Você sabia que a reciclagem de pneu pode ser uma excelente fonte de
renda? Existem métodos que transformam pneus velhos, por exemplo, em
combustível alternativo para fornos da indústria cimenteira. Há, também,
técnicas de reciclagem que fazem dos pneus gastos insumos para pisos de
quadras esportivas, tapetes de automóveis, solas de sapato e até
asfalto.
Segundo a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), a cada 100 pneus trocados no Brasil, 45 vão para postos de coleta por estarem sem condições de uso. Desses, 67% viram combustível da indústria de cimento e o restante é reciclado, transformando-se em novos produtos.
A reciclagem de pneus após o fim de sua vida útil é essencial porque eles são classificados como resíduos perigosos.
Por serem constituídos por metais pesados, quando não gerenciados
corretamente, podem ser nocivos para a saúde do homem e o meio ambiente.
A seguir, você se informa como reaproveitar pneus velhos
É muito importante medidas que deem uma destinação correta aos pneus,
quando se encerra seu tempo de vida útil. Os pneus usados, também
chamados de inservíveis, são aqueles que não podem se recauchutados.
Precisam, portanto, de uma destinação adequada, com pena de agravarem os
problemas ambientais do país.
O Brasil tem um volume grande de pneus usados. Um dos fatores que causam a proliferação de pneus inservíveis é a alta demanda pelo acessório novo. Nosso país, em números de 2013, tem a maior concentração rodoviária de transporte de cargas e passageiros entre as principais economias mundiais. Segundo dados do Banco Mundial, 58% do transporte no país é feito por rodovias. A porcentagem é maior do que a da Austrália (53%), da China (50%), da Rússia (43%) e do Canadá (8%).
Por ser tão dependente do transporte rodoviário, é grande a demanda de consumidores por pneus e o número de resíduos gerados após sua vida útil.
Isso significa atuar para reduzir a geração de resíduos, investir em técnicas de reciclagem ou destinar adequadamente os rejeitos que não podem ser transformados ou reutilizados. Segundo a Resolução n° 416/09, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), em relação aos pneus vale a logística reversa. Fabricantes, importadores, revendedores e poder público devem criar pontos de coleta, estimulando que consumidores depositem os pneus usados. Em seguida, devem se responsabilizar para que os pneus coletados tenham destinação correta
O Brasil tem um volume grande de pneus usados. Um dos fatores que causam a proliferação de pneus inservíveis é a alta demanda pelo acessório novo. Nosso país, em números de 2013, tem a maior concentração rodoviária de transporte de cargas e passageiros entre as principais economias mundiais. Segundo dados do Banco Mundial, 58% do transporte no país é feito por rodovias. A porcentagem é maior do que a da Austrália (53%), da China (50%), da Rússia (43%) e do Canadá (8%).
Por ser tão dependente do transporte rodoviário, é grande a demanda de consumidores por pneus e o número de resíduos gerados após sua vida útil.
o gerenciamento dos pneus velhos
Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) fazer o gerenciamento das sobras é fundamental. A Lei nº 12.305/10 determina que tanto as geradoras como as terceirizadas que tratam os resíduos tenham postura ambientalmente responsável.Isso significa atuar para reduzir a geração de resíduos, investir em técnicas de reciclagem ou destinar adequadamente os rejeitos que não podem ser transformados ou reutilizados. Segundo a Resolução n° 416/09, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), em relação aos pneus vale a logística reversa. Fabricantes, importadores, revendedores e poder público devem criar pontos de coleta, estimulando que consumidores depositem os pneus usados. Em seguida, devem se responsabilizar para que os pneus coletados tenham destinação correta
Veja os perigos do descarte inadequado de pneus
A negligência em relação ao gerenciamento pode ser danosa. Os pneus são constituídos por metais perigosos, como o chumbo e o cádmio. Ao serem descartados sem tratamento se tornam resíduos perigosos, segundo a classificação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A periculosidade desses tipos de resíduos vem de quatro fatores: inflamabilidade, corrosividade, toxicidade, reatividade e patogenicidade.Este estudo descreve os danos causados pela inflamabilidade de pneus velhos. A queima de pneus libera:
- monóxido de carbono;
- óxidos de enxofre;
- óxidos de nitrogênio;
- hidrocarbonetos aromáticos policíclicos;
- metais pesados como chumbo e cádmio;
- dioxinas e furanos.
Outro risco é quando pneus velhos inteiros são jogados em vias públicas, rios e córregos, podendo contaminar águas e agravar as inundações. Empilhar pneus inservíveis em quintais ou terrenos baldios também é perigoso para a saúde humana. Eles podem acumular água, sendo criadouro do mosquito que transmite a dengue.
Os problemas não param por aí. O processo de decomposição de pneus no meio ambiente é lento e não se sabe precisar quantos anos eles levam para desaparecer.
reciclagem dos pneus
Os pneus sem condições de reforma podem ter aplicabilidade, ganhando novos usos. A indústria cimenteira tem grande demanda por pneus velhos, empregando-os com a técnica do coprocessamento. A borracha dos pneus é queimada em fornos, substituindo parcialmente o combustível que alimenta a chama que transforma calcário e argila em clínquer, matéria-prima do cimento.As tratadoras que recolhem os pneus também podem reciclá-los, fazendo a moagem da borracha. Esse processo é matéria-prima de tapetes de automóveis, solas de sapato, pisos industriais, quadras esportivas, materiais de vedação e dutos pluviais.
Uma das soluções mais promissoras de reciclagem de pneus velhos, atualmente, tem sido para asfaltamento de ruas e estradas. O asfalto borracha é obtido com a trituração da borracha e sua incorporação à massa asfáltica. Entre as vantagens estão melhor desempenho do pavimento, redução do aparecimento de trincas e de custos operacionais.
Em qualquer tratamento empregado para reciclagem dos pneus velhos, porém, deve haver o cumprimento da legislação ambiental. Por isso, uma estratégia acertada é buscar empresas como a Verde Ghaia, grupo especializado em consultoria em gerenciamento de resíduos. Isso garante que a tratadora trabalhe de maneira criteriosa, evitando arranhar sua reputação e sofrer prejuízos com multas ou punições.
Saiba como ganhar dinheiro com a reciclagem de resíduos.
Plataforma online indica fornecedores resíduos
Mas onde localizar os geradores de pneus inservíveis? A plataforma Mercado de Resíduos soluciona esse impasse. Trata-se de um software que possui um cadastro de geradoras e compradoras de resíduos. Isso amplia as possibilidades de negócios das tratadoras porque as coloca em contato com fornecedores. Toda a negociação é feita em ambiente online de forma rápida, prática e segura.As leis ambientais são taxativas quanto aos perigos dos pneus descartados de qualquer maneira. Como se viu, é grande a periculosidade dos pneus velhos depositados no meio ambiente. Porém, quando coletados e reciclados, esses resíduos têm potencial financeiro. As tratadoras que investem na reciclagem de pneu podem lucrar, transformando esse resíduo em insumos para diferentes produtos.
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Fonte: vgresiduos.com.br
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