26 janeiro 2023

CATADORES DE RECICLÁVEIS FICAM EXCLUIDOS DEPOIS DE IMPLANTAÇÃO DE COLETA SELETIVA E CATADORES FAZEM PROTESTO ENFRENTE PREFEITURA

 PASSOS - Catadores de Materiais Reciclável devem fazer um protesto hoje enfrente a prefeitura de Passos. Eles alegam que foram "desprezados" pela administração na implantação da coleta seletiva no municipio e que não estão cadastrados no programa "Minas Reciclando Atitudes". Segundo os Catadores o principal motivo da revolta que são pais e mães de familias residentes nas periferias da cidade, e que desde o dia 9 de janeiro, quando teve o inicio da coleta seletiva 90% destas pessoas não estão conseguindo levar para casa ao menos 10% de todo  material reciclavel que consegui antes da implantação. Segundo eles os caminhões recolheram tudo antes da chegada desses trabalhadores.

PREFEITO E DIRETOR DO MEIO AMBIENTE ANUNCIANDO COLETA SELETIVA EM 2022
PREFEITO E DIRETOR DO MEIO AMBIENTE ANUNCIANDO COLETA SELETIVA EM 2022

 

De acordo com a catadora de recicláveis Marília da Silva, de 52 anos e mãe de 5 filhos, a atitude do prefeito a deixou transtornada. " Eles começou tudo errado, porque em momento algum se reuniu com todos catadores da cidade para explicar como seria o projeto. Promoveu três reuniões sem a presença de 50% da presença das pessoas que vivem de recicláveis. Garanto que em Passos há quase 400 catadores e poucos estão cadastrados na prefeitura para receber ajuda. Nós queremos é trabalho, ganhar o dinheiro suado e poder comprar o que quisermos na lojas pagar nossas contas mensais e ter uma vida digna" disse a catadora, que está na atividade desde 1986.

 

CATADORA DE RECICLÁVEL PROTESTANDO CONTRA PROJETO SEM ESTRUTURA E PLANEJAMENTO ETC


Toda vida levanto as 5hs vou no pasto buscar o cavalo buscar o cavalo, arreio na carroça e saio para a rua de diversos bairros. pego o que encontro no caminho, paro nos locais onde os moradores guardam para mim e só volto para casa no inicio da tarde. Chega no fim do mês vendo tudo e ai tenho a grana para sustentar minha família. hoje eu e os demais catadores não conseguimos juntar nem 10% de antes os caminhões da prefeitura leva tudo antes a partir das 7h. Tem amigos que estão passando fome porque não tem dinheiro para comprar mantimentos e pedir comida. Se eu dependesse do lixo reaproveitável estaria na mesma situação, mas conto com a ajuda dos meus filhos, Isso vai ter que mudar, porque só a AAÇÃO RECICLAGEM está sendo beneficiada, e ela não é associação ou cooperativa, é uma empresa. Fiquei sabendo sabendo disso nas reuniões que participei". Denunciou Marília.

A AAÇÃO RECICLAGEM FOI ÚNICA ASSOCIAÇÃO QUE PARTICIPOU DO CHAMAMENTO PUBLICO

PASSOS - De acordo com a vice presidente da AAção Reciclagem. Beatriz Gloria Campos Lago a coleta seletiva realizada no município feita pela associação foi concedida através de edital de chamamento publico realizado pela prefeitura em 2022 foi a única que participou do certame e comprovou atividade com apresentação de documentação exigida no edital.

 

 

 PREFEITO ANUNCIA COLETA SELETIVA EM MEADOS DE 2022 E EXCLUI CATADORES EM 2023

 

"A Coleta Seletiva está amparada pela lei federal nº 12.305/2010 que institui a política nacional de resíduos sólidos, determinando a obrigatoriedade do municipio pela realização do mesmo. Ainda pelo decreto nº0.936 que regulamenta a lei 12.305, fortalece ainda mais a questão exigida, ou seja estamos 12 anos atrasados na questão exigida, ou seja estamos 12 atrasados no cumprimento da lei" afirmou.

Segundo a vice presidente os catadores estão incluídos nos planos da coleta seletiva por meio das cooperativas e ou associações. "Os catadores autônomos que possuem um trabalho belíssimo de verdadeiros agentes ambientais, não estão excluídos do programa, pelo contrario em vez de coletar resíduos ao abrir sacos de lixo contendo sujidade poderão recolher de maneira segregada por onde passarem. A Associação nunca proibiu e nem proíbe os catadores de realizarem os seus trabalhos.

Alguns catadores que conhecemos relataram que conseguiram dobrar os seus materiais recicláveis desde o inicio da implantação da coleta na cidade" disse Beatriz.

Segundo ela a associação começou as atividades em 2017, não tem fins lucrativos, troca de diretoria a cada 2 anos e sobrevive por meio de parcerias. Temos o apoio da JBS, da Santa Casa, da Laticínios Lara, de lojas da avenida da Moda como a Hering, Hirappy, Arezzo e anacapri, Sem contar que alguns bairros como novo mundo, Panorama, Condominios das Nações e Vale Verde, há muito tempo já realizamos a coleta nestes locais.

Então como dizer qie a AAção é uma empresa particular?", esclareceu a vice-presidente.

Segundo a prefeitura, nos 17 dias de coleta seletiva realizado pela AAção, teve um aumento na quantidade de resíduos coletados mais ainda fora do padrão adequado, pois a muitos resíduos orgânicos e resto de  lixo sanitário misturado aos recicláveis. "no dia 4 de janeiro foram rejeitados 147 quilos de lixo. no dia 23 aumentou para 507 quilos. os resíduos devem ser previamente limpos antes de serem encaminhados para a reciclagem, para que a obtenção de um melhor aproveitamento econômico e ambiental. Materiais sujos de resto de comida podem trazer transtorno para os colaboradores que fazem a triagem do material em uma esteira. Podendo também ocasionar o aparecimento de ratos e baratas no local de trabalho" ressaltou Beatriz.

De acordo com Wellington Junior Rosa Pereira, coordenador da AAção, entre os dias 9 e 24 de janeiro, foram coletados 23.294,50 quilos de material, sendo que 3.982,60 rejeitados. Aumentou consideravelmente o que não serve para reciclar. Só nos 8 primeiros dias deste mês, foram trazidos 4.909 toneladas e 596,5 tivemos que descartar, disse

Fonte do texto: Folha da Manhã/ foto e video Facebook da prefeitura/ video da catadora Girandopassosnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário