11 janeiro 2018

A SUSTENTABILIDADE TRANSFORMAR ENTULHO ATÉ EM ASFALTO COM CUSTO MAIS BARATO!!!!

A sustentabilidade fomenta ações que venham a suprir necessidades humanas, sem que estas comprometam o futuro das próximas gerações. Na área de engenharia civil, vários modelos tradicionais podem ser substituídos por materiais com alternativas sustentáveis, sem perda de qualidade, durabilidade.


A SUSTENTABILIDADE TRANSFORMAR ENTULHO ATÉ EM ASFALTO COM CUSTO MAIS BARATO!!!!
A SUSTENTABILIDADE TRANSFORMAR ENTULHO ATÉ EM ASFALTO COM CUSTO MAIS BARATO!!!!

 Baseado neste escopo, este trabalho apresenta uma revisão sobre as vantagens da utilização de resíduos da construção civil, como o entulho, utilizado como alternativa à sub-base asfáltica, objetivando possibilitar uma nova opção ao profissional de engenharia civil quando da utilização de materiais alternativos sustentáveis, sendo que estas ações visam garantir, a médio e longo prazo, melhores condições de desenvolvimento de diversas formas de vida no planeta. A metodologia empregada neste trabalho é a revisão bibliográfica, que analisa dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) baseado no artigo de (PINTO, 1999) que influenciam a área de engenharia civil, no que tange ao emprego de materiais sustentáveis, em especial à utilização de resíduos da construção civil como opção à sub-base asfáltica.



 O IBGE é uma fundação pública que disponibiliza dados ligados às geociências e estatísticas sociais. Baseando-se nos dados apresentados em PINTO (1999), estima-se que das 4974 áreas urbanas, 152 apresentam geração estimada de resíduo acima de 200 toneladas por dia útil. Isso demonstra que existe uma grande quantidade de material a ser reutilizado, sendo assim importante para o desenvolvimento social e econômico, gerando projetos imbuídos com o impacto ambiental e consumo da matéria-prima.Embora exista a possibilidade apresentada neste trabalho, ainda inexistem políticas públicas que tratem do destino final dos resíduos da construção civil. Em grande parte, isso se deve a um serviço de coleta ineficaz e não direcionado à sustentabilidade. Talvez com a Resolução CONAMA 307 de 2002, exista conscientização pautada pela legislação, através de suas diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil, que responsabiliza tanto o gerador quanto o município, com objetivos claros em seu artigo 4º, que trata a não geração de resíduos, seguido das melhorias de processos de reutilização, reciclagem e destinação final. A utilização de resíduos da construção civil se torna viável do ponto de vista técnico, econômico e ambiental. Entre as diversas vantagens de se utilizar entulho como sub-base asfáltica, possui menor custo, sustentável na medida em que esse material pode ser reutilizado, apresentando quase as mesmas propriedades e resistência que o agregado graúdo. Sua utilização é uma prática sustentável, porém ainda existem fragilidades no desenvolvimento de políticas públicas consistentes.
Fonte do texto: unipampa.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário