhor das hipóteses, para um aterro sanitário, retornam, como matéria prima, para a cadeia produtiva. E a importância da COLETA SELETIVA NO SOCIAL, AMBIENTAL E FINANCEIRO DE UMA POPULAÇÃO
![]() |
QUAL O DIA MUNDIAL DA RECICLAGEM? |
MAS EM PESQUISAS FEITAS EM SITES QUE DIVULGAM MATERIAS DA FRANÇA – E.U.A E ALEMANHA A DATA SURGE DIA 18 DE MARÇO - PODEMOS VER EXEMPLOS ABAIXO:
Criado em 1994 nos Estados Unidos, o Dia Global da Reciclagem acontece todo dia 18 de março. Desde 2018, é liderado pela BIR (Bureau of International Recycling) e, na França, é coordenado pela FER (Fédération des Entreprises du Recyclage), uma federação de empresas de reciclagem que incentiva o público em geral a escolher produtos reciclados.
Esse evento é uma iniciativa global com o objetivo de aumentar a conscientização pública sobre as questões da reciclagem e promover práticas mais sustentáveis.
![]() |
QUAL O DIA MUNDIAL DA RECICLAGEM? |
Não é por acaso que o lançamento oficial aconteceu em 2018. Nesse ano, a urgência das questões ambientais relacionadas à gestão de resíduos se intensificou em todo o mundo. Com a poluição, o esgotamento dos recursos naturais e as mudanças climáticas afetando o planeta, todos os países se viram enfrentando desafios cada vez mais difíceis. O Dia Global da Reciclagem foi, portanto, criado como uma resposta a essa urgência, uma forma de unir as pessoas ao redor do mundo em uma causa comum.
De
acordo com a definição regulamentar no Código Ambiental da França, reciclagem é
"qualquer operação de recuperação pela qual materiais de resíduos sejam
reprocessados em produtos, materiais ou substâncias, seja para os mesmos fins
ou para outros." Em outras palavras: a reciclagem se trata de transformar
resíduos em algo útil.
No Brasil o dia 17 de Maio é marcado pela ONU COMO O DIA MUNDIAL DA RECICLAGEM para ações de conscientização sobre a importância da reciclagem. Além do mais, todo dia deve ser dia da reciclagem, dia de se preocupar com a destinação final de qualquer resíduo que geramos: rejeitos (material que não pode ser reaproveitado, como papel higiênico ou fraldas descartáveis), resíduos de difícil reciclagem (como isopor ou tecidos), materiais contaminantes (como remédios, tintas, lâmpadas fluorescentes), e recicláveis (papeis, metais, plástico e vidro, sempre limpos), ENTULHOS DE CONSTRUÇÃO, PODAS DE ARVORE, RESÍDUOS ELETRÔNICOS.
E essa preocupação deve ir além do encaminhamento dos recicláveis para centrais de triagem ou cooperativas, que garantirão a reinserção dos materiais na cadeia produtiva, evitando novas agressões ao meio ambiente e desperdício de energia na produção e transporte de novos itens.
Quando uma CIDADE CRESCE COM SUSTENTABILIDADE estes itens que mostra o tanto de resíduos que se gera diariamente citados acima são levados a uma população para aumento da consciência e reflexão de como se tratar os resíduos diariamente.
TERMOS DEVE SE APLICAR A UMA POPULAÇÃO PARA SE PRESERVAR O MEIO AMBIENTE EM DATAS COMO ESTA DO DIA MUNDIAL DA RECICLAGEM que aqui estamos vendo veja alguns itens abaixo:
REAPROVEITAMENTO: Enquanto o reaproveitamento garante que materiais que são descartados por algumas indústrias sejam beneficiados e reutilizados, a reciclagem consiste na transformação do resíduo em algo novo. Há o reprocessamento do material com o objetivo de produzir outro.
CONSUMISMO: O consumismo é o hábito de adquirir produtos e serviços sem precisar deles. É a compra pelo desejo, e não pela necessidade. Geralmente, é marcado pelas compras por impulso e estimuladas pela ansiedade. Em casos mais graves, pode vir a se tornar uma compulsão.
DESCARTE INCORRETO: O descarte incorreto de lixo pode causar alagamentos e inundações, aumento da poluição, desperdício de recursos públicos, desvalorização de imóveis, obstrução de vias públicas, prejuízos ao turismo e transtornos com saúde pública estes são apenas alguns dos principais problemas causados pelo descarte incorreto do lixo.
RECICLAGEM: A reciclagem reduz o impacto sobre o meio ambiente, traz benefícios para o planeta, além de diminuir as retiradas de matéria-prima do ecossistema. Em todo o mundo são produzidas toneladas de lixo diariamente e cada vez mais se torna necessário pensar sobre a importância da reciclagem.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A importância Educação Ambiental está voltada para a formação da consciência sobre a postura do homem em relação ao meio ambiente, informar e sensibilizar as pessoas sobre os problemas ambientais buscando novas soluções, transformando o indivíduo em participante nas decisões de sua comunidade. Com foco em áreas de pesquisa, análise, apresentação e conscientização a respeito das necessidades e obrigações com o meio ambiente, com aprofundamento do conhecimento, preparando o ser humano para a preservação da natureza e uso sustentável de seus recursos. As questões referentes à poluição, a degradação, ao consumismo, ao aquecimento global, às catástrofes naturais e à extinção da fauna e flora têm sido temas centrais na estrutura da pedagogia ambiental, ampliando a necessidade de sua inserção em escolas, universidades, organizações não governamentais e empresas.
LIMPEZA URBANA: Podemos associar a importância da limpeza urbana aos quatro pilares do Saneamento Básico que todos eles mexem com a saúde de uma população e sua qualidade de vida como o progresso de uma cidade nestes itens podemos ver o tratamento da agua como sua limpeza, lixo nas redes de esgoto a varrição de ruas. Limpeza de galerias de esgoto e aguas pluviais entupidas resumindo o serviço é uma das diversas ações de manutenção da limpeza pública. Isso inclui também parques e praças, capinação de ruas, podas de árvores, limpeza de terrenos e calçadas e a limpeza dos bueiros.
DIMINUIÇÃO DO CONSUMO: Vimos um item acima que explica o consumismo mas devemos levar em conta todo dia a importância de se diminuir o consumo porque consumir menos gera economia e preserva o meio ambiente. A atitude do consumidor na hora de comprar pode fazer muita diferença para o meio ambiente e para o futuro do planeta. É necessário levar em conta bem mais do que o preço, a qualidade e a marca do produto.
TODO DIA É DIA DE RECICLAR E CONSCIENTIZAR
Nenhum comentário:
Postar um comentário