24 julho 2013

DIFERENTES MANEIRAS DE COLETA SELETIVA

A Coleta Seletiva pode ser feita de diferentes maneiras (dependendo da política estabelecida pela  administração local): Porta a porta Quando os resíduos são separados na fonte geradora, ou seja no local onde os resíduos são gerados (como por exemplo na sua casa, trabalho ou local de estudo) para depois serem recolhidos pela prefeitura.



DIFERENTES MANEIRAS DE COLETA SELETIVA
O QUE PODE SER REUTILIZADO, REAPROVEITADO E RECDICLADO SE TIVER UMA COLETA SELETIVA


PEV´s (Pontos de Entrega Voluntária) ou LEV´s (Locais de Entrega Voluntária) São locais distribuídos em diferentes pontos da cidade (ou de uma empresa) com grupos de lixeiras diferenciadas por cores e/ou símbolos onde as pessoas depositam espontaneamente os resíduos recicláveis.

Unidades ou Centrais de Triagem Locais onde é feita a separação dos materiais recicláveis ou do material
orgânico para a compostagem. Quando não há Coleta Seletiva podem estar localizados nos locais de depósito final dos resíduos ou, para atender à Coleta Seletiva, estão distribuídos pela cidade.

Mesmo quando há este tipo de coleta, são indispensáveis para separar cada tipo de material, possibilitando sua venda.

Por catadores ou carrinheiros Os catadores separam os materiais recicláveis que chegam nos lixões ouaterros (quando isso é permitido) e os carrinheiros recolhem os recicláveis, informalmente, através do sistema porta em porta. Trata-se de alternativas que não devem ser incentivadas, pois oferecem condições totalmente insalubres para estas pessoas. Os carrinheiros também correm riscos, por disputarem espaço com automóveis e ônibus nas ruas. Estas pessoas também são vistas com inferioridade pela sociedade! Entretanto, esta ainda é uma das formas mais utilizadas para sustentar a indústria de reciclagem no Brasil.

Quando há uma preocupação por parte da prefeitura e esta realiza parceria com associações de catadores, diminuem-se os riscos desta atividade, pois além de retirarem as pessoas dos lixões, promovem apoio a elas: local adequado de trabalho (espaço e equipamentos); maiores quantidades e melhor negociação dos materiais (qualidade do material), reconhecimento social etc.

Catador de rua A coleta porta-a-porta é a mais vantajosa. Primeiro por que a coleta do tipo PEV ou LEV não permite coletar uma quantidade significativa de materiais e, segundo, porque nas unidades de triagem a qualidade dos materiais é bem inferior, pois os materiais estão misturados entre si (principalmente com matéria orgânica), impossibilitando a reciclagem de muitos.

A Coleta Seletiva porta-a-porta, por sua vez, pode ser feita de duas maneiras: Separar os resíduos de acordo com sua propriedade: recicláveis e não recicláveis; Separar os tipos de resíduos: papel, plástico metal, vidro, matéria orgânica e perigosos.

Observação
Os resíduos perigosos devem ser separados SEMPRE, mesmo quando só se separa os recicláveis dos não recicláveis e têm destino diferente (ver destino do lixo).

Em Curitiba a primeira alternativa é a que configura a coleta seletiva existente. Esta situação está gradualmente sendo modificada, portanto, cabe a VOCÊ começar a modificar suas atitudes na
separação do lixo.
Fonte: www.pucpr.br