10 outubro 2012

NÃO DA PARA JOGAR NO LIXO

MMA abre espaço de para o setor privado apresentar propostas e estabeleçam os caminhos de volta de lâmpadas fluorescentes e embalagens em geral para Reciclagem, garantindo o armazenamento adequado em todo o processo.
Rafaela Ribeiro


NÃO DA PARA JOGAR NO LIXO
NÃO DA PARA JOGAR NO LIXO

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) publicou Dois editais de Chamamento com o Objetivo de elaborar Acordos Setoriais de para Implantação de Sistemas de logística reversa. O Primeiro Trata das Lâmpadas fluorescentes, de vapor de Sódio e Mercúrio e de luz mista. O Segundo Abrange Embalagens Geral em, envolvendo, Produtos Comercializados Nelas. Editais de Os convocam Fabricantes, Importadores, Distribuidores e Comerciantes de apresentar propostas parágrafos estabelecer O Caminho de Retorno Das Lâmpadas e Das Embalagens, em Geral aos seus Fabricantes, e, em seguida, uma destinação Desses Resíduos.

Como propostas a Serem apresentadas deverão Conter a obrigatoriedade de destinação ambientalmente adequada dos Resíduos Sólidos, Por Meio de Reciclagem, Recuperação,  Demais Meios de destinação, e Disposição final, apenas de rejeitos em aterros. Desenvolve Ser Definido Como Responsabilidade de Todos os Setores da Cadeia Produtiva envolvidos a Implantação de Sistema de Recolhimento dos Produtos após o uso Pelo Consumidor, Independente fazer serviço publicode Limpeza urbana e de Manejo dos Resíduos.

acooscom o Responsável Pela Diretoria de Ambiente Urbano da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU) do MMA, Silvano da Costa, com a Publicação dos editais, foi um Passo de Dado Muito Importante para à viabilização de da Logística Reversa dessas Duas Cadeias. "Espera-se Que o Setor Privado consiga apresentar propostas de Acordos Setoriais Opaco viabilizem, ao mesmo tempo, o aumento da Reciclagem, a Redução dos Impactos Ambientais ea Geração de Emprego e Renda", Disse. Also Costa acredita serviços fundamentais Opaco o Setor Privado se articule um parágrafo Apresentação das propostas.

COMPARTILHAMENTO

A desenvolver proposta e reforçar a Responsabilidade compartilhada Pelo Ciclo de Vida dos Produtos, um dos principais Conceitos da Política Nacional de Resíduos Sólidos. O Caminho de Volta sugerido, dividir a responsabilidade entre fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores. Nessa linha, cada um deve ter seu papel bem estabelecido, de forma individualizada e encadeada. Propondo algo a contemplar Todas etapas como fazer Ciclo de Vida do Produto.

Por Meio de suas entidades representativas de Âmbito Nacional, Fabricantes, Importadores, Comerciantes e distribuidores poderão apresentar proposal de accordo setorial de abrangência nacional. Os Interessados terão Prazo de 120 Dias a contar da Data de Publicação fazer edital (09/07) para apresentar suas propostas.