PASSOS – O Ministério Público do Estado de Minas Gerais, por meio do promotor Paulo Frank Pinto, convocou o prefeito de Passos, Carlos Renato de Lima Reis, o Renatinho Ourives, para uma reunião que aconteceu na última segunda-feira, 21, quando fez uma série de orientações e recomendações para tomada de providências, no prazo de 30 dias, referentes à operação Sacripanta, na qual foram presas dez pessoas por possível envolvimento em irregularidades na licitação e execução dos contratos de prestação de serviços de limpeza e manutenção de logradouros.
De acordo com o encaminhamento do MP, foi requisitada à Prefeitura a revisão dos procedimentos de controle da execução dos contratos do município, de modo a implantar mecanismos que permitam o efetivo controle qualitativo e quantitativo dos serviços contratados e compras realizadas, bem como a identificação de práticas corruptas.
A OPERAÇÃO SACRIPANTA CONTINUA EM ANDAMENTO NA PREFEITURA DE PASSOS MG |
PASSOS – Cinco dos 10 detidos na operação Sacripanta, realizada na última quinta-feira, tiveram a prisão relaxada pela justiça e deixaram o presídio na madrugada desta terça-feira. Entre os que foram liberados nesta madrugada estão o ex-secretário Sidinei Ramos Borges, Jully Pricila Ferreira, Priscila Diniz Telles e outros dois denunciados. Os outros tiveram a temporária transformada em preventiva e continuam detidos.
A Operação Sacripanta, destinada a reprimir crimes de peculato, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, fraudes em licitações e na execução dos contratos, além de lavagem de dinheiro e organização criminosa, praticados no contexto de contratos de serviço com o Município de Passos
A Prefeitura de Passos nomeou, por meio de decreto, o novo secretário de Obras, Habitação e Serviços Urbanos, Thiago Freire Fonseca, que ficará interinamente no cargo. O ex-secretário de Obras Sidnei Ramos Borges, um dos dez presos na operação Sacripanta, pediu sua exoneração na última sexta-feira, 17, um dia após ser preso por suspeitas de crimes de peculato, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, fraudes em licitações e na execução dos contratos, além de lavagem de dinheiro e organização criminosa, praticados no contexto de contratações de serviço com o Município de Passos.
A OPERAÇÃO SACRIPANTA CONTINUA EM ANDAMENTO NA PREFEITURA DE PASSOS MG |
O secretário interino, Thiago Freire Fonseca, é o atual diretor de Obras Públicas da Prefeitura de Passos, formado em Engenharia Civil pela Universidade do Estado de Minas Gerais, e está à frente da diretoria há dois anos e cinco meses e, segundo o procurador-geral do município, Marcelo Vasconcelos, e o controlador-geral Fernando Andrade Abreu, o interino deve acumular as duas funções.
Delegado da Receita Federal identifica laranjas
PASSOS - O delegado da Receita Federal de Divinópolis, Afonso Oliveira Sobrinho, contou que, após a identificação de determinadas pessoas jurídicas e físicas envolvidas a Receita Federal, promoveu a análise de dados com base nas informações constantes do sistema interno e, com isso, caracterizou a constituição de interpostas pessoas.
“Ou seja, descobrimos aquelas pessoas que comumente são chamadas de ‘laranjas’, utilizadas na formação de várias pessoas jurídicas. Com isso, e após a apreensão de documentos feitos no dia de hoje, vamos analisar os documentos com fim de promover a constituição de lavratura de créditos tributários para eventuais crimes de sonegação fiscal”, afirmou Sobrinho.
Fonte:clicfolha.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário