O pessoal que deverá operar em uma empresa de coleta e reciclagem de resíduos sólidos da construção civil irá variar de acordo com a estrutura e porte do empreendimento.
Para uma empresa de pequeno porte, podemos estimar que a equipe será composta de:
- 1 engenheiro civil
- 1 secretária
- 1 porteiro
- 5 auxiliares de triagem
- 2 vigias
- 1 operador de britagem
- 1 operador de máquina
- 1 auxiliar de manutenção
PESSOAS QUE DEVEM OPERAR UMA USINA DE RECICLAGEM DE ENTULHOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL |
Os auxiliares de triagem são responsáveis por executar, sob orientação, os serviços de recepção, separação/ triagem da matéria-prima que chega à empresa.
PESSOAS QUE DEVEM OPERAR UMA USINA DE RECICLAGEM DE ENTULHOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL |
Além da equipe assinalada, é fundamental lembrar que a empresa necessitará de:
Diretoria Administrativa e Financeira (pode ser o próprio empreendedor):
responsável pelo controle financeiro, administração de recebimentos e contas a pagar, negociação de prazos e preços dos produtos. Esta diretoria tem relação direta com os clientes e fornecedores. No que se refere ao aspecto administrativo, essa diretoria é responsável pelos tratamentos jurídicos da empresa, especialmente na fase inicial. Atenderá aos órgãos reguladores, manterá relações com os sindicatos e as associações de classe. Será o contato da empresa junto às prefeituras e construtoras.
Diretoria Industrial e de Controle da Qualidade (pode ser coordenada pelo engenheiro civil): responsável pela parte qualitativa do processo que envolve a composição dos resíduos que irão compor os agregados a serem produzidos. Esta diretoria coordena a área de pesquisa, análise e desenvolvimento de produtos, tendo como interface centros de pesquisa e universidades.
Além disso, é responsável pelo processo produtivo da empresa, coordenando desde a seleção e triagem dos materiais até o processo de reciclagem, gerenciando o parque produtivo, a mão-de-obra e o fluxo de cargas.
As empresas devem fornecer treinamentos e cursos de capacitação aos seus funcionários, com ensinamentos de meio ambiente, desperdício, tipos de resíduos, impactos ambientais, matemática, português, comunicação, entre outros. Ademais, as empresas devem priorizar a segurança do trabalho e a fiscalização das obras (Freitas, 2009).
Do ponto de vista legal, o empreendedor deve estar atento para a convenção coletiva do sindicato dos trabalhadores nessa área, utilizando-a como balizadora dos salários e orientadora das relações trabalhistas, evitando, assim, conseqüências desagradáveis.
Fonte do texto: Ideias sustentáveis Sebrae / Fotos e Montagem de Frank e Sustentabilidade
Fonte do texto: Ideias sustentáveis Sebrae / Fotos e Montagem de Frank e Sustentabilidade