04 outubro 2018

COMO FAZER O DESCARTE CORRETO DE LAMPADAS FLUORESCENTES TUBULARES

Fazer o descarte de lâmpadas fluorescentes de maneira correta é uma obrigação de todos. Isso porque descartar lâmpadas fluorescentes usadas incorretamente pode ser muito nocivo para a saúde humana e do meio ambiente. Isso porque, apesar da praticidade, durabilidade e economia da lâmpada fluorescente, no interior dela existe um componente químico muito perigoso à saúde: o mercúrio, um metal pesado e tóxico. Devido a ele, o descarte se torna muito complicado.
COMO FAZER O DESCARTE CORRETO DE LAMPADAS FLUORESCENTES TUBULARES
LAMPADAS DESCARTADAS INCORRETAMENTE NO PASSEIO NA AV. DR BRENO SOARES MAIA ENTRE O HOSPITAL SÃO JOSÉ E A CEMIG ENFRENTE A UM CENTRO DE VENDAS MEDICO EM PASSOS MG
 Em Passos já ate tem uma lei meio fraca mais já tem sobre o Descarte deste resíduo a Nº 2702 10/06/2008 Dispõe sobre o descarte de lâmpadas, pilhas, baterias de celular e outros tipos de acumuladores de energia no âmbito do Município de Passos.

Os riscos do mercúrio

O mercúrio ainda tem a companhia do chumbo na composição das lâmpadas. Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o valor máximo de mercúrio que pode estar concentrado em uma unidade é de 100 miligramas de mercúrio por quilo do resíduo. O contato com a substância em níveis mais altos pode gerar sérios problemas à saúde.
O maior problema acontece quando a substância é inalada, ainda mais se a quantia de mercúrio elementar for grande, o que pode causar problemas neurológicos e até hidragirismo (intoxicação que causa tosse, dispnéia, dores no peito e outros problemas mais graves).
Na questão ambiental, quando o mercúrio é despejado de maneira irregular em rios, por exemplo, ele volatiza e passa para a atmosfera, causando prováveis chuvas contaminadas. Pode acontecer também de microorganismos absorverem o mercúrio, tornando-o orgânico em vez de metálico. Animais aquáticos e plantas podem reter o mercúrio e assim contaminar o meio ambiente sem que exista chance de erradicação.
O mercúrio é liberado ao longo de duas semanas após seu descarte. Apenas nos EUA, são liberadas na natureza entre duas e quatro toneladas de mercúrio anualmente.

VÍDEO SOBRE A RECICLAGEM E DESCARTE DE LAMPADAS



NÃO DEIXE DE VER ESTE VÍDEO E SEJA MAIS CONSCIENTE

E se quebrou?
Fique atento! Antes de limpar a área, a primeira coisa a se fazer é retirar do local as crianças e os animais, além de não deixar que ninguém toque o material.
Deixe a poeira assentar antes de recolher a lâmpada quebrada. Use máscara e luvas para colocar os cacos em uma garrafa PET. Para isso, retire o rótulo da garrafa PET e descarte-o junto de outros plásticos recicláveis do mesmo tipo. Então corte a garrafa ao meio, insira os cacos da lâmpada, utilize a parte superior da garrafa para tampar o recipiente e coloque-o dentro de uma sacola. Procure utilizar luvas ou pá e vassoura para não se ferir. No caso da lâmpada fluorescente é importante colocá-la numa garrafa transparente, assim facilita a sua visualização, o que contribui para o manejo no resíduo.
Use fitas adesivas e papel toalha umedecido para limpar os últimos resíduos que podem passar despercebidos e coloque-os numa sacola bem fechada.
Se a lâmpada fluorescente quebrou em cima de roupas de cama ou qualquer outro tipo de material que tenha contato direto com o corpo, esta peça não pode mais ser reutilizada, mesmo após lavagem (evite lavar para não contaminar a máquina e a água com mercúrio)! Ela tem que ser descartada, pois o contato com mercúrio já a inutilizou. No caso de se cortar com os cacos de vidro, procure assistência médica o mais rápido possível.

Descarte especializado

Processos realizados em locais especializados são responsáveis por retirar descontaminar lâmpadas fluorescentes, assim elimina-se a possibilidade de poluição ambiental e intoxicação. Até por isso, o descarte de lâmpadas fluorescentes deve ser bem feito, procurando quais os lugares certos, isolando o material em caso de quebra e avisando sobre o conteúdo entregue.
Não deixe que este material seja levado para aterros comuns! Muitas embalagens deste tipo de lâmpada avisam se o produto é reciclável.


Coletor para lâmpadas fluorescentes tubulares - 42 lâmpadas





Coletor para lâmpadas fluorescentes tubulares - 42 lâmpadas

Coletor para lâmpadas fluorescentes tubulares - 42 lâmpadas

CÓDIGO: LP64

Coletor altamente resistente para lâmpadas fluorescentes com capacidade para até 42 lâmpadas.

Coletor de grande porte para descarte de lâmpadas fluorescentes. Fabricado em Polietileno de alto impacto por processo de rotomoldagem. Acompanha adesivo com indicação de coleta de lâmpadas.

 
LP64 é um coletor específico para descarte e armazenamento de lâmpadas fluorescentes. Extremamente resistente, este coletor é a forma mais prática, econômica e segura para descarte de lâmpadas fluorescentes.
 

LP64 é produzido originalmente na cor laranja, o padrão para coleta de lâmpadas (dentre outros materiais) conforme resolução do CONAMA.

Consulte nossos especialistas de produtos para conhecer outras opções de cores e tamanhos. 


Pode ser utilizado como: 
•    Lixeira para lâmpadas fluorescentes 
•    Contêiner para descarte de lâmpadas  
•    Coletor para descarte e armazenamento de lâmpadas fluorescentes tubulares

Ideal para:
•    Armazenamento e descarte lâmpadas fluorescentes usadas 
•    Projeto de implantação de coleta seletiva 
•    Programas de conscientização sobre reciclagem 
•    Gerenciamento de resíduos gerados por descarte de componentes eletrônicos, lâmpadas e baterias


Produto de fabricação própria com garantia total de 01 ano.


Medidas: 
Altura: 90 cm 
Largura: 40 cm 
Comprimento: 40 cm 
Fonte do texto:ecycle.com.br
Fonte do texto: naturallimp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário