03 março 2015

POLICLORETO DE VINILA - PVC SUA RECICLAGEM E LIMITAÇÕES E UTILIDADES

Reciclagem PVC - Características e Limitações

Um dos polímeros mais utilizados com diversas aplicações. 

POLICLORETO DE VINILA - PVC SUA RECICLAGEM E LIMITITAÇÕES E UTILIDADES
SÍMBOLO DO POLICLORETO DE VINILA - PVC
O (PVC) Cloreto de Polivinila (também policloreto de vinila; (nome IUPAC policloroeteno) mais conhecido pelo acrónimo PVC (da sua designação em inglês, - - Polyvinyl chloride) é um plástico não 100% originário do petróleo.

O PVC contém 57% de cloro (derivado do cloreto de sódio - sal de cozinha) e 43% de eteno (derivado do petróleo) em peso. Como todo plástico, o vinil é feito a partir de sequentes processos de polimerização que convertem hidrocarbonetos, contidos em materiais como o petróleo, em um único composto chamado polímero. O vinil é formado basicamente por etileno e cloro.

O vinil possui duas vantagens, a de não ser tão susceptivel às mudanças de preço no mercado de petróleo e de não ser um bom combustível como os derivados de petróleo.

Através de uma reação química, o etileno e o cloro combinam-se formando o dicloreto de etileno, que por sua vez é transformado em um gás chamado "VCM" (Vinyl chloride monomer, em português cloreto de vinila). O passo final é a polimerização, que converte o monômero num polímero de vinil, que é o PVC, ou simplesmente, vinil.

POLICLORETO DE VINILA - PVC DA CONSTRUÇÃO CIVIL RECICLADO
POLICLORETO DE VINILA - PVC DA CONSTRUÇÃO CIVIL RECICLADO
A versatilidade de aplicações, por sua vez, é função direta da infinita gama de combinações de aditivos possíveis de serem incorporados à resina base. A mistura de resina de PVC com os aditivos é conhecida como composto de PVC ou composto vinílico, e dependendo das substâncias adicionadas e suas quantidades é possível moldar artigos em PVC com aspecto desde o totalmente rígido (tal como um tubo para distribuição de água potável) ou ainda tão flexível e com aspecto borrachoso como uma mangueira de jardim.

Uma vez que a resina de PVC é totalmente atóxica e inerte, a escolha de aditivos com estas mesmas características permite a fabricação de filmes, lacres e laminados para embalagens, brinquedos e acessórios médico-hospitalares, tais como mangueiras para sorologia e catéteres. 

Devido a necessidade de incorporação de aditivos para o adequado processamento do PVC isto implica no desenvolvimento de uma nova formulação de composto para cada produto a ser moldado, com características específicas de desempenho, propriedades e processabilidade. 

Reciclagem de PVC no Brasil
Processo Reciclagem - No processo de fabricação de um novo produto a partir de produtos PVC reciclados, os materiais passam por várias etapas. 

Ao receber o plástico descartado, a indústria seleciona, lava, separa, seca, e transforma por meio de extrusão, em novos produtos como vassouras, carrinhos de super-mercados, sacolas, tubos, etc
Fonte do texto: reciclabrasil.net